segunda-feira, 7 de julho de 2014

Semifinais da Copa do Mundo 2014 apresenta busca por revanche e tira-teima

Rafael Passos

Getty
Além de dois duelos entre europeus e sul-americanos, Brasil x Alemanha e Holanda x Argentina, as semifinais da Copa do Mundo de 2014 prometem jogos históricos e emocionantes. Em campo, a busca por um tira-teima e por uma revanche. 

A revanche fica por conta da Alemanha, que buscará a vingança da derrota na final de 2002, nesta terça-feira (8), às 17h, no Mineirão. As equipes só se enfrentaram em uma oportunidade dentro de um Mundial, e justamente nesta decisão. Há 12 anos, o Brasil levou a melhor, ganhou por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo, e faturou o pentacampeonato. Na época, o time também era comandado por Luiz Felipe Scolari.

Diferente do que aconteceu na Copa do Japão e da Coréia do Sul, em que os alemães estavam se renovando de uma geração muito vencedora, a Alemanha de hoje tem um grupo mais experiente, entrosado, e que na sua maioria está na terceira Copa. Os alemães estão em sua quarta semifinal consecutiva. Enquanto isso, o  Brasil é uma equipe remodelada em relação aos Mundiais anteriores. 

Do outro lado da chave, Holanda e Argentina, que se enfrentam na próxima quarta-feira, às 17h, na Arena Corinthians, já protagonizaram duas disputas no mata-mata de uma Copa. E cada seleção levou a melhor em uma delas. A única final entre elas teve vitória da Argentina. Jogando em casa, em 1978, a seleção sul-americana ganhou por 3 a 1 na prorrogação e conquistou seu primeiro troféu.

O troco da Holanda veio nas quartas de final de 1998. A vitória por 2 a 1 da equipe laranja foi definida com um golaço de Bergkamp aos 44 minutos do segundo tempo. Antes disso, Kluivert abriu o placar, mas Claudio López empatou.

Holanda e Argentina se enfrentaram em mais duas oportunidades. Na primeira fase de 1974, os holandeses ganharam por 4 a 0, com dois gols de Cruyff, um de Rep e outro de Krol. Elas se reencontraram na primeira fase de 2006, com um empate por 0 a 0.

Nenhum comentário:

Postar um comentário