quinta-feira, 26 de junho de 2014

Quinta-feira define os últimos classificados para as oitavas

Rafael Passos

Montagem/AFP

A Copa do Mundo já conhece seis dos oito confrontos da próxima fase da competição. Nesta quinta-feira (26) termina a primeira fase do torneio, com as últimas definições dos classificados e dos cruzamentos nas oitavas de final.

No Grupo G, tudo pode acontecer. Todos podem se classificar e também todos podem ser eliminados. A Alemanha e os Estados Unidos se enfrentam às 13h, na Arena Pernambuco, no Recife. As duas seleções têm quatro pontos e um empate classifica ambas, com alemães em primeiro e norte-americanos em segundo. A situação da Alemanha é mais confortável. Com saldo positivo de quatro gols, pode perder por dois gols de diferença que, ainda assim, tem muitas chances de passar de fase, mesmo que em segundo lugar. Já os Estados Unidos estão com um gol de saldo.

Estados Unidos x Alemanha
Ficha Técnica
Local: Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata-PE
Data: 26 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 13h (horário de Brasília)
Arbitragem: Ravshan Irmatov (Uzbequistão), auxiliado por Abduxamidullo Rasulov (Uzbequistão) e Bakhadyr Kochkarov (Quirguistão)

Estados Unidos: Howard; Johnson, Cameron, Besler e Beasley; Beckerman, Jones, Zusi, Bradley e Bedoya; Dempsey. Técnico: Jürgen Klinsmann

Alemanha: Neuer, Boateng, Mertesacker, Hummels e Höwedes; Lahm, Khedira e Kroos; Ozil, Müller e Gotze. Técnico: Joachim Low

Na outra partida da chave, no mesmo horário, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, Portugal e Gana a espera de um milagre. As duas seleções precisam vencer para levar a vaga e torcer para que haja um vencedor no outro jogo. Com um empate, os dois times morrem abraçados, independentemente do que ocorrer na Arena Pernambuco.

Entre lusos e ganeses, no entanto, as chances dos africanos são maiores. Com saldo de um gol negativo, as Estrelas Negras precisam vencer por dois gols de diferença e torcer para que os Estados Unidos percam por um placar simples, 1 a 0 por exemplo. Portugal tem saldo negativo de quatro gols, precisa aplicar uma goleada e torcer por uma derrota dos sobrinhos do Tio Sam, para que possa superá-los no saldo de gols.

Se dentro do campo a classificação do time de Gana neste Mundial ainda é viável, fora dele não se pode dizer o mesmo. Os jogadores, em resposta ao não pagamento pela participação na Copa (cerca de R$ 225 mil para cada atleta) não treinaram na última terça-feira e ameaçaram não viajar para Brasília. O governo nacional precisou intervir e na noite desta quarta-feira, os jogadores receberam a premiação. Apenas o lateral-direito Daniel Opare, lesionado, não está á disposição do treinador James Appiah. 

Nesta quinta-feira (26), a  Federação de Gana decidiu pela expulsão dos jogadores Sulley Muntari (Milan) e Kevin-Prince Boateng (Schalke 04) de sua seleção por atos de indisciplina. Sulei Muntari agrediu fisicamente um integrante do Comitê Executivo da seleção ganesa durante uma reunião. Já Boateng se desentendeu com o treinador Kwasi Appiah.

Do lado português, muitos desfalques. O goleiro Rui Patrício, o lateral-esquerdo André Almeida e os atacantes Hélder Postiga e Hugo Almeida sequer treinaram com o resto da equipe nesta quarta-feira e não devem atuar. Sendo assim, Ricardo Costa deve ser improvisado na defesa esquerda e o craque Cristiano Ronaldo pode virar centroavante. A boa notícia para Portugal é o retorno do zagueiro Pepe, que foi expulso no primeiro jogo do Mundial, na derrota de 4 a 0 para a Alemanha. O jogador formará dupla de zaga com Bruno Alves.


Portugal x Gana
Ficha Técnica
Local: Estádio Mané Garrincha, Brasília (DF)
Data: 26 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 13h (horário de Brasília)
Arbitragem: Nawaf Shukralla (Bahrein), auxiliado por Yaser Tulefat (Bahrein) e Ebrahim Saleh (Bahrein)

Portugal: Beto, João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Ricardo Costa; Miguel Veloso, Raul Meireles e João Moutinho; Nani, Varela e Cristiano Ronaldo. Técnico: Paulo Bento.

Gana: Dauda; Afful, Mensah, Boye e Asamoah; Muntari, Rabiu, Atsu e Kevin-Prince Boateng; Andre Ayew e Asamoah Gyan. Técnico: James Appiah.


Grupo H
Neste grupo, apenas a Bélgica tem vida tranquila. Já classificados, os “Diabos Vermelhos”, como são chamados os belgas, enfrentam a Coreia do Sul, às 17h, na Arena Corinthians, em São Paulo. Para eles, um empate basta para confirmar a primeira colocação do Grupo H. Os sul-coreanos têm um trabalho mais árduo. Os Tigres Precisam vencer os belgas por uma boa diferença de gols e torcer para que a Argélia não vença a Rússia, no mesmo horário, em Curitiba.

Para a partida desta quarta-feira na Arena Corinthians, a Bélgica não poderá contar com sua dupla de defesa titular. Thomas Vermaelen está com uma lesão no tendão da coxa esquerda, sofrida na vitória do último domingo sobre a Rússia, e precisará de uma semana para se recuperar. Já Vincent Kompany, que é o capitão da equipe, voltou a sentir dores na virilha e deverá retornar somente nas oitavas de final. Além dos zagueiros, também não vão a campo o lateral-direito Toby Alderweireld e o volante Alex Witsel, pendurados com um cartão amarelo. 

A Coreia do Sul, comandada por Hong Myung Bo somou apenas um ponto e precisa vencer os belgas, torcer por vitória da Rússia ou empate, e depois tirar a diferença no saldo de gols. O técnico sul-coreano tem muitas dúvidas para escalar a Coreia do Sul. Nem mesmo o atacante Park Chu Young, craque e mais famoso do time, tem posto garantido. Os treinos fechados durante a semana impediram qualquer pista sobre quem entra em campo.

A Bélgica, com seis pontos, já está classificada e precisa apenas de um empate para assegurar a primeira colocação do grupo H sem depender resultado do duelo entre Argélia e Rússia, que têm três e um ponto, respectivamente. A Coreia do Sul, também com um, deve vencer e ainda torcer para que os russos batam os argelinos ou que esta partida empate. Além disso, deverá descontar grande desvantagem no saldo de gols, -2 da Coreia, contra -1 da Rússia e 1 da Argélia.

Coreia do Sul x Bélgica
Ficha Técnica
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP) 
Data: 26 de junho de 2014, quinta-feira
Horário: 17 horas (de Brasília) 
Arbitragem: Benjamin Willians (Austrália), auxiliado por Matthew Cream e Hakan Anaz (ambos da Austrália)

Coreia do Sul: Sung-Ryong; Lee Yong, Young-Gwon, Jeong-Ho e Suk-Young; Kook-Young, Chung-Yong, Sung-Yueng e Já-Cheol; Heung-Min e Chu-Young. Técnico: Hong Myumg-Bo

Bélgica: Courtois; Ciman; Vertonghen, Van Buyten e Lombaerts; Dembele, Witsen (Fellaini), De Bruyne, Hazard e Mertens; Lukaku (Origi). Técnico: Marc Wilmots

No outro jogo, os argelinos avançam com um empate caso a Coreia do Sul não vença por mais de dois gols de diferença. Mas, se não quiserem sofrer calculando o saldo de gols, basta vencer a Rússia e garantem a vaga. Os russos vão tentar tirar a vaga dos africanos e só a vitória interessa. Além de vencer, precisam torcer para que a Coreia do Sul não vença a Bélgica.

O treinador da Argélia, Vahid Halilhodzic, já indicou que deverá manter a mesma base diante dos russos. Entretanto, embora sem revelar a escalação, ele deixou no ar que algumas mudanças serão feitas por questões físicas. Pelo lado da Rússia, a expectativa é que Capello mantenha os mesmos atletas que empataram com a Coreia em 1 a 1 e perderam para a Bélgica por 1 a 0.

Argélia x Rússia
Ficha Técnica
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Data: 26 de junho de 2014 (quinta-feira)
Horário: 17h (de Brasília)
Arbitragem: Cuneyt Cakir (Turquia), auxiliado por Bahattin Duran e Tarik Ongun (ambos da Turquia)

Argélia: M’bolhi; Mandi, Bouguerra, Halliche e Mesbah; Medjani, Bentaleb, Feghouli, Brahimi e Djabou; Slimani. Técnico: Vahid Halilhodzic

Rússia: Akinfeev; Eschenko, Berezutskiy, Ignashevich e Kombarov; Gushakov, Fayzulin, Samedov, Kanunnikov e Shatov; Kokorin. Técnico: Fabio Capello


Nenhum comentário:

Postar um comentário