Créditos: Rafael Ribeiro / CBF |
Com erros de arbitragem, assim como ocorreu no primeiro jogo na Copa do Mundo de 2002, o Brasil venceu de virada a Croácia por 3 a 1 na estreia da Copa do Mundo, na Arena Corinthians, em São Paulo. Neymar, dois gols, e Oscar fizeram os gols brasileiros. Marcelo, contra, fez para a Croácia.
O triunfo da tarde desta quinta-feira (12), foi a 16ª vitória em estreias na competição. Aconteceram ainda duas derrotas e dois empates em vinte edições.
Foi a nona Copa do Mundo consecutiva que o Brasil iniciou com vitória. A última vez que os brasileiros perderam na primeira partida foi em 1934.
O Brasil viveu um primeiro tempo pouco inspirado e levou sustos logo no começo. Aos 7min, depois de cruzamento da direita, Olic subiu de cabeça quase livre. A bola passou perto da trave de Júlio César. Quatro minutos depois, novamente Olic apareceu, ele avançou pela esquerda, fez cruzamento rasteiro, Jelavic furou, mas Marcelo se atrapalhou e marcou contra, o primeiro gol da Copa do Mundo. Croácia 1 a 0.
O primeiro chute perigoso do Brasil só saiu aos 21, quando Paulinho bateu para boa defesa de Pletikosa. No minuto seguinte, Neymar fez grande jogada pela direita, Oscar pegou a sobra da zaga e de fora da área chutou em curva. O goleiro Pletikosa salvou os croatas de novo.
Aos 26min, Neymar, perdeu a cabeça, soltou o braço em Modric, e recebeu o primeiro cartão amarelo da Copa.
Três minutos depois, o próprio Neymar, marcou o gol de empate. Oscar roubou a bola no círculo central e tocou para o camisa 10. Ele avançou, se livrou de dois jogadores e bateu rasteiro no cantinho. Brasil 1 x 1 Croácia.
O empate permaneceu até o final do primeiro tempo.
No retorno para os 45 minutos finais, nenhuma das equipes teve alterações. Até a metade do período o jogo foi truncado. Aos 24 minutos aconteceu o primeiro lance polêmico do Mundial. O centroavante brasileiro Fred disputou uma bola com Lovren, e o árbitro japonês Yuchi Nishimura assinalou pênalti equivocadamente, alegando que o zagueiro havia puxado o atacante. Os croatas é claro, reclamaram muito, e com razão. Neymar cobrou à direita. Pletikosa acertou o canto e ainda tocou na bola, mas essa entrou. 2 a 1 Brasil
Aos 38, o árbitro deu falta duvidosa de Olic em Júlio César em um lance que acabou em gol. Novamente os croatas reclamaram com Nishimura. Ainda houve tempo para Júlio César fazer duas boas defesas e evitar o gol de empate da Croácia.
No último minuto, Oscar arrancou, em lance individual, deixou croatas para trás e chutou de bico, certeiro, no canto, para fazer 3 a 1.
A seleção viajou logo depois do jogo para Teresópolis, sua base de treinamentos durante a Copa. No domingo, vai para Fortaleza, onde enfrenta o México na terça-feira (17), às 16h. Um dia depois, a Croácia pega Camarões, em Manaus, fechando a segunda rodada do Grupo A.
Brasil 3 x 1 Croácia
Ficha Técnica
Local: Arena Corinthians, em São Paulo
Arbitragem: Yuichi Nishimura (Japão), auxiliado por Toru Sagara (Japão) e Toshiyuki (Japão)
Gols: Neymar 29´1T e 26´2T, e Oscar 46´2T (B); Marcelo (contra) 11´ 1T (C)
Cartões Amarelos: Neymar e Luiz Gustavo (BRA); Corluka, Lovren (CRO)
Público: 62.103
Arbitragem: Yuichi Nishimura (Japão), auxiliado por Toru Sagara (Japão) e Toshiyuki (Japão)
Gols: Neymar 29´1T e 26´2T, e Oscar 46´2T (B); Marcelo (contra) 11´ 1T (C)
Cartões Amarelos: Neymar e Luiz Gustavo (BRA); Corluka, Lovren (CRO)
Público: 62.103
Brasil: Júlio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Paulinho (Hernanes) e Oscar; Hulk (Bernard), Fred e Neymar (Ramires).
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Técnico: Luiz Felipe Scolari
Croácia: Pletikosa; Srna, Vrsaljko, Corluka e Lovren; Perisic, Rakitic, Kovacic (Brozovic) e Modric; Jelavic (Rebic) e Olic.
Técnico: Niko Kovac
Técnico: Niko Kovac
Nenhum comentário:
Postar um comentário