terça-feira, 17 de junho de 2014

Terça-feira tem últimas estreias na Copa do Mundo

Rafael Passos

Chegou a hora de conhecermos os últimos países participantes da Copa do Mundo. As equipes do Grupo H, estreiam nesta terça-feira (17). A Bélgica, apontada como provável sensação da Copa do Mundo após campanha invicta e praticamente perfeita nas Eliminatórias entra em campo diante da Argélia, a partir das 13h, no Mineirão. Na outra partida da chave, Rússia e Coreia do Sul e enfrentam na Arena Pantanal, em Cuiabá, às 19h (de Brasília).

A Bélgica, que não disputava uma Copa desde a edição de Coreia do Sul/Japão em 2002, disputará o seu Mundial de número 12. O melhor desempenho belga foi em 1986, no México, quando terminou em quarto lugar tendo Enzo Scifo e Michel Preud'homme como destaques. 

Cabeça de chave do Grupo H, a Bélgica sobrou no Grupo A das Eliminatórias da Europa para a Copa, que ainda contava com Croácia, Sérvia, Escócia, País de Gales e Macedônia. Foram 26 pontos graças a oito vitórias e dois empates. Apenas Alemanha e Holanda, que somaram 28 pontos, foram melhor. Tal desempenho gerou grande expectativa sobre o desempenho belga no Mundial, pois esses resultados foram conquistados por uma geração talentosa. Courtois, Kompany, Vermaelen, Vertonghen, Fellaini, Hazard e Lukaku, por exemplo, pertencem a grandes clubes europeus.

E para o primeiro compromisso em solo brasileiro, a Bélgica ainda não está definida. Wilmots, ex-jogador da seleção belga faz mistério para divulgar os 11 titulares. A tendência é que a linha de quatro defensiva seja a mesma que atuou no amistoso diante da Tunísia, o último antes da viagem ao Brasil. Já no ataque, Mertens leva ligeira vantagem sobre Mirallas.

O adversário será a Argélia. A Copa no Brasil será a quarta da história argelina em Copas do Mundo. Na primeira, em 1982, a Argélia só não avançou de fase pelo saldo de gols. Venceu a poderosa Alemanha Ocidental, foi derrotada pela Áustria na sequência, venceu o Chile no último jogo, mas acabou ficando em terceira na chave. Teve os mesmos quatro pontos que Alemanha e Áustria, mas o saldo zerado impediu a classificação. Em 1986 e 2010, a Argélia também foi eliminada, mas sem destaque.

Entre os destaques, estão o zagueiro e capitão Bougherra, os apoiadores Feghouli e Taïder e o atacante Ghilas. Os três últimos atuam por Valencia, Inter de Milão e Porto, respectivamente.

A tendência é que a Argélia tenha a base do último amistoso antes do Mundial, quando venceu a Romênia, por 2 a 1, na Suíça. Soudani, autor de dez gols no último Campeonato Português pelo Sporting, é a referência ofensiva do time. Ele foi o artilheiro argelino nas Eliminatórias com cinco gols em sete partidas.

Bélgica x Argélia
Ficha Técnica
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data: 17 de junho de 2014, terça-feira
Horário: 13 horas (de Brasília)
Arbitragem: Marco Rodríguez (México), auxiliado por Marvin Torrentera e Marcos Quintero (ambos do México)

Bélgica: Courtois, Alderweireld, Kompany, Van Buyte, Vertonghen, Witsel, De Bruyne, Chadli, Nacer, Lukaku, Hazard. Técnico: Marc Wilmots

Argélia: Raïs M'Bolhi; Mehdi Mostefa, Madjid Bougherra, Rafik Halliche, Faouzi Ghoulam, Carl Medjani, Saphir Taïder, Nabil Bentaleb, Riyad Mahrez, Sofiane Féghouli e Arbi Soudani. Técnico: Vahid Halilhodzic

Neste grupo, encabeçado pela Bélgica, a Rússia, comandada por Fabio Capello, aparece como a maior candidata para a segunda vaga às oitavas de final do Mundial. E para buscar esse objetivo, os russos têm a obrigação de vitória contra a Coreia do Sul, nesta terça-feira, na Arena Pantanal, no duelo que fecha a primeira rodada da chave.

Entre as 32 seleções que disputam a 20ª Copa do Mundo, a da Rússia é a única que conta apenas com jogadores que atuam no próprio país. O time que enfrentará a Coreia do Sul nesta noite deve ser o mesmo que vinha atuando nos últimos amistosos, tendo Samedov e Kokorin no ataque e Zhirkov como o principal responsável pela criação. O atacante Kerzhakov, único remanescente da última Copa disputada pela Rússia, a de 2002, é opção para o decorrer dos jogos.

Esta será a oitava Copa seguida da Coreia do Sul, que ainda luta para figurar entre forças mais fortes do futebol mundial. A esperança coreana pode estar nos pés de Son Heung-Min, meia-atacante do Bayer Leverkusen. 

Rússia x Coreia do Sul
Ficha Técnica
Local: Arena Pantanal, em Cuiabá (MT)
Data: 17/06/14, terça-feira
Horário: 19h (de Brasília)
Arbitragem: Néstor Pitana (Argentina), auxiliado por Hernán Maidana e Juan Pablo Belatti (ambos da Argentina)

Rússia: Igor Akinfeev; Vasiliy Berezutskiy, Sergey Ignashevich, Andrey Eshchenko e Georgy Schennikov; Yuri Zhirkov, Andrey Semenov e Viktor Fayzulin; Igor Denisov, Oleg Shatov e Alexander Kokorin
Técnico: Fabio Capello

Coreia do Sul: Jung Sung-ryong; Lee Yong, Kwak Tae-hwi, Kim Young-gwon e Kim Chang-soo; Ki Sung-yeung, Han Kook-young e Lee Chung-yong; Kim Shinwook, Son Heung-min e Koo Ja-cheol
Técnico: Hong Myung-Bo

Nenhum comentário:

Postar um comentário