segunda-feira, 16 de junho de 2014

Segunda-feira na Copa tem Alemanha x CR7, Super águias x Irã e Gana x Estados Unidos

Rafael Passos

Montagem sobre fotos/AFP
O quinto dia de Copa do Mundo no Brasil será aberto com um dos mais aguardados jogos da primeira fase. Na Fonte Nova, em Salvador, Alemanha e Portugal estrearão na competição. Curitiba receberá seu primeiro jogo do Mundial com Irã e Nigéria e, fechando o dia de jogos, Gana e Estados Unidos duelarão na Arena das Dunas em Natal. 

Depois da estreia de Neymar, Messi, Espanha, da Holanda e outros astros no mundial, chegou a vez de uma das favoritas ao título e do melhor jogador do mundo em 2013. Nesta segunda-feira (16), Cristiano Ronaldo comanda a esquadra Lusitana contra a Alemanha pela 1ª rodada do grupo G, na Arena Fonte Nova, em Salvador, a partir da 13h.

A partida pode marcar o início do reinado de Miroslav Klose, que, com 14 gols em Copas, pode alcançar no torneio no Brasil o maior artilheiro da história dos Mundiais, Ronaldo, que fez 15. Porém, o alemão começa no banco na equipe de Joachim Low, com Thomas Muller iniciando o duelo como titular. Além disso, será o 100º jogo da Alemanha em Mundiais, a primeira Seleção a atingir esta marca. 

As outras seleções do grupo G são Gana e Estados Unidos, que também entram em campo nesta segunda-feira, mas às 19h (horário de Brasília), na Arena das Dunas.

No lado português, o atual dono da bola de ouro da Fifa chegou ao Brasil sofrendo com uma tendinose no joelho. Segundo o próprio CR7, porém, ele está 100% e pronto para brilhar na Copa. 

Alemanha x Portugal
Ficha Técnica
Copa do Mundo 2014 - Grupo G - 1ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador-BA 
Data: 16 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 13h (horário de Brasília) 
Arbitragem: Milorad Mazic (SER), auxiliado por Milovan Ristic e Dalibor Djurdjevic (ambos SER)

Alemanha: Neuer; Boateng, Mertesacker, Hummels e Höwedes; Lahn, Khedira, Kroos e Özil; Götze e Müller. Técnico: Joachim Low

Portugal: Rui Patrício; João Pereira, Pepe, Bruno Alves e Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles e João Moutinho; Nani, Cristiano Ronaldo e Hugo Almeida. Técnico: Paulo Bento

No complemento do Grupo F, que teve a Argentina batendo a Bósnia, marcará a estreia de Curitiba na Copa do Mundo. A Arena da Baixada irá receber Irã e Nigéria às 16h. As seleções são apontadas como azarões no grupo. O Irã volta à Copa do Mundo após oito anos e, em sua quarta participação na elite do futebol, tenta avançar de fase pela primeira vez. 


Já a Nigéria emplaca sua quinta participação nas últimas seis edições da Copa do Mundo. Credenciadas pelo título da Copa Africana de Nações no ano passado, as Super Águias participaram da Copa das Confederações no Brasil, mas caíram na fase de grupos.

Apenas quatro jogadores atuam no futebol do país, Chigozie Agbim, Azubuike Egwuekwe, Kunle Odunlami e Ejike Uzoenyi, e o elenco é bastante rodado e conhecido internacionalmente, como o goleiro Vincent Enyeama, os defensores Joseph Yobo, o capitão, e Efe Ambrose, os meio-campistas John Obi Mikel, do Chelsea, Victor Moses, do Liverpool, Ogenyi Onazi, e os atacantes Ahmed Musa e Emmanuel Emenike.

Irã x Nigéria
Ficha Técnica
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR) 
Data: 16 de junho de 2014, segunda-feira 
Horário: 16 horas (de Brasília) 
Arbitragem: Carlos Vera (Equador), auxiliado por vChristian Lescano e Byron Romero (ambos do Equador)

Irã: Davari; Montazeri, Amirhossein Sadeghi, Jalal Hosseini e Pooladi; Nekounam, Timotian, Haji Safi e Dejagah; Heydari e Goochannejad. Técnico: Carlos Queiroz

Nigéria: Enyeama; Ambrose, Oboabona, Omerou e Oshaniwa; Onazi, Mikel, Azeez e Moses; Odemwingie e Emenike. Técnico: Stephen Keshi

No último jogo do dia, a Seleção dos Estados Unidos querem acabar com a fama de "freguês" de Gana. A parida desta segunda-feira, em Natl será contra a maior pedra no sapato norte-americana das últimas Copas. As Estrelas Negras venceram os sobrinhos do Tio Sam nas Copas de 2006 e 2010. 

Os Estados Unidos têm três representantes do time de 2006, DeMarcus Beasley, Dempsey e Howard e seis de 2010, Howard, Bradley, Dempsey, Altidore, Guzan e Beasley.. Já Gana tem três atletas que estava em 2006, Asamoah Gyan, Michael Essien, Sulley Muntari e sete de 2010, Asamoah Gyan, Samuel Inkoom, Jonathan Mensah, André Ayew, Kwadwo Asamoah, Kevin Prince Boateng e Sulley Muntari.

Gana x Estados Unidos
Ficha Técnica
Local: Estádio Arena das Dunas, em Natal (RN) 
Data: 16 de junho de 2014, segunda-feira
Horário: 19 horas (de Brasília) 
Arbitragem: Jonas Eriksson (Suécia),auxiliado por Mathias Klasenius (Suécia) e Daniel Warnmark (Suécia)

Gana: Dauda (Kwarasey), Afful, Boye, Mensah e Asamoah Kwadwo; Rabiu, Muntari, Waris (Jordan Ayew), Boateng e André Ayew; Asamoah Gyan. 
Técnico: Kwesi Appiah

Estados Unidos: Tim Howard; Fabian Johnson, Geoff Cameron, Matt Besler e DaMarcus Beasley; Kyle Beckerman, Alejandro Bedoya, Jermaine Jones e Michael Bradley; Clint Dempsey e Jozy .
Técnico: Jurgen Klinsmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário