segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Seleções de goalball estão convocadas para o Campeonato das Américas

Rafael Passos

#Acessibilidade: Seleção masculina dá as mãos na quadra e ergue os braços para saudar o público durante torneio de 2017. Da esquerda para a direita, aparecem Romário, Parazinho, Leomon, Dantas, Alex e Zé Roberto, todos de camisa de manga longa amarela e calça preta (Foto: CBDV)

Foto: CBDV

Campeonato das Américas de goalball será disputado entre os dias 18 e 22 de fevereiro, em São Paulo

A Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) definiu os nomes dos 12 atletas, seis no feminino e seis no masculino, que representarão o Brasil no Campeonato das Américas de goalball, marcado para fevereiro, em São Paulo. No entanto, antes do torneio começar, no dia 18, eles se reunirão para a segunda Fase de Treinamentos do ano, entre os dias 7 e 15, no Centro de Treinamento Paralímpico, palco da competição.

Com duas mudanças em relação ao grupo que conquistou a inédita medalha de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, a equipe masculina defenderá o título de 2017, quando o evento também foi sediado na capital paulista. 

Confira a lista de convocados pelo técnico Alessandro Tosim.

Alas
André Claudio Botelho Dantas - Cetefe (DF)
Emerson Ernesto da Silva - Apace (PB)
Josemarcio da Silva Souza (Parazinho) - Sesi (SP)
Leomon Moreno da Silva - Santos (SP)

Pivôs
Ivanilson Idalino da Silva (Son) - Sesi (SP)
Romário Diego Marques - Icemat (MT)

A renovação já é uma marca registrada no nosso grupo. Em todo término de ciclo, acontece alguma. Sabemos que todos estão bem-preparados e jogariam em qualquer seleção do mundo. O nosso foco é o Campeonato Mundial. Que a gente consiga fazer uma grande competição!", diz o técnico Alessandro Tosim.

O Mundial de goalball será disputado em junho, na cidade de Hangzhou. O Brasil é o atual bicampeão e já tem a sua classificação garantida à competição. O mesmo não acontece com a equipe feminina, que buscará sua vaga justamente via Campeonato das Américas. Os dois primeiros colocados de cada categoria carimbam passaporte rumo ao torneio.

A para a Seleção feminina será o primeiro torneio após a troca no comando técnico. Dailton Nascimento saiu após as Paralimpíadas de Tóquio e deu lugar a Jônatas Castro, que foi auxiliar técnico de Dailton. 

As convocadas foram:

Alas
Danielle Vilas Longhini - Sesi (SP)
Jéssica Gomes Victorino - Cetefe (DF)
Kátia Aparecida Ferreira Silva - Cetefe (DF)

Pivôs
Ana Gabrielly Britto Assunção - Sesi (SP)
Larissa Santos do Espírito Saturnino - Santos (SP)
Moniza Aparecida da Lima - Sesi (SP)

"Um sexteto que parece bem renovado, mas a gente conta com meninas experientes. Quatro delas estiveram nos últimos Jogos Paralímpicos. E a gente espera que essa experiência seja suficiente para representar em quadra a escola de goalball do Brasil. Além disso, mesmo as mais novas vêm sendo observadas desde o ciclo anterior em competições de jovens. Então, é uma equipe renovada, mas não inexperiente", completou Jônatas.

Está será a quarta edição do torneio, que seria originalmente realizado em 2021, sendo a terceira sediada em São Paulo (2022, 2017 e 2005). Em 2013, ele foi jogado em Colorado Springs (EUA). A Seleção feminina do Brasil foi vice-campeã em todas as participações. Já a equipe masculina têm, além do título de 2017, um terceiro (2013) e um quarto (2005) lugar, respectivamente.

Nesta edição, a chave feminina contará com 12 seleções: Brasil, Argentina, Canadá, Chile, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Guatemala, México, Nicarágua, Peru e Venezuela. Já a masculina reunirá estas mesmas equipes além de Porto Rico, totalizando 13 participantes.

Campeonato das Américas

Os jogos serão disputados em duas quadras simultaneamente entre os dias 18 e 22 de fevereiro, no CT Paralímpico. Por conta das restrições devido à pandemia da Covid-19, o evento será fechado ao público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário