domingo, 13 de julho de 2014

Alemanha vence Argentina na prorrogação e é tetracampeã mundial

Rafael Passos

Foto: Matthias Hangst-Getty Images
Acabou-se o que é era doce! Ficou um gostinho de quero mais. Esse foi sentimento de quem acompanhou a Copa do Mundo 2014. Se por um lado, muitos brasileiros ficaram um gosto amargo do título não ter ficado em casa, se pode ter certeza que a Taça ficou em boas mãos. A Alemanha, que tirou a equipe do país sede com uma goleada humilhante, agora também venceu a Argentina na decisão por 1 a 0 na prorrogação, em duelo disputado no mítico Maracanã, neste domingo. Alemanha que, com este triunfo, iguala a Itália como tetracampeã. Esta foi primeira vez uma seleção europeia venceu o torneio em solo americano.

O título da Copa do Mundo foi a consagração do trabalho sério de uma geração. A partir do começo dos anos 2000, houve uma profunda reformulação da escola alemã de futebol, que amadureceu nas derrotas das últimas três Copas e três Eurocopas. Foram 24 anos de espera e com gol do garoto Mario Götze, as 7 minutos do segundo tempo da prorrogação, os alemães conquistaram o tetracampeonato mundial, repetindo os feitos de 1954, 1974 e 1990.

Um mês e 64 jogos depois, a Copa das Copas teve um final emocionante e que foi decidida com o 171º gol da competição, número que iguala o recorde, da França em 1998. Com as arquibancadas dos 12 estádios sempre cheios, o Brasil organizou o segundo mundial com mais público da história. Foram 3.429.873 torcedores que viram os jogos ao vivo, 53.591 foi a média de público, número que apenas não bateu o registro da Copa organizada pelos Estados Unidos em 1994.

Na campanha do tetra, a Alemanha estreou com vitória sobre Portugal por 4 a 0, empatou com Gana por 2 a 2 e venceu os Estados Unidos por 1 a 0 na primeira fase. Nas oitavas, bateu a Argélia na prorrogação por 2 a 1, fez 1 a 0 na França nas quartas e humilhou o Brasil com uma goleada por 7 a 1 na semifinal, antes de ganhar da Argentina na final. Marcou 18 e sofreu 4 gols.

Antes do jogo, a Alemanha foi surpreendida com a baixa de Khedira, que sentiu dores na panturrilha direita no aquecimento e Kramer entrou no seu lugar. Os germânicos tinham o domínio da posse de bola desde o início do jogo, mas foi a Argentina que perdeu a primeira oportunidade. O centroavante Higuaín perdeu um gol incrível após falha incrível de Kroos. O meia recuou de forma totalmente errada, e o argentino, sozinho, chutou torto. O camisa 9 albiceleste ainda teve um gol bem anulado, após lindo passe de Messi para Lavezzi.

Ainda no primeiro tempo, os alemães perderam outro jogador. Christoph Kramer levou uma pancada na cabeça de Garay, e teve que sair. Schürrle entrou no seu lugar. E a Alemanha cresceu na reta final do primeiro tempo, e foi o próprio Schurrle quem exigiu a primeira grande defesa do goleiro Romero, na sequência, zagueirão Höwedes colocou uma bola na trave esquerda do goleiro argentino.

A etapa final, o técnico Alejandro Sabella começou com Kun Agüero no lugar de Ezequiel Lavezzi. Com menos de dois minutos, Messi perdeu um gol incrível de frente para Neuer. Lionel Messi na sabia, mas seria escolhido Bola de Ouro da Copa do Mundo 2014 entrou pela esquerda e chutou para fora.

Na segunda metade da etapa complementar, Sabella fez mais duas mudanças. Primeiro, tirou Higuaín para e entrada de Palacio, e depois colocou Gago no lugar de Pérez. Do outro lado, Löw susbstituiu Klose por Götze, mas o 0 a 0 permaneceu ao final do tempo regulamentar.

Na prorrogação, a blitz da Alemanha quase surtiu efeito. Schürrle por pouco não deixou o dele. Porém, a melhor chance foi de Rodrigo Palacio. O argentino ficou na cara de Neuer tentou por cobertura. Mas não acertou. A decisão ia se arrastando para os pênaltis até que Götze aproveitou cruzamento de Schürrle, que também saiu do banco de reservas, dominou e chutou sem deixar cair no chão. Colocou o seu nome na história do futebol, e a Argentina não conseguiu reagir. Depois de 24 anos, a Alemanha volta a ser campeã.

Alemanha 1 x 0 Argentina
Ficha Técnica
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Arbitragem: Nicola Rizzoli (Itália), auxiliado por Renato Faverani e Andrea Stefani (ambos da Itália)
Gol: Mario Götze 7' 2T (Prorrogação)
Cartões Amarelos: Schweinsteiger, Höwedes (ALE); Mascherano, Agüero (ARG)
Público: 74.738 espectadores

Alemanha: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Höwedes; Schweinsteiger; Kramer (Schürrle) e Kroos; Özil (Mertesacker), Klose (Götze) e Müller. Técnico: Joachim Löw

Argentina: Romero; Zabaleta, Demichelis, Garay e Rojo; Mascherano, Biglia, Enzo Perez (Gago) e Messi; Lavezzi (Agüero) e Higuaín (Palácio). Técnico: Alejandro Sabella

Nenhum comentário:

Postar um comentário