sábado, 12 de julho de 2014

Brasil perde novamente e fica em quarto lugar na Copa

Rafael Passos

Foto: Vanderlei Almeida/AFP
O Brasil não conseguiu se recuperar da derrota de 7 a 1 para a Alemanha e perdeu por 3 a 0 para a Holanda no estádio Mané Garrincha, em Brasília, terminando em quarto lugar na Copa do Mundo 2014. A Seleção holandesa encerra o Mundial de forma invicta no tempo regulamentar, enquanto o Brasil se despede levando no saco, 10 gols em apenas em dois jogos.  Os gols da Laranja Mecância foram marcados por Robin van Persie, Daley Blind e Georginio Wijnaldum.

Foi a melancólica despedida de uma campanha vexatória, sete jogos disputados e apenas três vitórias, foram 14 gols sofridos. Nunca o Brasil havia levado tantos gols numa Copa. Com menos de dois minutos, Robben escapou em velocidade e obrigou Thiago Silva a fazer uma falta, claramente fora da área. O árbitro argelino Djamel Haimoudi, no entanto, marcou pênalti, convertido por van Persie.

Após o gol, o Brasil entrou novamente na roda, tanto que a Holanda chegou a ter 80% de posse de bola no início da partida. O pesadelo vivido contra a Alemanha parece que iria se repetir. A seleção holandesa marcou de novo aos 16 minutos. Robben arrancou e encontrou De Guzman, impedido, na ponta direita. O bandeirinha não marcou a irregularidade, o meia cruzou na área, e David Luiz cortou mal. No rebote, Blind teve tempo para dominar e fazer o segundo.

O jogo foi para o intervalo com 2 a 0 para os holandeses e muitas vaias para o time de Felipão.

Na volta do vestiário, o treinador brasileiro colocou Fernandinho no lugar de Luiz Gustavo. A troca não surtiu efeito e aos 12min, Hernanes substituiu Paulinho. O Seleção canarinho cercava a área holandesa, mas sem penetração. Aos 20, mais um lance polêmico aconteceu. Maicon cruzou e De Vrij cortou. Os brasileiros pediram pênalti, alegando que o zagueiro teria usado o braço no lance, mas o juiz nada marcou. Dois minutos depois, Oscar entrou na grande área, dividiu  com Blind e caiu. O árbitro Djamel Haimoudi não marcou e ainda deu cartão amarelo por simulação ao meia brasileiro.

Na terceira substituição do Brasil, Hulk entrou no lugar de Ramires, mas nada aconteceu. Aos 45 minutos, Robben, eleito pela Fifa o craque do jogo, tocou para Janmaat. O lateral cruzou da direita e achou Wijnaldum sozinho na área. O volante desviou de  Júlio César e marcou o terceiro.

Brasil 0 x 3 Holanda
Ficha Técnica
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Arbitragem: Djamel Haimoudi (Argélia), Redouane Achik (Marrocos) e
Abdelhak Etchiali (Argélia)
Gol: Van Persie 3´1T, Blind 17´1ºT, Wijnaldum 46´2ºT
Cartões Amarelos: Thiago Silva, Fernandinho, Oscar (BRA); Robben, De Guzmán (HOL)
Público: 68.034 espectadores

Brasil: Júlio César; Maicon, David Luiz, Thiago Silva e Maxwell; Luiz Gustavo (Fernandinho), Paulinho (Hernanes), Ramires (Hulk), Oscar e Willian; Jô. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Holanda: Cillessen (Vorm); De Vrij, Vlaar e Martins Indi; Kuyt, Wijnaldum, Clasie (Veltman), De Guzman e Blind (Janmaat); Robben e Van Persie. Técnico: Louis van Gaal

Nenhum comentário:

Postar um comentário