sábado, 12 de julho de 2014

Brasil x Holanda: duelo melancólico pelo 3º lugar da Copa

Rafael Passos

A partida deste sábado, às 17h, no Mané Garrincha, em Brasília, entre Brasil e Holanda não terá o mesmo glamour de outrora. O jogo não é válido pela quarta de final, não é semifinal, tampouco a decisão do Mundial. É apenas a disputa do terceiro lugar. O privilégio de jogar a final, domingo, no Maracanã, coube a argentinos e alemães.
 
Em Copas do Mundo, a história registra quatro partidas entre brasileiros e holandeses. Todas valendo algo. A Holanda foi à final em 1974 e à semi em 2010 ao superar a Seleção. O Brasil, por sua vez, bateu o rival nas quartas da campanha do tetra em 1994 e na semifinal de 1998, nos pênaltis.
 
Desta vez, no entanto, o cenário é completamente diferente, com o ar carregado de melancolia. Ainda mais para a seleção brasileira. O time de Luiz Felipe Scolari tenta juntar os cacos depois do maior vexame de sua história: a derrota por 7 a 1 para a Alemanha, na semifinal. A Holanda fez uma ótima Copa, mas caiu para a Argentina, na decisão por pênaltis.

Para este último jogo desta Copa do Mundo, Felipão vai realizar seis mudanças na seleção brasileira. O capitão Thiago Silva vai para o jogo no lugar de Dante. Além disso, Fernandinho, um dos piores em campo contra a Alemanha, foi para a reserva. Paulinho entra. Willian ficou com a vaga de Bernard; Ramires, com a de Hulk, Jô, com a de Fred e Maxwell entra no lugar de Marcelo.

A Holanda também está escalada. Van Gaal deixou De Jong, que ainda não se recuperou totalmente de lesão, na reserva e vai a campo com Clasie.

Brasil x Holanda
Ficha Técnica
Local: Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF)
Arbitragem: Djamel Haimoudi (Argélia), Redouane Achik (Marrocos) e
Abdelhak Etchiali (Argélia)

Brasil: Júlio César; Maicon, David Luiz, Thiago Silva e Maxwell; Luiz Gustavo, Paulinho, Ramires, Oscar e Willian; Jô. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Holanda: Cillessen, De Vrij, Vlaar e Martins Indi; Kuyt, Clasie, Wijnaldum, De Guzman e Blind; Robben e Van Persie. Técnico: Louis van Gaal
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário