quinta-feira, 31 de julho de 2014

Novo Hamburgo vence o ABC e avança na Copa do Brasil

Rafael Passos

Crédito: Giovani Junior/ECNH
O Novo Hamburgo escreveu mais um belo capítulo na sua história mais que centenária. O público que foi ao Estádio do Vale na noite desta quarta-feira (30), viu mais um feito histórico do Nóia.  O Novo Hamburgo venceu o ABC-RN por 2 a 0 e conseguiu a classificação inédita às oitavas de final da Copa do Brasil. Afonso aos 27min do primeiro tempo e Juba aos 46min da etapa final marcaram os gols que garantiram o Novo Hamburgo entre as 16 melhores equipes da competição.

Após perder o primeiro jogo, em Natal, por 1 a 0, o Anilado precisava de uma vitória por dois gols de diferença sobre o ABC para avançar. Uma vitória de 1 a 0 levaria a decisão para os pênaltis.

Precisando reverter o resultado, a equipe de Itamar Schulle foi para cima, tomando a iniciativa no ataque, mas não conseguia penetrar a defesa potiguar. Aos 23min, Afonso arriscou da entrada da área. A bola passou a direita do goleiro Gilvan.

Cinco minutos depois, o lateral direito, Afonso tabelou para Preto, fez a ultrapassagem e recebeu na frente, sem marcação. O jogador bateu alto, forte, sem chances para Gilvan. Nóia 1 a 0.

Na volta dos vestiários, o nervosismo tomou conta e começou uma distribuição de cartões amarelos, um deles em lance polêmico. O Novo Hamburgo pressionou a saída de bola do ABC e roubou a bola. O atacante Juba apareceu na cara do goleiro Gilvan. Em um toque de Luciano Amaral, o jogador caiu e pediu a penalidade. O árbitro Braulio da Silva Machado viu o lance como simulação e aplicou o cartão amarelo no avante anilado.

Caso o ABC marcasse um único gol obrigaria o Novo Hamburgo a balançar as redes mais duas vezes. Por esse motivo, o ABC lançou-se para o campo de ataque. Daniel Amora recebeu uma bela bola, na frente de Vinícius, mas finalizou mal, em cima do arqueiro. Poucos minutos depois, Rodrigo Silva perdeu uma chance ainda mais clara. Em uma cabeçada de Xuxa, a bola sobrou para o atacante, sem goleiro, só finalizar. Mas o jogador jogou a bola na rede pelo lado de fora, para lamentação do técnico Zé Teodoro.

O gol da classificação do Nóia surgiu em um contra-ataque. Aos 46 do segundo tempo, Juba puxou o contragolpe e sofreu  uma falta infantil de Xuxa. Na cobrança, Felipe Athirson jogou na pequena área e o próprio Juba deu um leve toque, desviando do goleiro Gilvan. Festa em Novo Hamburgo.

Com a vitória, a equipe do Vale dos Sinos classificou-se para a próxima fase da Copa do Brasil. Adversário, data e local serão decididos em sorteio.

Copa do Brasil 2014 – 3ª fase (volta)
Novo Hamburgo 2 x 0 ABC-RN
Ficha Técnica
Local: Estádio do Vale
Arbitragem: Braulio da Silva Machado, auxiliado por Carlos Berkenbrock e Angelo Rudimar Bechi (trio de Santa Catarina)
Gol: Afonso 28´1T, Juba 46´2T
Cartões Amarelos: Juba, Julio Santos (N); Suéliton, Xuxa (ABC)

Novo Hamburgo: Vinicius; Afonso (Celsinho), Fred, Julio Santos e Peixoto; Alberto e Jônata; Preto (Felipe Athirson,), Jonas (Rafinha) e Juba; Douglas. Técnico: Itamar Schulle

ABC: Gilvan; Suéliton (Somália), Marlon e Diego Juçani; Renato, Fábio Bahia, Daniel Amora, Junior Timbó (Xuxa), Luciano Amaral; Lúcio Flávio (João Paulo) e Rodrigo Silva. Técnico: Zé Teodoro

Nenhum comentário:

Postar um comentário