quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Brasil estreia no Mundial de Goalball com vitória no masculino e derrota no feminino

Rafael Passos

Jogador do Brasil veste camiseta de mangas compridas e calças pretas. Emerson estica as pernas e se apoia na quadra sobre o braço direito enquanto a bola é interceptada na altura do seu quadril. Foto: Renan Cacioli/CBDV

Homens estrearam vencendo a Argélia, enquanto as mulheres perderam para a Grã-Bretanha

Seleção masculina bateu a Argélia na estreia do Mundial de Goalball 

A Seleção Brasileira masculina de Goalball estreou com vitória no Campeonato Mundial, no Centro de Desportos e Congressos, em Matozinhos, Portugal. Na manhã desta quinta-feira (8), o atual bicampeão do mundo venceu a Argélia por 11 a 5, pela primeira rodada do Grupo C, que ainda tem Canadá, Japão, Turquia, Alemanha, Portugal e Bélgica.

André Dantas (quatro), Leomon (três), Paulinho (dois), Emerson (um) e Parazinho (um) marcaram os gols brasileiros.

O técnico Jônatas Castro escalou a formação inicial contou com Parazinho na ala direita, Emerson de pivô e Leomon na esquerda. No segundo tempo, Castro rodou o time e colocou Paulinho, Romário e André Dantas.

Com a vitória, o Brasil somou seus primeiros pontos e larga em vantagem no grupo C. O Mundial de Goalball é classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024: campeão e vice estarão automaticamente garantidos. O sistema de disputa é o seguinte: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final. As disputas por medalha estão marcadas para o dia 16.

Em busca do tri, a seleção masculina voltará à quadra nesta sexta-feira (9), às 13h (de Brasília), para enfrentar o Japão. 

"Foi uma boa estreia. Especialmente no primeiro tempo, funcionou tudo como havíamos previsto. No segundo, com a rotação da equipe, levamos alguns gols, mas rapidamente estabilizamos. A sensação de ganhar o prêmio de melhor jogador é incrível, mas vale para toda a equipe. O sentimento é de que o prêmio é de todos, porque cada um contribuiu para isso", falou o camisa 7 do Brasil, que marcou um gol no jogo e foi eleito o Player of The Match ("Jogador da Partida", na tradução do inglês).

Meninas perderam para a Grã-Bretanha na estreia do Mundial de Goalball

Jéssica Vitorino veste camiseta amarela, calça preta com meiões azuis. A camisa 8 faz o arremesso com o braço esquerdo. Ao fundo, o técnico Gabriel Goulart observa a jogada. Foto: Renan Cacioli/CBDV

Na manhã desta quinta-feira (8), a equipe feminina do Brasil foi derrotada pela Grã-Bretanha na estreia do torneio do Mundial de Goalball, no Centro de Desportos e Congressos, em Matozinhos, Portugal. Para a equipe brasileira, marcaram Jéssica Vitorino (quatro vezes) e Kátia.

O Brasil teve problemas extraquadra. Geovanna machucou o quadril antes do jogo e Moniza sentiu um mal-estar logo no começo da partida.

Com a derrota, o Brasil larga atrás no Grupo B, que conta também com Estados Unidos, Japão, Israel, Austrália, Egito, Grã-Bretanha e Portugal. O Mundial de Goalball feminino é composto por 16 equipes, que estão divididas em dois grupos de oito. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final.

O Mundial de Goalball é classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024: campeão e vice de cada categoria estarão automaticamente garantidos. 

Em busca de um título inédito, a seleção brasileira feminina voltará à quadra nesta sexta-feira (9), às 7h10 (de Brasília), para encarar os Estados Unidos. 

"O time não encaixou no início. Claro que nenhum gol é esperado, mas levamos alguns que não costumamos sofrer. Agora é manter a cabeça erguida, lembrar da preparação e, amanhã, fazer uma partida diferente, principalmente no começo. Será um adversário, teoricamente, mais forte, que exigirá muito mais concentração da nossa parte", analisou o técnico Gabriel Goulart.

Nenhum comentário:

Postar um comentário