domingo, 4 de dezembro de 2022

Seleção Brasileira de goalball já está em Portugal para o Mundial

Rafael Passos

Atletas e comissão técnica posam na quadra de goalball do CT Paralímpico. Em cima, da esquerda para a direita, estão: Emerson, Dani, Parazinho, Moniza, Paulinho, Larissa, Leomon, Jéssica, Romário, Kátia, André e Geovanna. Agachados à frente deles: Kelvin, Patrick, Marcio, Thiago, Gabriel, Fábio, Mateus, Daniel e Jônatas. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

A delegação do Brasil desembarcou neste domingo (4), em Matosinhos, Portugal, onde será disputado o Campeonato Mundial de Goalball 2022.

A competição começa no dia 7, e os times feminino e masculino brasileiros estreiam no dia 8. Os homens buscam o tricampeonato e as mulheres sonham com o ouro inédito após a campanha do bronze em 2018, melhor desempenho da Seleção feminina até hoje.

A Seleção Brasileira feminina está no grupo B  e a masculina, no grupo C.

Os donos da casa abrem o Mundial no dia 7, quando as Seleções masculina e feminina de Portugal enfrentarão Japão e Austrália, respectivamente. Serão os dois únicos jogos do primeiro dia. A partir do dia 8, começam os confrontos das demais equipes. O Brasil estreia com a Seleção masculina primeiro: contra a Argélia, às 6h10 (horário de Brasília), a cidade-sede se encontra quatro horas à frente do fuso brasileiro. Mais tarde, ao meio-dia, será a vez da Seleção feminina encarar a Grã-Bretanha. Cada time jogará apenas uma vez por dia.

A equipe feminina vai enfrentar na fase de grupos as norte-americanas, bicampeãs paralímpicas e maiores ganhadoras de Mundiais. Das dez edições realizadas, elas venceram quatro. Além delas, farão parte da mesma chave Japão, Israel, Austrália, Egito, Grã-Bretanha e Portugal.

Já a Seleção masculina, atual bicampeã mundial, buscará o inédito tri, feito jamais obtido por nenhum país. Eles enfrentarão pelo Grupo C o Canadá, Japão e Turquia que nunca ganharam uma edição do Mundial ou Paralimpíadas, além de Argélia, Alemanha, Portugal e Bélgica.

O campeonato é classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024: campeão e vice de cada categoria estarão automaticamente garantidos. Em ambos os torneios, o sistema de disputas será o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final. As disputas por medalha estão marcadas para o dia 16, e as mulheres fecharão o evento: às 06h - bronze masculino; às 07h30 - bronze feminino; 10h - ouro masculino; ao meio-dia - ouro feminino.




#Acessibilidade: sequência de três fotos.

FOTO 1: atletas e comissão técnica posam na quadra de goalball do CT Paralímpico. Em cima, da esquerda para a direita, estão: Emerson, Dani, Parazinho, Moniza, Paulinho, Larissa, Leomon, Jéssica, Romário, Kátia, André e Geovanna. Agachados à frente deles: Kelvin, Patrick, Marcio, Thiago, Gabriel, Fábio, Mateus, Daniel e Jônatas. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

FOTO 2: atletas da Seleção feminina posam abraçadas umas às outras com as camisas de passeio, que são brancas com uma listra horizontal preta na altura do peito. Geovanna, Dani, Jéssica, Moniza, Larissa e Kátia aparecem nesta ordem. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

FOTO 3: atletas da Seleção masculina posam abraçados uns aos outros com as camisas de passeio, que são pretas com uma listra horizontal branca na altura do peito. André, Parazinho, Emerson, Paulinho, Leomon e Romário aparecem nesta ordem. Foto: Renan Cacioli/ CBDV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário