domingo, 11 de dezembro de 2022

Seleção feminina vence a primeira no mundial de Goalball e a masculina segue 100%

Rafael Passos

Geovanna comemora seu gol fazendo um coração com as duas mãos, ao lado da pivô Larissa. Fotos: Renan Cacioli/ CBDV

Na quarta partida pelo Mundial de Goalball, a seleção brasileira feminina conquistou a sua primeira vitória no torneio. Neste domingo (11), no Centro de Desportos e Congressos, em Matosinhos, Portugal,   equipe verde e amarela derrotou a seleção da casa por 10 a 0, o chamado game.

Geovanna marcou quatro gols, assim como Dani Longhini. Jéssica Vitorino fez um. O outro tento para o Brasil foi contra.

O próximo compromisso será contra Israel, nesta segunda-feira (12), às 10h40 (horário de Brasília). A equipe treinada por Gabriel Goulart ainda joga na terça-feira contra o Egito e fecha sua participação na fase inicial contra a Austrália, na quarta-feira.

Com a vitória, o Brasil chegou a três pontos e ainda sonha com uma das quatro vagas do grupo B às quartas de final. A situação é delicada após as derrotas para Grã-Bretanha, Estados Unidos e Japão. Além de ganhar seus três jogos restantes (Israel, Egito e Austrália), as sul-americanas precisam torcer por uma combinação de resultados para tentar passar de fase como um dos quatro melhores times da chave. 

"A gente precisa pensar que estamos jogando todas as partidas como finais. Trabalhamos muito para isso, então, temos de manter a concentração para conseguir outras vitórias para o Brasil. A chave para ganhar das israelenses é apostar 100% na defesa. Quando elas não conseguem marcar, acabam forçando mais o jogo e comentem muitas penalidades. Naturalmente, nossos gols vão sair", analisou a ala Geovanna, eleita a Melhor Jogadora da Partida no triunfo sobre as portuguesas. 

Parazinho conduz a bola com a mão direita no início da corrida para fazer o arremesso. Emerson está ao seu lado aguardando a jogada. Foto: Renan Cacioli/CBDV

Também neste domingo (11), a Seleção masculina manteve os 100% de aproveitamento no Mundial de Goalball ao vencer o Canadá por 10 a 0. Assim como fizeram as mulheres mais cedo, os rapazes venceram o time canadense por game, que é quando uma equipe abre 10 gols de diferença sobre o adversário. O treinador Jônatas Castro poupou seus dois alas titulares, Leomon e Parazinho, e começou com Romário no pivô. Emerson foi para o lado esquerdo e Paulinho assumiu a direita. 

Depois de um inicio do jogo equilibrado, quando o placar chegou a ficar 4 a 3, a Seleção brasileira tomou as rédeas da partida e levou o duelo para o intervalo com 6 a 3. Na etapa final, Parazinho entrou na festa, marcou três gols e foi eleito o Melhor Jogador da Partida.

"É a confirmação do nosso trabalho. Mostra que o que temos feito está certo. É dar continuidade para que isso aconteça mais vezes, não só comigo mas com outros atletas da equipe", falou o atleta do Sesi. Na etapa final, André Dantas também entrou e marcou quatro vezes. Paulinho, com outros quatro, e Emerson, com dois, fecharam a conta.

O Brasil lidera o grupo C com 12 pontos e encaminhou a classificação para as quartas de final. Na próxima rodada, os comandados de Jônatas Castro enfrentam a Alemanha. A bola rola na quadra nesta segunda-feira (12), às 8h30min (de Brasília).

O Mundial de Goalball é classificatório para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024: campeão e vice de cada categoria estarão automaticamente garantidos. Em ambos os torneios, o sistema de disputas é o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário