terça-feira, 8 de julho de 2014

Brasil x Alemanha: duelo de titãs em Copas do Mundo

Rafael Passos


Donas das camisas mais tradicionais da história das Copas do Mundo, Brasil e Alemanha, se enfrentam nesta terça-feira (08), no Mineirão, em Belo Horizonte, nas semifinais do Mundial. Os sul-americanos disputarão essa etapa pela décima vez. Já os europeus são os recordistas: farão sua 13ª participação.

No duelo de titãs desta tarde no Mineirão, o técnico brasileiro Luiz Felipe Scolari não contará com Neymar, que fraturou a terceira vértebra lombar na partida contra a Colômbia. Sem o camisa 10, Big Phill, como era chamado nos temos de Chelsea, não deixou claro qual será a alternativa e testou várias formações. Existem duas mais prováveis: uma deixando a equipe mais compacta no meio-de-campo com Paulinho entre os três volantes, outra com Willian no lugar de Neymar preservando o sistema utilizado. Thiago Silva, suspenso, não joga e será substituído por Dante. Maicon e Daniel Alves disputam vaga na lateral direita.

Do lado germânico, que chega à semifinal pela quarta vez consecutiva, a atual edição do Mundial pode ser vista como a última chance de título para nomes como Lahm, Klose e Schweinsteiger. No treinamento de conhecimento do gramado do Mineirão, o treinador manteve o mistério sobre a equipe que estará em campo diante do Brasil. As duas principais dúvidas são se o lateral Philipp Lahm vai jogar como volante ou lateral-direito e se Klose será titular na posição de centroavante, assim como atuou contra a França.

Na atual Copa, depois de uma estreia convincente contra Portugal, a seleção treinada por Joachim Löw teve trabalho para empatar com Gana, venceu na conta do chá os Estados Unidos e só bateu a Argélia na prorrogação. Nas quartas de final diante da França, a Alemanha com alguns sustos, venceu por 1 a 0.

Quem vencer hoje decide o título no domingo, no Maracanã. O outro finalista sai do confronto entre Argentina e Holanda, na quarta-feira, na Arena Corinthians. Os perdedores das semifinais disputam o terceiro lugar no sábado, em Brasília.

Confira as participações de Brasil e Alemanha em semifinais de Copa do Mundo

Das nove ocasiões em que chegou às semifinais, o Brasil se classificou para a decisão da Copa seis vezes, e ganhou cinco dos seis títulos disputados. O vice-campeonato de 1950 não entra na conta, pois não houve fase semifinal: as quatro melhores seleções se encararam em um quadrangular final – o Uruguai foi o campeão.

A Alemanha, por sua vez, não tem o mesmo aproveitamento do rival. Apesar das 12 participações em semifinais, o país chegou à decisão da Copa sete vezes e venceu três edições do torneio. Veja as participações das duas seleções abaixo.

Brasil

1938 - Brasil 1 x 2 Itália – Eliminado
1958 - Brasil 5 x 2 França – Classificado para final (Campeão)
1962 - Brasil 4 x 2 Chile – Classificado (Campeão)
1970 - Brasil 3 x 1 Uruguai – Classificado (Campeão)
1974 - Brasil 0 x 2 Holanda * - Eliminado
1978 - Brasil 3 x 1 Polônia ** - Eliminado
1994 - Brasil 1 x 0 Suécia – Classificado (Campeão)
1998 - Brasil 1 x 1 Holanda (4 x 2 nos pênaltis) – Classificado (Vice-campeão)
2002 - Brasil 1 x 0 Turquia – Classificado (Campeão)

* Não houve semifinal nos moldes atuais: as vagas na decisão eram disputadas em dois grupos com quatro seleções cada um. Apenas o primeiro chegava à final. O Brasil ficou em segundo na chave com Holanda, Alemanha Oriental e Argentina. Na disputa de terceiro lugar, perdeu para a Polônia por 1 x 0.

** Mesmo regulamento de 1974. Apesar da vitória sobre a Polônia, o Brasil ficou atrás da Argentina, que goleou o Peru por 6 x 0 e garantiu a classificação do saldo de gols. Na disputa de terceiro lugar, venceu a Itália por 2 x 1.

Alemanha

1934 – Alemanha 1 x 3 Tchecoslováquia - Eliminada
1954 – Alemanha 6 x 1 Áustria – Classificada para a final (Campeã)
1958 – Alemanha 1 x 3 Suécia - Eliminada
1966 – Alemanha 2 x 1 União Soviética- Classificada (Vice-campeã)
1970 - Alemanha 3 x 4 Itália- Eliminada
1974 – Alemanha 1 x 0 Polônia * – Classificada (Campeã)
1982 – Alemanha 3 x 3 França (5 x 4 nos pênaltis) – Classificada (Vice-campeã)
1986 – Alemanha 2 x 0 França – Classificada  (Vice-campeã)
1990 – Alemanha 1 x 1 Inglaterra (4 x 3 nos pênaltis) – Classificada (Campeã)
2002 – Alemanha 1 x 0 Coreia do Sul – Classificada (Vice-campeã)
2006 - Alemanha 0 x 2 Itália - Eliminada
2010 – Alemanha 0 x 1 Espanha- Eliminada

* Não houve semifinal nos moldes atuais: as vagas na decisão eram disputadas em dois grupos com quatro seleções cada um. Apenas o primeiro colocado chegava à decisão. A Alemanha ficou em primeiro na chave com Iugoslávia, Polônia e Suécia. Em 1978, o país também participou da etapa, mas ficou em penúltimo no grupo, em sexto na classificação geral e não jogou a disputa de terceiro lugar.

Fonte da pesquisa: Renato Freire, do Portal da Copa em Brasília

Brasil x Alemanha
Ficha Técnica
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 8 de julho de 2014, terça-feira
Horário: 17h (de Brasília)
Arbitragem: Marco Rodríguez (México), auxiliado por Marvin Torrentera e Marcos Quintero (ambos do México)

Brasil: Júlio César; Daniel Alves (Maicon), David Luiz, Dante e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho, Paulinho (Willian) e Oscar; Hulk e Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Alemanha: Neuer; Lahm, Boateng, Hummels e Höwedes; Schweinsteiger, Khedira, Kroos, Götze (Schürrle ou Klose) e Özil; Müller. Técnico: Joachim Löw

Nenhum comentário:

Postar um comentário