quarta-feira, 18 de junho de 2014

Brasil joga mal, empata com o México e decide a vaga contra Camarões

Rafael Passos

(Foto: Reuters)
Com uma atuação abaixo da crítica e que deixou o torcedor decepcionado, a seleção brasileira só empatou, nesta terça-feira (17), com o México, sem gols, na Arena Castelão, em Fortaleza. O resultado deixou as duas seleções empatadas no topo do grupo A, com quatro pontos, sendo que o "escrete canarinho" leva vantagem no saldo de gols.

No segundo jogo do Brasil na Copa do Mundo, o México foi um duro rival que contou com seu goleiro em tarde inspirada para segurar o 0 a 0. Guillermo Ochoa parou duas cabeçadas, uma de Neymar, no primeiro tempo, e outra de Thiago Silva, já no final do jogo. 

Nesta quarta-feira, Croácia e Camarões, zerados na pontuação, se enfrentam. Se empatarem, o Brasil irá precisar de um ponto contra os africanos para avançar. Caso a Croácia ganhe, uma igualdade também serve. Em caso de triunfo camaronês, o Brasil precisará vencer para não depender do outro resultado.

Nos minutos iniciais, a tão fadada pressão que os treinadores brasileiros pedem não aconteceu e o México jogava tranquilamente. Foi ai que a seleção Tricolor resolver testar o arqueiro brasileiro. Aos 24min, Herrera avançou pela direita. Chutou forte para grande defesa de Júlio César, o árbitro turco Cuneyt Cakir não viu o toque e marcou tiro de meta no lugar do escanteio.

A tarde iluminada do goleirão mexicano começou aos 26 minutos. Neymar acertou uma cabeçada no canto direito de Ochoa. O camisa 13 saltou e com firmeza evitou um gol. Antes do final do primeiro tempo, a seleção ainda perdeu outra boa chance para marcar. Depois de falta cobrada por Neymar, Thiago Silva escorou de peito para Paulinho, que teve o chute abafado por Ochoa.

Na volta do intervalo, Luiz Felipe Scolari sacou Ramires, substituto de Hulk, poupado do jogo para evitar lesão na coxa esquerda e colocou Bernard. Com três minutos em campo, Bernard  fez bela arrancada pela direita, cruzou no segundo poste, a bola iria na cabeça de Neymar. O defensor mexicano Rodríguez conseguiu afastar.

Depois disso, o México voltou á carga contra a meta brasileira. Em diversos arremates de fora da área, os mexicanos assustaram Júlio César. Aos 10min, com Vázquez, em arremate que passou muito perto da trave. Aos 12, foi a vez de Herrera quase marcar.

Levando um calor mexicano e tendo seu centroavante, Fred, jogando muito mal, Felipão resolveu trocar. Aos 22min. Jô foi a campo no lugar do camisa 9, que segue sem marcar na Copa. Perto dos 30 minutos, o comandante mexicano, Miguel Herrera, colocou em campo Chicharito Hernández, do Manchester United, na vaga de Peralta. O camisa 14 pouco fez, mas em jogada individual sofreu falta de Thiago Silva, o que valeu o cartão amarelo para o capitão brasileiro. 

No final do jogo, o Brasil foi para a pressão. Aos 40 minutos, Neymar bateu falta na pequena área e o zagueiro Thiago Silva subiu sozinho. Cabeceou firme, mas Ochoa fez um milagre. Antes do apito final, Julio Cesar evitou o a derrota no chute de Jímenez. 

A seleção viajou para Teresópolis, sua base na Copa, ainda na noite desta terça-feira. No sábado, vai para Brasília, palco do último jogo da primeira fase, no dia 23, contra Camarões. No mesmo dia, o México pega a Croácia, em Recife. As duas partidas acontecem no mesmo horário: 17h.


Brasil 0 x 0 México
Ficha Técnica
Local: Castelão, Fortaleza (CE)
Arbitragem: Cuneyt Cakir (Turquia), auxiliado por Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos da Turquia)
Cartão Amarelo: Thiago Silva, Ramires (B), Aguila, Vázquez (M)
Público: 60.342 espectadores

Brasil: Júlio César; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho e Oscar (Willian) e Ramires (Bernard); Neymar e Fred (Jô).
Técnico: Luiz Felipe Scolari

México: Ochoa; Rodríguez, Rafa Márquez, Moreno; Aguilar, Herrera (Fabian), Vázquez e Guardado e Layún; Giovani dos Santos (Jiménez) e Peralta (Chicharito Hernández).
Técnico: Miguel Herrera

Nenhum comentário:

Postar um comentário