terça-feira, 24 de junho de 2014

Holanda é campeã do grupo B, México vence Croácia e pega a Holanda e Espanha se despede com vitória

Rafael Passos


A primeira fase da Copa do Mundo de 2014 chegará ao fim nesta semana, por meio da última rodada de suas oito chaves, que foi iniciada na tarde desta segunda-feira (23) com confrontos decisivos dos grupos A e B. Além do jogo do Brasil, mais três partidas agitaram o dia. 

Nas partidas válidas pela chave B, Holanda e Chile se enfrentaram na Arena Corinthians, em São Paulo disputando o primeiro lugar. Até então responsáveis, juntos, por 13 gols em quatro jogos, as duas equipes fizeram um bom jogo que terminou com a vitória holandesa por 2 a 0. Leroy Fer e Memphis Depay marcaram para os europeus.

Atual vice-campeã, a Holanda ficou em primeiro lugar do grupo B com nove pontos. Agora, a seleção comandada por Louis van Gaal vai encarar o México, segundo colocado na chave A, na qual o Brasil ficou em primeiro. O duelo das oitavas de final acontece a partir das 13h do próximo domingo (29), no Castelão, em Fortaleza..

O Chile, que assim como a Holanda já estava classificado, fecha a primeira fase com seis pontos e jogará um dia antes, sábado, também às 13h, no Mineirão, em Belo Horizonte, contra o Brasil. 

Holanda 2 x 0 Chile
Ficha Técnica
Local: Arena São Paulo, em São Paulo (SP) 
Arbitragem: Bakary Gassama (Gâmbia), auxiliado por Evarist Menkouande (Camarões) e Felicien Kabanda (Ruanda) 
Gols: Fer 31´2T e Depay 46´2T
Cartões Amarelos: Blind (HOL); Silva (CHI) 
Público: 62.996 espectadores 

Holanda: Cillessen; Janmaat, De Vrij, Vlaar e Blind; De Jong, Wijnaldum e Sneijder (Fer); Robben, Lens (Depay) e Kuyt (Kongolo). Técnico: Louis Van Gaal

Chile: Bravo; Medel, Silva (Valdivia) e Jara; Isla, Diaz, Aránguiz, Gutiérrez (Beausejour) e Mena; Vargas (Pinilla) e Alexis Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli

Um jogo com clima de final de festa, assim foi a partida entre Espanha e Austrália na Arena da Baixada, em Curitiba. Em um disputa que não valia qualquer coisa para Espanha e Austrália, já eliminadas da Copa do Mundo, David Villa, Fernando Torres e Juan Mata fizeram os gols na vitória espanhola por 3 a 0. 

Os mais de 39 mil espectadores que foram a Arena da Baixada podem ter visto a última atuação da melhor geração espanhola da história. Assim, como os brasileiros assistiram a pior campanha da Roja no principal evento do futebol desde 1966. Ou seja, em 48 anos. Na Inglaterra, a Espanha também venceu um jogo e perdeu os outros dois, caindo na fase de grupos.

Peças importantes da Fúria podem ter se despedido contra os Socceroos. O técnico Vicente del Bosque não sabe se fica, Iker Casillas, Xabi Alonso e Xavi estariam próximos do adeus. Uma despedida já é certa: o atacante David Villa, 32 anos, maior artilheiro da história da Roja, com 59 gols, 9 gols em Copas.

Austrália 0 x 3 Espanha
Ficha Técnica
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Arbitragem: Nawaf Shukralla (BAR), auxiliado por Yaser Tulefat e Ebrahim Saleh (ambos BAR)
Gols: David Villa 36´1T, Fernando Torres 24´2T e Juan Mata 36´2T
Cartões Amarelos: Spiranovic (A); Sergio Ramos (E)
Público: 39.375 espectadores

Austrália: Ryan; McGowan, Wilkinson, Spiranovic e Davidson; McKay, Jedinak e Bozanic (Bresciano); Oar (Troisi), Leckie e Taggart (Halloran). Técnico: Ange Postecoglou.

Espanha: Pepe Reina; Juanfran, Albiol, Sergio Ramos e Jordi Alba; Xabi Alonso (David Silva), Koke, Iniesta e Cazorla (Fábregas); David Villa (Juan Mata) e Fernando Torres. Técnico: Vicente del Bosque.

No Grupo A, o mesmo do Brasil, a seleção mexicana parecia que estava jogando no estádio Azteca. Com maioria absoluta da torcida na Arena Pernambuco, o México foi no embalo da massa e venceu a Croácia por 3 a 1 pela última rodada da fase de classificação da Copa do Mundo. O resultado classifica a equipe norte-americana para as oitavas de final na 2ª posição, enquanto os europeus se despedem. Rafa Márquez, Guardado e Javier "Chicharito" Hernández marcaram para El Tricolor. Perisic descontou para os croatas. 

Nas oitavas de final, o México encara a Holanda, que terminou na primeira colocação do grupo B. O duelo será no domingo (29), na Arena Castelão, em Fortaleza, às 13h.

Croácia 1 x 3 México
Ficha Técnica
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE
Arbitragem: Ravshan Irmatov (UZB), auxiliado por Abdukhamidullo Rasulov (UZB) e Bakhadyr Kochkarov (QUI)
Gols: Perisic 41´2T (C); Rafa Márquez 26´2T, Guardado 29´2T e Javier Hernández 36´2T (M)
Cartões Amarelos: Rakitic (CRO); Rafa Márquez e Vázquez (MEX)
Cartão Vermelho: Rebic (CRO)
Público: 41.212 espectadores

Croácia: Pletikosa; Srna, Corluka, Lovren e Vrsaljko (Kovacic); Pranjic (Jelavic), Rakitic e Modric, Perisic, Olic (Rebic) e Mandzukic Técnico: Niko Kovac

México: Ochoa; Aguilar; Rodríguez, Rafa Márquez, Hector Moreno e Layun; Vázquez, Herrera e Guardado (Fabian); Giovanni dos Santos (Javier Hernandez) e Oribe Peralta (Peña) Técnico: Miguel Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário