quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Grêmio vence o Avaí e confirma a liderança do Grupo C do Brasileirão de Aspirantes

Rafael Passos

De contrato renovado, Jhonata Robert marcou na vitória gremista sobre o Avaí
(Fotos: Rodrigo Fatturi/Grêmio)
O Grêmio está garantido com a liderança do Grupo C da segunda fase do Campeonato Brasileiro de Aspirantes. Na rodada passada, o Tricolor já havia confirmado a classificação para a semifinal e nesta quinta-feira (22), o Tricolor venceu o Avaí por 3 a 1 na Ressacada, em jogo válido pela quinta rodada. Os gols da equipe comandada por Thiago Gomes foram marcados por Léo Chú, Jhonata Robert e Guilherme Dantas. O tento do Avaí foi anotado por Rodrigo Araújo. 

Com a vitória (a 10ª em 13 jogos), o Grêmio foi a 13 pontos na fase e garantiu o primeiro lugar da chave com uma rodada de antecedência. Na última rodada da segunda fase, a equipe gaúcha enfrentará o Goiás. A partida está marcada para a quinta-feira (29), às 15h, no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul. Já o Avaí não tem mais chances de classificação para a próxima fase. Também na quinta (dia 29), o Leão da Ilha enfrenta o Bahia, às 15h, no estádio de Pituaçu, em Salvador, na Bahia.

No outro do grupo, o Goiás venceu o Bahia por 3 a 0 no estádio Hailé Pinheiro, em confronto direto por uma das vagas nas semifinais do Brasileirão. Com o resultado, o Esmeraldino ultrapassou o próprio Bahia e assumiu a vice-liderança do Grupo C. O Esquadrão de Aço, com cinco pontos, está na terceira posição. 

O Avaí encerra sua participação no campeonato contra o Bahia em Salvador
(Foto: Maria Heloisa / Avai FC)
O Jogo

O Grêmio não pôde contar com os suspensos Joanderson, Isaque e Ferreira (artilheiro do campeonato com oito gols). A equipe gaúcha abriu o escore logo aos nove minutos com Léo Chú. Vestindo a camisa 7, Chú fez jogada pela esquerda, invadiu a área e bateu quase sem ângulo para o gol de Léo Lopes. 1 a 0. Aos 20 minutos, o Leão teve a chance de empatar de pênalti. Matheus Matias cobrou no canto direito e o goleiro gremista Phelipe Megiolaro defendeu mandando a bola para escanteio. 

O tempo da etapa inicial foi se esvaindo com trocas de golpes e com os arqueiros tendo que trabalhar. As equipes foram para os vestiários com a vitória parcial do Grêmio por 1 a 0. 

No segundo tempo, o Avaí obrigou o goleiro Phelipe Megiolaro a fazer duas defesas difíceis. Na terceira oportunidade dos mandantes, a bola balançou o travessão gremista. A insistência do Avaí foi premiada aos 38 minutos com gol de empate. Após jogada pela esquerda, Renato chutou cruzado,  Megiolaro espalmou para o meio da pequena área e no rebote, de carrinho, Rodrigo Araújo deixou tudo igual. 1 a 1.

A alegria catarinense, porém, durou pouco. Aos 42 minutos, a defesa do Avaí cochilou na entrada da área, a bola ficou com Jhonata Robert, que finalizou no canto direito de Léo para recolocar a equipe gaúcha na frente de novo. 2 a 1. Atacante de 19 anos, nascido em Recife (PE), Jhonata Robert Alves da Silva chegou ao Grêmio no final de 2017 e renovou contrato com o clube até dezembro de 2022.

Ainda deu tempo de mais um gol do Tricolor. Aos 45, Jhonata Robert passou para Guilherme Dantas, que chegou batendo no canto esquerdo para carimbar a vitória por 3 a 1.

Avaí 1 x 3 Grêmio
Ficha Técnica
Local: Estádio da Ressacada, em Florianópolis (SC).
Arbitragem: Edson da Silva (SC), auxiliado por Eli Alves Sviderski (SC) e Diego Leonel Felix (SC).
Gols: Rodrigo Araújo 37´ 2T (AVA); Léo Chú 9´ 1T, Jhonata Robert 42' 2T e Guilherme Dantas 45' 2T (GRÊ)
Cartões amarelos: Falcão, Arthur, Jonathan, Zé Marcos (AVA); Jefferson, Victor Bobsin, Ruan, Mateusinho, Léo Chú, Jhonata Robert (GRÊ)
Cartões vermelhos: Jonathan, Falcão, Zé Marcos, Renato e Ramon Pereira (AVA)

Avaí: Léo Lopes; Igor (Rodrigo Araújo), Arthur, Zé Marcos e Ramon Pereira; Luan, Falcão e Dudu (Renato); Silvano (Caio César), Ramon (João Vitor) e Matheus Matias (Jonathan). Técnico: Fabrício Bento.

Grêmio: Phelipe Megiolaro; Felipe, Ruan, Emanuel e Jefferson; Jhonata Varela (Denilson), Frizzo (Lucas Araújo) e Jhonata Robert; Mateusinho (Fabio), Léo Chú (Victor Bobsin) e Felipe Tontini (Guilherme Dantas). Técnico: Thiago Gomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário