domingo, 10 de fevereiro de 2019

Grêmio goleia o Avenida, soma mais três pontos no Gauchão e conquista a Recopa Gaúcha

Rafael Passos

Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O Grêmio segue soberano no Campeonato Gaúcho e de quebra levantou mais uma sob a batuta de Renato Portaluppi. Neste domingo (10), o Tricolor goleou o Avenida por 6 a 0 na Arena, em partida pela sexta rodada do Gauchão e que também valia a Recopa Gaúcha. Luan e Everton marcam duas vezes, Leonardo e Felipe Vizeu marcaram os tentos que deram a conquista inédita ao clube. Esta foi a quinta taça gremista desde que Renato assumiu o time pela terceira vez em 2016 (Copa do Brasil 2016, Libertadores da América 2017, Recopa Sul-Americana 2018, Gauchão 2018 e Recopa Gaúcha 2019).

Antes de a bola rolar, dois oficiais do exército executaram o toque de clarim em homenagem às vítimas do incêndio no Ninho do Urubu, CT do Flamengo, na sexta-feira. Os mais 23 mil torcedores presentes à Arena fizeram um minuto de silêncio e aplaudiram de pé os garotos que pereceram na tragédia.

Com a vitória, o Tricolor é o líder isolado do Campeonato Gaúcho, com 16 pontos em 18 disputados, além de ter o melhor ataque (21 gols) e a melhor defesa (um gol sofrido). Já o Avenida perde uma posição, deixa o G-8 e agora é o nono colocado, com seis pontos conquistados.

Na sétima rodada, o Grêmio enfrenta o Brasil de Pelotas, lanterna do certame, no Estádio Bento Freitas, domingo (17), às 17h (de Brasília). O Avenida também joga fora de casa. No sábado, o time de Santa Cruz do Sul visita o São Luiz, no 19 de Outubro, em Ijuí, às 19h. Antes de voltar suas atenções para o Gauchão, o Periquito tem um desafio histórico pela Copa do Brasil. Na quarta-feira (13), os comandados de Fabiano Daitx recebem o Guarani-SP, nos Eucaliptos, pela primeira fase da copa nacional. Para avançar, o Alviverde precisa vencer - empate dá a vaga ao Bugre. Quem passar de estágio pega o Corinthians.

Luan marcou dois gols e deu assistência para Everton anotar
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
O jogo

Com força máxima, o Grêmio não teve trabalho para construir mais uma vitória no Gauchão. Visando o jogo contra o Guarani, pela Copa do Brasil, que renderia mais R$ 600 mil aos cofres do Avenida, o técnico Fabiano Daitx poupou alguns titulares. Assim, os porto-alegrenses não precisaram mais que um minuto para marcar o primeiro gol. Na triangulação pelo lado direito, Marinho, Leonardo e Maicon envolveram a defesa santa-cruzense e Marinho cruzou na cabeça de Luan, que livre na entrada da pequena área, desviou do goleiro Andrey e colocou na rede.

Com os 11 jogadores do Avenida posicionados no primeiro terço de campo, o Grêmio ficou sem espaço para entrar na área e resolveu arriscar de fora. O Avenida, por sua vez, cruzou pera o campo de ataque em raros momentos. A equipe alviverde teve dois escanteios e chutes de muito longe, que não levaram perigo á meta de Paulo Victor. Aos 38, Luan arrematou de longe e mandou mais longe ainda. Três minutos depois, foi a vez de Michel arriscar a sua e, também, errou o alvo por muito.

O segundo gol saiu aos 41 minutos. Jael recebeu de costas, girou, e deixou Everton cara a cara com Andrey. Cebolinha recebeu o presente na área e deu um lindo toque encobrindo o arqueiro marcando um belo gol. Grêmio 2 a 0 Avenida.

Na etapa final, o Avenida voltou com uma substituição: o atacante Cleverson entrou no lugar de Moisés Baiano. Depois de 10 minutos, Daitx mandou a campo Marcos Paraná na vaga de Matheus. Aos 14, o Periquito teve sua melhor chance com três finalizações em sequência. Na última, Cleverson bateu rasteiro e Paulo Victor defendeu no meio do gol. 

Aos 16 minutos, Renato Portaluppi promoveu a entrada de Montoya no lugar de Marinho. O camisa 30 saiu aplaudido pela torcida. Instantes depois de entrar em campo, o argentino tabelou com Maicon, que dominou na entrada da área e rolou para Leonardo chegar batendo de pé esquerdo, cruzado no ângulo direito, sem chances para Andrey. 3 a 0. Na sequência do gol, Renato chamou Felipe Vizeu para o lugar de Jael. 

Aos 28 minutos, Luan recebeu de Montoya dentro da área, dominou de direita, cortou para o pé esquerdo e chutou para o gol na saída de Andrey. O zagueiro Luís Henrique ainda tocou na bola tentando evitar, mas não teve sucesso. Grêmio 4 a 0. E Renato Portaluppi queria mais. Logo após o gol, o treinador tirou o volante Michel e mandou a campo o centroavante André. No Avenida, entrou Índio na vaga de Márcio. Na primeira jogada, o volante recebeu cartão amarelo por um tapa em Montoya

Aos 37 minutos, Everton marcou seu segundo gol completando jogada envolvendo Luan, André e Montoya. O camisa 11 concluiu no canto direito de Andrey e fez o quinto tento gremista. Aos 43, Felipe Vizei fechou a conta com um golaço. O centroavante dominou no bico da grande área, pelo lado direito, enquadrou o corpo e, de canhota, mandou no ângulo direito. Grêmio 6 a 0 Avenida.





Fotos: Rafael Passos/Rádio Galera



Grêmio 6 x 0 Avenida
Ficha Técnica
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Arbitragem: Eleno Todeschini (RS), auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Luiza Naujorks Reis (RS).
Gols: Luan 1' 1T e 28' 2T, Everton 41' 1T e 37' 2T, Leonardo 18' 2T, Felipe Vizeu 43' 2T
Cartões amarelos: Moisés Baiano, Índio e Jô (A)
Público: 21.765 pagantes (23.794 presentes)/Renda: R$ 892.311,00

Grêmio: Paulo Victor; Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Michel (André) e Maicon; Luan, Marinho (Montoya), Everton e Jael (Felipe Vizeu). Técnico: Renato Portaluppi.

Avenida: Andrey; Felipe Cordeiro, Luís Henrique, Yuri e Roger; Jô, Felipe Manoel, Moisés Baiano (Cleverson) e Márcio (Índio); Matheus (Marcos Paraná) e Tito. Técnico: Fabiano Daitx.

Nenhum comentário:

Postar um comentário