domingo, 15 de junho de 2014

Zebra costarriquenha, "armeration" e gol de Balotelli são os destaques do sábado de Copa

Rafael Passos

Foto: Montagem sobre fotos / AFP
No terceiro dia de Copa do Mundo 2014 os destaques ficaram por conta da primeira zebra e o primeiro cartão vermelho no jogo em Fortaleza. No jogo mais aguardado do sábado, a Itália bateu a Inglaterra em Manaus, com gol do Super Mario Balotelli. Em Belo Horizonte, com direito a "Armeration", a Colômbia atropelou a Grécia. No último jogo do dia, em Refife, os elefantes da Costa do Marfim venceram de virada os Samurais Azuis do Japão.
 
 
No primeiro jogo deste sábado (14), a Colômbia transformou o Mineirão, em Belo Horizonte, em uma festa caribenha. Com auxílio dos brasileiros, a Seleção do norte da América do Sul pintou a capital mineira de amarelo, azul e vermelho e goleou a Grécia por 3 a 0. Antes do jogo, assim como os chilenos repetiram o Brasil cantando o restante de seu hino à capela, a Colômbia encantou a todos.
 
O show colombiano começou logo aos 4 minutos. James Rodriguez deu um corta-luz, após cruzamento de Cuadrado, e deixou o lateral-esquerdo Pablo Armero livre para abrir o placar para a Colômbia contra a Grécia. Na comemoração, a famosa dancinha do jogador, que apareceu pela primeira vez quando ele jogava pelo Palmeiras. Teo Gutierrez e James Rodriguez fecharam a goleada do time de José Pekerman.
 
As equipes voltam a campo na quinta-feira (19). A Colômbia enfrenta a Marfim às 13h no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, enquanto que os gregos enfrentam o Japão às 19h na Arena das Dunas, em Natal (RN).
 
Colômbia 3 x 0 Grécia
Ficha Técnica
Local: Estádio Mineirão, em Belo Horizonte
Arbitragem: Mark Geiger (USA), auxiliado por Mark Sean Hurd (USA) e Joe Fletcher (CAN)
Gols: Armero 4´ 1T, Téo Gutiérrez 12' 2T, James Rodriguez 47' 2T
Cartões Amarelos: Carlos Sánchez (C); Sokratis, Salpingidis (G)
 
Colômbia: David Ospina, Camilo Zúñiga, Cristian Zapata, Mario Yepes, Pablo Armero (Arias), Carlos Sánchez, Abel Aguilar (Mejía), Juan Cuadrado, James Rodríguez, Víctor Ibarbo e Teófilo Gutiérrez (Jackson Martínez).
Técnico: José Pekerman
 
Grécia: Orestis Karnezis, Vasilis Torosidis, Sokratis Papastathopoulos, Kostas Manolas, José Cholevas, Kostas Katsouranis, Ioannis Maniatis, Panagiotis Kone (Karagounis), Dimitris Salpingidis (Fetfatzidis), Giorgos Samaras, Theofanis Gekas (Mitroglou).
Técnico: Fernando Santos
 
Na abertura do chamado "grupo da morte", Uruguai e Costa Rica se enfrentaram no Castelão, em Fortaleza. Famosa por ter imposto a pior derrota brasileira em todos os tempo, o maracanazo em 1950, a Celeste Olímpica protagonizou a primeira zebra da Copa 2014. Na Arena Castelão, a Costa Rica venceu por 3 a 1. Campbell, Duarte e Ureña deram a vitória aos caribenhos. Cavani marcou para La Celeste.
O Uruguai até começou melhor. No primeiro tempo, Díaz segurou Lugano na área e fez pênalti. Cavani bateu e marcou.
 
No segundo tempo as coisas começaram a mudar. Aos 14 minutos, o atacante Campbell chutou forte para empatar. Três minutos depois, Duarte ganhou de Stuani e virou o jogo. E a situação uruguaia ficou pior. Aos 39 minutos, Marco Ureña tocou na saída Muslera e ampliou o placar.
 
Com o jogo perdido, os uruguaios perderam também a cabeça. Max Pereira levou o primeiro cartão vermelho da competição.

Com o resultado, os costa-riquenhos são líderes do grupo D. A equipe uruguaia é lanterna. Na próxima quinta-feira (19), os uruguaios enfrentam a Inglaterra, na Arena Corinthians, em São Paulo. Na sexta-feira (20), os costa-riquenhos jogam contra a seleção da Itália, na Arena Pernambuco, em Recife.
 
 
Uruguai 1 x 3 Costa Rica
Ficha Técnica
Local: Castelão, em Fortaleza
Arbitragem: Felix Brych (ALE), auxiliado por Mark Borsch (ALE) e Stefan Lupp (ALE)
Gols: Cavani 23' 1T (U); Campbell 8' 2T, Duarte 12' 2T, Ureña 39' 2T (CR)
Cartões Amarelos: Lugano, Gargano e Cáceres (U);
Cartão Vermelho: Maxi Pereira (U)
Público: 58.679 espectadores
 
Uruguai: Fernando Muslera; Maxi Pereira, Diego Lugano, Diego Godín, Martín Cáceres, Arévalo Rios, Walter Gargano (González), Cristián Rodríguez (Hernández), Christian Stuani, Diego Forlán (Lodeiro) e Edinson Cavani. Técnico: Oscar Tabárez
 
Costa Rica: Keilor Navas; Cristian Gamboa, Óscar Duarte, Giancarlo González, Michael Umaña, Júnior Díaz, Celso Borges, Yeltsin Tejeda (Cubero), Bryan Ruiz (Uraña), Cristian Bolaños (Barrantes) e Joel Campbell. Técnico: Jorge Luis Pinto


Na abertura dos trabalhos na Arena da Amazônia, em Manaus, Inglaterra e Itália fizeram um dos jogos mais esperados da primeira fase do Mundial. Em campo, cinco títulos mundiais, um dos ingleses e quatro italianos. A renovada Squadra Azzurra venceu por 2 a 1 e lidera a chave D ao lado da Costa Rica. Marchisio e Balotelli marcaram para a Azurra. Sturridge descontou para o English Team.

Na próxima quinta-feira (19), a Inglaterra encara o Uruguai, na Arena Corinthians, em São Paulo. Na sexta-feira (20), a seleção da Itália faz o duelo dos lideres com a Costa Rica, na Arena Pernambuco, em Recife.

Inglaterra 1 x 2 Itália
Ficha Técnica
Local: Arena da Amazônia, em Manaus
Arbitragem: Bjorn Kuipers (HOL), auxiliado por Sander Van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)
Gols: Sturridge 36' 1T (Ing); Marchisio 34' 1T e Balotelli 42'2T (Ita)
Cartão Amarelo: Sterling (Ing)

Inglaterra: Hart; Johnson, Cahill, Jagielka e Baines; Gerrard e Henderson (Wilshere); Rooney, Welbeck (Barkley), Sterling; Sturridge (Lallana). Técnico: Roy Hodgson

Itália: Sirigu; Darmian, Barzagli, Paletta e Chiellini; De Rossi, Marchisio e Verratti (Thiago Motta); Pirlo, Candreva (Parolo); Balotelli (Immobile). Técnico: Cesare Prandelli


Na última partida do sábado, a Costa do Marfim venceu o Japão de virada por 2 a 1, na Arena Pernambuco, em Recife. Bony e Gervinho fizeram os gols dos elefantes. Honda marcou para os Samurais Azuis.

Na próxima rodada, as equipes voltam a campo na quinta-feira (19). A Marfim pega a Colômbia às 13h no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, enquanto que o Japão enfrenta a Grécia às 19h na Arena das Dunas, em Natal (RN).

Costa do Marfim 2 x 1 Japão
Ficha Técnica
Local: Arena Pernambuco, em Recife (PE)
Arbitragem: Enrique Osses (CHI), auxiliado por Carlos Astroza (CHI) e Sergio Roman (CHI)
Gols: Bony 19´2T, Gervinho 20´2T (CMD); Honda 15´1T (J)
Cartões Amarelos: Bamba, Zokora (CMD); Yoshida, Morishige (J)

Costa do Marfim: Barry; Aurier, Bamba, Serey Die (Drogba), Boka (Djakpa); Tioté, Zokora, Yaya Touré, Kalou; Gervinho e Bony (Ya).
Técnico: Sabri Lamouchi

Japão: Kawashima; Uchida, Morishige, Yoshida, Nagatomo; Yamaguchi, Hasebe (Endo), Kagawa (Kakitani), Honda, Osako (Okubo) e Okazaki.
Técnico: Alberto Zaccheroni

Nenhum comentário:

Postar um comentário