sexta-feira, 11 de novembro de 2022

Seleção feminina é campeã mundial no vôlei sentado feminino

Rafael Passos

Foto: World Paravolley

Foto: World Paravolley

Foto: World Paravolley

Foto: World Paravolley

Foto: World Paravolley

Foto: World Paravolley

Foto: World Paravolley

Foto: World Paravolley

Foto: World Paravolley

Foto: World Paravolley

Foto: World Paravolley

Brasil bateu o Canadá por 3 a 2 garantiu vaga nas Paralimpíadas de Paris 2024

É ouro para o Brasil! A seleção feminina de vôlei sentado conquistou, nesta sexta-feira, em Saravejo, na Bósnia e Herzegovina, seu primeiro título mundial na história da modalidade, ao vencer o Canadá na final, no tie-break, com parciais de 25/23, 18/25, 21/25, 25/17 e 15/6. Além do ouro, a vitória garantiu a presença brasileira nas Paralimpíadas de Paris em 2024.

"Hoje nós sentimos um pouquinho, até porque o Brasil nunca tinha disputado nem semifinal de campeonato mundial. A gente tinha certeza que nosso time era melhor mas estávamos muito tensos, era tudo novo. Mas a hora que a gente conseguiu acalmar elas (as jogadoras), ali no quarto set, o time conseguiu começar a jogar o que vinha jogando e a gente conseguiu esse feito. Então é história para o Brasil e parabéns para as meninas", declarou o técnico Fernando Guimarães.

No início do primeiro set, o Brasil tomou um susto. As canadenses passaram anotar pontos em sequência sem respostas das brasileiras. A distância chegou a estar em sete pontos por alguns momentos do jogo e o set parecia perdido. Mas a seleção brasileira buscou o empate em 22 a 22. O Canadá ainda ficou novamente em vantagem, mas as meninas do Brasil anotaram mais três vezes seguidas para vencer o set.

No segundo, o Brasil iniciou melhor e chegou a manter vantagem de quatro pontos sobre o Canadá. Mas a partir do 14º ponto brasileiro, as canadenses iniciaram uma corrida de 13 pontos que só foram respondidos por apenas quatro pontos da seleção. Vitória no set por 25 a 18 para o Canadá.

Já no terceiro, as duas equipes faziam uma partida disputada no início. Mas novamente aproveitando erros das brasileiras e emendando seguidas sequências de pontuação sem resposta, o Canadá administrou uma vantagem de quatro pontos até o final do set. 25 a 21 para as canadenses.

Correndo o risco de perder a chance da conquista do título inédito, o Brasil precisava fazer um quarto set próximo da perfeição. E a seleção fez algo próximo disso, realizando um set seguro e controlando bem a seleção canadense, e mostrando a força ofensiva: 25 a 17, e a decisão ia para o tie-break.

No quinto set, o Brasil foi avassalador. Chegou a abrir quatro pontos a zero e ver o técnico canadense pedir tempo para tentar ajustar a equipe. Mas não adiantou: o Canadá, diferente dos primeiros sets, parecia estar sentindo o jogo e não conseguia responder à altura a volúpia ofensiva brasileira. O que transpareceu bem no placar do set: 15 a 6 e ouro inédito para as brasileiras.

Também nesta sexta-feira, algumas horas antes, a seleção masculina conquistou o bronze no masculino ao derrotar o Egito por 3 sets a 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário