quarta-feira, 18 de junho de 2014

Espanha leva olé! do Chile e está eliminada da Copa do Mundo

Rafael Passos

Getty
O palco da maior tragédia do futebol brasileiro, o Maracanã, que assistiu o Maracanazo em 1950, pode ter visto o final de um dos ciclos mais vitoriosos da história do esporte. Atual campeã do mundo, a Espanha, que ganhou tudo nos últimos seis anos, duas Eurocopa e o mundial 2010, foi eliminada de maneira vexatória ainda na primeira fase da Copa do Mundo de 2014. Com gols de Eduardo Vargas e Charles Aránguiz, os chilenos venceram, por 2 a 0, no Rio de Janeiro, e já garantiram vaga nas oitavas de final, com direito a gritos de olé de "La Roja".

O ciclo vitorioso espanhol, que começou na Eurocopa de 2008, se estendeu pelo Mundial de 2010 e Euro de 2012, foi abalado na Copa das Confederações de 2013 e pode ter tido o seu fim agora em 2014. Pela terceira vez nas últimas quatro Copas, o campeão da edição anterior foi eliminado ainda na primeira fase. Este ano, a Espanha repetiu o vexame que a França já tinha dado em 2002, e a Itália em 2010.
 
Com duas vitórias em dois jogos, o Chile soma seis pontos e está na segunda colocação do grupo B, com o mesmo número de pontos da líder Holanda, que leva vantagem no saldo de gols. 5 a 4. Já a Espanha não somou nenhum ponto e, assim como a Austrália, não tem mais chances de classificação.
 
Na próxima segunda-feira (23), Chile e Holanda decidem o primeiro lugar do grupo B, em São Paulo, enquanto espanhóis e australianos apenas cumprem tabela, em Curitiba.
 
Espanha 0 x 2 Chile
Ficha Técnica
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro
Arbitragem: Mark Geiger (EUA), auxiliado por Mark Hurd (EUA) e Joe Fletcher (CAN)
Gols: Vargas 18' 1T, Aranguiz 42' 1T
Cartões Amarelos: Xabi Alonso (E); Vidal e Mena (C)
Público: 74.101 espectadores
 
Espanha: Casillas; Azpilicueta, Sergio Ramos, Javi Martínez e Jordi Alba; Busquets, Xabi Alonso (Koke), Iniesta, David Silva e Pedro (Cazorla); Diego Costa (Fernando Torres).
Técnico: Vicente Del Bosque
 
Chile: Bravo; Medel, Silva e Jara; Isla, Diaz, Vidal (Carmona), Aránguiz (Gutierrez) e Mena; Vargas (Valdivia) e Alexis Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário