segunda-feira, 5 de dezembro de 2022

Livaković defende três pênaltis e Croácia avança às quartas da Copa do Mundo

Rafael Passos

Arte: Rafael Passos

Após o empate no tempo normal e na prorrogação, o goleiro croata garantiu a classificação europeia

O goleiro da Croácia Dominik Livaković gravou o próprio nome marcado na história da Copa do Mundo. Nesta segunda-feira (5), Croácia e Japão empataram por 1 a 1 no tempo regulamentar e na prorrogação, no estádio Al Janoub, em Wakrah, pelas oitavas de final. Nos pênaltis, o camisa 1 defendeu três cobranças e garantiu a classificação europeia às quartas de final.

Os samurais abriram o placar aos 43 minutos do primeiro tempo, com chute de Maeda de dentro da área. Mas, aos 10 minutos do segundo tempo, Perišić deixou tudo igual para os europeus.

O goleiro do Dínamo Zagreb, Livaković defendeu as cobranças dos pênaltis  de Minamino, Mitoma e Yoshida. A Croácia converteu com Vlašić, Brozović e Pašalić, enquanto Livaja acertou a trave. Do lado oposto, o Japão só converteu um, com Asano.

Apenas três goleiros defenderam três cobranças de pênalti na mesma disputa na história das Copas do Mundo: os croatas Dominik Livaković (2022 contra o Japão) e Danijel Subašić (2018 contra a Dinamarca) e o português Ricardo (2006 contra a Inglaterra).

Esta foi a 3ª vez que a Croácia disputou as oitavas de final da Copa do Mundo. Em 1998, a seleção do leste europeu chegou à semifinal onde perdeu para a França. 20 anos depois, eles foram mais até a final, mas novamente a derrota foi para a equipe francesa.

Em decisões por pênaltis nos mata-matas, o aproveitamento croata também é perfeito: 3 disputas, 3 vitórias.

Nas quartas de final, a Croácia irá enfrentar o Brasil, na próxima sexta-feira (9), às 12h (de Brasília), no estádio Cidade da Educação, em Doha. O vencedor vai encarar na penúltima fase do torneio o ganhador do confronto entre Holanda e Argentina, que também jogam na sexta, às 16h (de Brasília), no Lusail, em Dayaan.

Ficha Técnica 
Japão 🇯🇵 1 (1) x (3) 1 🇭🇷 Croácia
Copa do Mundo Catar 2022 - Oitavas de final 3
🗓 Segunda-feira, 5/12, às 12h (horário de Brasília).
🏟 Al Janoub - Al Wakrah
Árbitro: Ismail Elfath (Estados Unidos).
Assistente 1: Corey Parker (Estados Unidos).
Assistente 2: Kyle Atkins (Estados Unidos).
4° árbitro: Mustapha Ghobral (Argélia).
VAR: Nicolás Gallo (Colômbia).
Gols: Daizen Maeda, aos 43' 1°T (JAP); Ivan Perišić, aos 10' 2°T.
Cartões amarelos: Mateo Kovačić e Borna Barišić (CRO).
Público: 42.523 espectadores.

Japão 🇯🇵: Shuichi Gonda; Takehiro Tomiyasu, Maya Yoshida e Shogo Taniguchi; Junya Ito, Hidemasa Morita (Ao Tanaka), Wataru Endo e Yuto Nagatomo (Kaoru Mitoma); Ritsu Doan (Takumi Minamino), Daichi Kamada (Hiroki Sakai) e Daizen Maeda (Takuma Asano). Técnico: Hajime Moriyasu.

Croácia 🇭🇷: Dominik Livaković; Josip Juranović, Dejan Lovren, Josko Gvardiol e Borna Barišić; Marcelo Brozović, Mateo Kovačić (Nikola Vlašić) e Luka Modrić (Lovro Majer); Andrej Kramarić (Mario Pašalić), Bruno Petković (Ante Budimir, depois Marko Livaja) e Ivan Perišić (Mislav Oršić). Técnico: Zlatko Dalić.

Nenhum comentário:

Postar um comentário