sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Dupla Gre-Nal busca recuperar hegemonia na categoria Sub-20

Rafael Passos

Montagem sobre fotos de Internacional e Grêmio
Duas das escolas de base que mais revelam jogadores no Brasil, Internacional e Grêmio buscam na edição de 2018 retomar o caminho dos títulos da Copa Internacional Ipiranga Sub-20. Atual campeão gaúcho da categoria, o Internacional é bicampeão (2006-2013) e não ergue a taça desde que que bateu o Palmeiras na decisão disputada no Estádio Passo D´Areia, em Porto Alegre. Bertotto e Murilo marcaram na vitória por 2 a 0 do time treinado por José Luiz Leão. A outra conquista vermelha foi na primeira edição em 2006, quando atropelou o arquirrival Grêmio por 4 a 0, com gol de Luiz Adriano, duas vezes, Alexandre Pato e Ramon.

21/12/2013 - Estádio Passo D´Areia, em Porto Alegre
Time do último título do Inter em 2013: Jacsson; Willian, PV, Jean e Kaíke; Índio, Bertotto, Carlinhos, e Murilo; Leandro (Geferson) e Andrigo (Bruno). Técnico: José Luiz Leão.

15/6/2006 - Local: Complexo Esportivo Ulbra, em Canoas
Grêmio: Cássio, Diogo (Aloísio), Caçapa, Leonardo e Anderson Pico; Willian, Felipe, Marcelo Costa (Vasco) e Itaqui (Revson); Carlos Eduardo e Fernando Genro. Técnico: Julinho Camargo.

Internacional: Muriel, Diogo, Cauê, Christian e Edinho; Possebon (César), Ramón (Farias), Fernando e Abu (Taianan); Luiz Adriano e Alexandre Pato (Wellington). Técnico: Osmar Loss.

Já o Grêmio vive um jejum um pouco maior. O Tricolor foi bicampeão em 2008 e 2009, mas desde então o máximo que avançou foi até as semifinais em duas oportunidades (2003-2015). Em 2008, o time era comandado por Julinho Camargo e depois de eliminar o Inter nos pênaltis na fase semifinal, bateu o Sport Recife por 2 a 1, no Passo D´Areia. Os tentos que deram o caneco foram anotados por Wesley e Mithyuê. Um ano depois, o Grêmio chegava a decisão mais uma vez, agora contra o Atlético-MG. Com um gol de Alex, o Tricolor venceu o Galo por 1 a 0 e sagrou-se bicampeão.

22/12/2009 - Estádio Passo D´Areia, em Porto Alegre
Grêmio: Busatto; Spessatto, Saimon, Neuton e Dener; Gerson (Sérgio), Fernando (Gerlei), Bruno Renan e Bérgson (Fogaça); Everaldo (Douglas Silveira) e Alex (Emerson)
Técnico: Andrey Lopes.

Há 12 anos, o Rio Grande do Sul recebe os times Sub-20 dos mais tradicionais clubes brasileiros para a disputa da Copa Ipiranga. E nos últimos três anos abrilhantam a disputa equipes da América Latina. O torneio, organizado pela Federação Gaúcha de Futebol (FGF), nasceu em 2006 como Campeonato Brasileiro da categoria e foi disputado com esta denominação até 2014. Em 2015, expirou-se o contrato entre a FGF e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No mesmo ano, a CBF anunciou a primeira edição do campeonato Sub-20 integralmente organizado por ela. Em 2018, a Federação Gaúcha confirmou que as edições anteriores a 2015 eram contabilizadas.

A edição 2018 será a terceira com participação de times estrangeiros. Os jogos começam nesta sexta-feira (30 de novembro) e a final acontece no dia 16 de dezembro. Participam equipes do Brasil, Uruguai, Argentina e México. As partidas acontecerão em Alvorada (Morada dos Quero-Queros), Flores da Cunha (Estádio Homero Soldatelli) e Porto Alegre (Complexo Esportivo da PUCRS e Campo do Sesc).

A Copa será disputada em quatro etapas. Na fase de classificação teremos quatro grupos com cinco integrantes cada. As equipes se enfrentarão dentro do seu grupo em turno único classificando para a fase seguinte os dois primeiros colocados. Na sequencia teremos as quartas-de-final, semifinal e final. O São Paulo é o atual tricampeão.

Os clubes brasileiros que estão na competição são os seguintes: Internacional, Grêmio, Botafogo, Atlético-MG, Palmeiras, Vasco, Flamengo, Fluminense, Corinthians, São Paulo, Santos, Cruzeiro e Juventude. Os argentinos do Boca Juniors desistiram da competição devido a um surto de caxumba. Da Argentina participarão: River Plate, Independiente e Racing Club. Os uruguaios serão representados por: Peñarol, Nacional e Defensor. E do México vem o Toluca.

Os 20 clubes estão divididos em quatro grupos de 5 equipes. Na primeira fase terão jogos todos os dias entre esta sexta-feira (30/11) e o domingo (9/12).

Chave A - Sede – Campo do Sesc: Grêmio, Botafogo, Santos, Peñarol, Racing Club.
Chave B - Sede – Complexo Esportivo da PUCRS: São Paulo, Flamengo, Cruzeiro, Nacional, Independiente.
Chave C - Sede – Estádio Homero Soldatelli: Atlético-MG, Vasco, Palmeiras, Toluca, River Plate.
Chave D - Sede - Morada dos Quero-Queros: Internacional, Corinthians, Fluminense, Defensor, Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário