quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Mundial de Goalball: homens vão enfrentar o Irã nas quartas de final; mulheres se despedem com vitória

Rafael Passos

Leomon Moreno salta durante a apresentação oficial da Seleção masculina antes do jogo contra Portugal. Foto: Renan Cacioli/CBDV.

Seleção masculina está a dois jogos de garantir uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024

A seleção brasileira masculina de Goalball venceu seu sétimo jogo no Campeonato Mundial, que está sendo disputado em Matosinhos, Portugal. Nesta quarta-feira (14), os atuais bicampeões do mundo e medalhistas de ouro paralímpico triunfaram sobre Portugal por 17 a 10. Com a vitória, a equipe brasileira encerrou a fase de classificação na liderança do Grupo C, com 21 pontos e 100% de aproveitamento. Paulinho, com sete gols, foi o destaque e recebeu o troféu de Melhor Jogador da Partida. André Dantas fez cinco, Parazinho, três, e Romário fechou o placar com dois gols. 

O adversário nas quartas de final será o Irã, velho conhecido dos brasileiros em mundiais de goalball. Os dois países se encontraram nas edições de 2010 e 2014, nesta mesma fase do torneio. Na primeira ocasião, os iranianos ganharam por 3 a 1. Depois, na edição da primeira conquista brasileira, o triunfo foi por 11 a 8.

Os duelos das quartas de final estão marcados para quinta-feira (15), pela manhã no horário local,  no Centro de Desportos e Congressos, em Matosinhos, sede do evento. Depois, à tarde, acontecerão as semifinais. As disputas por medalha estão marcadas para sexta-feira (16), e a final feminina fechará o evento.

Mundial de Goalball masculino 
Quartas de final
Quinta-feira (15/12)
QF 1 
6h Brasil x Irã

QF 2
7h15 Lituânia x Japão

QF 3
8h30 China x Alemanha

QF 4
9h45 Turquia x Ucrânia

Semifinais
Quinta-feira (15/12)
Brasil x Irã vai pegar o ganhador de Lituânia x Japão na semifinal, marcada para às 13h30. Já o ganhador de China x Alemanha encara quem passar do duelo entre Turquia e Ucrânia, às 14h45.

"O Irã é perigoso com a velocidade, tem bolas muito agressivas, rápidas, porém, com pouca variação. Então, temos de impor nosso ritmo para não permitir que eles caprichem tanto no ataque. É tentar tirar a posse deles para o arremesso ser menos equilibrado. A tendência, com a nossa consistência defensiva, é conseguir o resultado favorável", analisa o técnico Jônatas Castro.

Como campeão e vice do Mundial estarão automaticamente classificados para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024, o Brasil está a dois jogos de garantir uma vaga para o torneio masculino de Goalball. 

Atuais bicampeões, os brasileiros tentarão um feito inédito já que nenhuma nação até hoje foi tricampeã mundial. De quebra, isto faria do país o maior vencedor de todos os tempos, à frente de Lituânia e Alemanha.

Jogadoras e comissão técnica da Seleção feminina posam com a bandeira do Brasil. Ao fundo, membros da delegação e o time masculino estão nas arquibancadas. Foto: Renan Cacioli/CBDV.

A seleção feminina de Goalball entrou em quadra nesta quarta-feira (14), sem chances de classificação para a próxima fase do Mundial. Para se despedir com honra, as mulheres do Brasil venceram a Austrália por 11 a 3. O time treinado por Gabriel Goulart acabou na quinta colocação de Grupo B, na  com nove pontos. Apenas os quatro primeiros de cada chave avançavam. Dani Longhini marcou cinco vezes, Kátia fez quatro e ganhou o prêmio de Melhor Jogadora da Partida, e Jéssica Vitorino anotou os outros dois. 

Confira como ficaram os confrontos das quartas de final do torneio feminino:

Mundial de Goalball feminino 
Quartas de final

Quinta-feira (15/12)
QF 5  
6h Canadá x Gra-Bretanha

QF 6
7h15 Japão x Coreia do Sul

QF 7
8h30 Israel x Dinamarca

QF 8
9h45 Turquia x Estados Unidos

Semifinais
Quinta-feira (15/12)
13h30 Canadá ou Gra-Bretanha contra Japão ou Coreia do Sul.
14h45 Israel ou Dinamarca contra Turquia ou Estados Unidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário