terça-feira, 13 de dezembro de 2022

Seleção masculina garante o primeiro lugar do grupo no Mundial de Goalball; time feminino vence, mas não tem mais chances de avançar

Rafael Passos

Homens bateram a Bélgica e seguem invictos na competição; mulheres se despedem do torneio nesta quarta-feira

Durante o tempo técnico, Leomon, Parazinho e Emerson, costas para a imagem, se reúnem para ouvir o técnico.
Na frente deles, há dois canhões de luz, um de luz vermelha
e outro de luz amarela, apontados para cima. Foto: Renan Cacioli/CBDV

Em jogo válido pela sexta e penúltima rodada da fase de classificação do Mundial de goalball masculino, o Brasil venceu a Bélgica, por 11 a 1, na manhã desta terça-feira. Foi a sexta vitória seguida brasileira, que amanhã pega Portugal na última partida da 1ª fase. 

Com o resultado, o Brasil garantiu a liderança do Grupo C, agora com 18 pontos, e aguarda pela definição do seu adversário nas quartas de final. No outro grupo, de onde virá o oponente, a briga pela quarta e última vaga está acirrada entre Irã, atual quarto colocado, e os Estados Unidos, quinto. Ambos somam nove pontos. Os estadunidenses têm saldo de gols negativo de seis, enquanto os iranianos têm saldo sete. Na última e derradeira rodada, os norte-americanos vão enfrentar a lanterna Colômbia, ainda zerada no torneio. Já o Irã pegam a Ucrânia, atual terceira colocada da chave.

Nesta quarta-feira (14), a seleção brasileira fecha sua participação na fase de grupos contra a equipe anfitriã Portugal, às 9h30min (de Brasília).

Já classificado de forma antecipada, o técnico Jônatas Castro escalou o trio inicial com André Dantas e Paulinho nas alas, Romário no pivô. Com grande atuação, Dantas, que marcou seis gols, foi eleito o Melhor Jogador da Partida. Na etapa final, o trio deu lugar a Parazinho e Emerson nas pontas, e Leomon no centro. 

Os jogo dos quartas de final estão marcados para quinta-feira pela manhã no horário local. Na sequência, à tarde, acontecerão as semifinais. As disputas por medalha estão agendadas para a sexta-feira, e a final feminina fechará o evento. Atual bicampeão, o time masculino do Brasil tentará um feito inédito já que nenhuma nação até hoje foi tricampeã mundial. De quebra, isto faria do país o maior vencedor de todos os tempos, à frente de Lituânia e Alemanha, bicampeões a exemplo dos brasileiros.

Jéssica Vitorino, camisa 8 do Brasil, recebe do árbitro a placa de Melhor Jogadora da Partida.
As demais cinco companheiras de time cercam a jogadora. Foto: Renan Cacioli/CBDV.

Apesar da vitória do time feminino do Brasil sobre o Egito, por 12 a 2, em jogo válido pela sexta rodada do Grupo B do Mundial de Goalball, as brasileiras não têm mais chance de avançar às quartas de final, já que os EUA bateram Portugal e não podem mais ser alcançados.

Nesta quarta-feira (14), as mulheres brasileiras tentam encerrar sua participação no campeonato com uma vitória sobre a Austrália, às 11h50 (de Brasília).

Nesta terça, a equipe treinada por Gabriel Goulart conseguiu a segunda vitória em seis jogos e chegou aos seis pontos, assumindo a quinta colocação do Grupo B. Jéssica Vitorino fez oito gols e ganhou o prêmio de Melhor Jogadora da Partida, que ela fez questão de dividir com as colegas no momento de receber a placa. Kátia e Geovanna fizeram os demais gols da partida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário