domingo, 3 de fevereiro de 2019

Grêmio vence Caxias e dispara na liderança do Gauchão

Rafael Passos


O Grêmio é líder com sobras do Gauchão 2019. Com uma grande atuação – principalmente no segundo tempo – o  Tricolor venceu o Caxias por 3 a 0 neste domingo (3), com dois gols de Pepê e um de Felipe Vizeu, no Estádio Centenário, pela 5ª rodada do Estadual. Em Caxias do Sul, o treinador gremista preservou seus titulares, com exceção do zagueiro Kannemann, que tinha sido vetado das outras partidas por conta de problemas físicos e fez sua estreia nesta temporada. As outras novidades foram as escalações do meia Vico e do centroavante André.

Com a vitória sobre o então vice-líder, o time comandado por Renato Portaluppi chegou aos 13 pontos e pode abrir seis de vantagem na ponta caso Pelotas e Novo Hamburgo tropecem em seus jogos na segunda-feira (4). O próximo compromisso dos porto-alegrenses será contra o Avenida, na Arena, no próximo domingo (10), em jogo que, além de ser válido pelo Gauchão, também valerá o título da Recopa Gaúcha. Já o Caxias fica com sete pontos, mesmo número de Pelotas e Novo Hamburgo e pode ser ultrapassado no complemento da rodada. No próximo sábado (9), o Grená joga novamente no Centenário, às 18h, contra o Veranópolis.

Pepê marcou dois gols no Centenário (Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA)
O jogo

Apoiado por um grande público no Centenário, o Caxias levou perigo logo aos cinco minutos. Bruno Alves venceu a marcação de Juninho Capixaba e cruzou na área. Paulo Miranda, de carrinho, se antecipou a Júnior Juazeiro e evitou o gol grená.

Uma das joias da base tricolor, o meia atacante Vico foi o responsável pelo primeiro lance de ataque do Grêmio. Aos oito minutos, ele recebeu de Leonardo Gomes e soltou a bomba de fora da área, sobre o gol de Lee. Aos 17, os donos da casa chegaram com força novamente quando o lateral-direito Muriel levantou a bola na área e exigiu boa intervenção do goleiro Julio César para afastar o perigo.

Com o lateral-esquerdo Juninho Capixaba vivendo boa fase, o Grêmio tentava explorar o lado esquerdo para chegar ao ataque. Aos 26 minutos, Matheus Henrique acionou Juninho Capixaba, que disparou até a entrada da área e efetuou o cruzamento, apesar do passe ter sido bom, André não conseguiu alcançar a bola.

Aos 40 minutos, Samuel Balbino entrou na área, dividiu com Vico e ambos caíram. O jogador do Caxias pede pênalti, mas o árbitro Jean Pierre Lima só marcou escanteio para os donos da casa.

Aos 45. o centroavante André ganhou da marcação na velocidade, fez o giro e arrancou em contra-ataque do Grêmio. O camisa 9 tentou o cruzamento para Jean Pyerre, mas Jean esticou a perna e fez o corte.

No segundo tempo o Caxias quase abriu o placar no começo. Logo aos três minutos, o zagueiro Eliomar aproveitou cruzamento de Rafael Gava e, dentro da pequena área, cabeceou forte, no ângulo esquerdo e Julio César realizou uma grande defesa. No lance seguinte, Muriel dominou na intermediária e concluiu com chute firme, que passou bem perto do travessão.

Apesar da pressão grená quem abriu o placar foi o Grêmio. Aos oito, Matheus Henrique fez grande jogada pela esquerda, superando a dribles a marcação do Caxias, entrou na área e cruzou rasteiro, o goleiro Lee afastou com o pé. Na sobra, a zaga do Caxias saiu jogando errado, Rômulo retomou a bola, Jean Pyerre recebeu e encontrou Pepê, livre na área, que mandou chute colocado no canto esquerdo de Lee abrindo o escore: 1 a 0.

Após o gol, o técnico do Caxias, Pingo mexeu na equipe em busca do empate. O ex-volante gremista na década de 1990 mandou a campo o meia Diego Miranda e o atacante Ruan, nos luares de Eliomar e Júnior Juazeiro. Apesar das trocas foi o Grêmio que marcou novamente.

Sete minutos depois, Pepê voltou a balançar as redes. André aproveitou bobeada da zaga do Caxias e deixou Pepê na cara do gol. Livre, leve e solto, o camisa 7 chutou alto para vencer Lee e marcar seu segundo gol na partida e seu terceiro no Gauchão.

Depois de levar do segundo gol, o Grená criou duas oportunidades para descontar. Na primeira, Diego Miranda mandou chute de longe e Julio César espalmou pela linha de fundo. Ai Renato Portaluppi efetuou sua primeira alteração: entrou Everton e saiu Vico. Aos 26, Miranda arriscou, o goleiro gremista desviou a bola na área e Kannemann afastou o perigo para longe. Pingo deu a sua última cartada colocando no gramado o avante Jéo Jaime na vaga de Rafael Gava. Aos 30, Portaluppi respondeu substituindo o contestado André por Felipe Vizeu.

Aos 33 minutos. o Caxias assustou após boa trama na entrada da área, Ruan escora, mas Bruno Alves chutou muito alto, sobre o gol de Julio César. Um minuto depois Thaciano faz a jogada pela esquerda, corta para o meio e chuta, mas muito torto. A bola sobrou nos pés de Pepê, que finalizou forte e acertou o travessão.

Aos 42, Felipe Vizeu marcou o terceiro gol. Thaciano cruzou da direita de ataque e Felipe Vizeu escorou de primeira para marcar o primeiro gol dele com a camisa do Tricolor, ao desviar a bola no canto direito de Lee. Grêmio 3 x 0 Caxias.

Caxias 0 x 3 Grêmio
Ficha Técnica
Local: Estádio Centenário, em Caxias do Sul (RS)
Arbitragem: Jean Pierre Gonçalves Lima, auxiliado por Elio Nepomuceno de Andrade Júnior e Gustavo Marin Schier.
Gols: Pepê 8´ 2T e 8´ 2T, Felipe Vizeu 42´ 2T
Cartões amarelos: Samuel Balbino, Foguinho, Jean (C)

Caxias: Lee; Muriel, Junior Alves, Jean e Samuel Balbino; Gercimar, Foguinho, Rafael Gava (Léo Jaime) e Eliomar (Diego Miranda); Bruno Alves e Júnior Juazeiro (Ruan). Técnico: Pingo.

Grêmio: Julio César; Leonardo, Paulo Miranda, Kannemann e Juninho Capixaba; Rômulo, Matheus Henrique; Vico (Everton), Jean Pyerre (Thaciano), Pepê; André (Felipe Vizeu). Técnico: Renato Portaluppi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário