domingo, 6 de novembro de 2022

Grêmio goleia o Inter e conquista o Gauchão Feminino 2022

Rafael Passos

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

As capitães do Grêmio Pri Back e Tuani levantam a taça - Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Rafa Levis (esq.) e Caty (dir.) seguram o troféu -Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Troféu do Gauchão Feminino 2022 - Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Cássia comemora com Rafa Levis o gol de abertura do placar - Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Luany marcou o segundo gol do Grêmio na final - Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Karla Alves comemora o seu gol em cobrança de pênalti. Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Caty marcou um golaço na goleada gremista - Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

A mulher Grenal Fabi Simões marcou o gol do Inter na Arena - Foto: João Callegari

A capitã Bruna Benites levanta o troféu de vice-campeão em frente à torcida colorada - Foto: João Callegari

Foto: Fernando Alves/Grêmio FBPA

A equipe gremista quebrou um jejum de cinco anos sem vencer as arquirrivais

O Grêmio é campeão gaúcho feminino de 2022. Na tarde deste domingo (6), diante de quase 20 mil torcedores na Arena, a equipe Gremista goleou as Gurias Coloradas por 4 a 1. Cássia, Luany, Karla Alves e Caty marcaram os gols da vitória tricolor. Fabi Simões descontou para as Alvirrubras. Aliado ao empate em 1 a 1 no jogo de ida, disputado no Beira-Rio, o placar agregado foi de 5 a 2 para as comandadas de Patricia Gusmão. As gurias do Tricolor voltam a conquistar o título, feito que havia acontecido pela última vez em 2018. 

As Gurias Gremistas disputaram nove partidas ao longo do Gauchão. Foram sete vitórias e dois empates. Marcaram 63 gols e sofreram apenas quatro. A campanha sem derrotas, com 85% de aproveitamento, garantiu o quarto título da modalidade (2000, 2021,2018 e 2022). 

Tabus quebrados

O triunfo das Gurias Gremistas diante das maiores rivais não representa apenas o título estadual, mas também a quebra de alguns tabus indigestos para o escrete tricolor. O Grêmio colocou fim à hegemonia do Inter, que havia conquistado as últimas três edições do Gauchão. Além disso, encerrou também a supremacia das adversárias nos confrontos diretos. A equipe treinada por Patricia Gusmão não vencia um clássico Grenal há 14 jogos. A última vitória ocorreu em 3 de dezembro de 2017. Na ocasião, as tricolores venceram por 2 a 0, gols marcados por Karina e Tefa, no CFT Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, no jogo de ida da final do campeonato daquele ano.  

Foto: Luciano Amoretti / Divulgação Grêmio

Foto: Luciano Amoretti / Divulgação Grêmio

Karina abriu o placar para as donas da casa - Foto: Luciano Amoretti / Divulgação Grêmio

Tefa fechou o escore de 2 a 0 - Foto: Luciano Amoretti / Divulgação Grêmio

Ficha Técnica
Grêmio 2 x 0 Internacional
Campeonato Gaúcho Feminino 2017
Final - Jogo de Ida
Estádio Aírton Ferreira (CFT Hélio Dourado), em Eldorado do Sul (RS).
Data: domingo, 3 de dezembro de 2017, às 17h.
Árbitra: Marlova Inajara Boeck de Azevedo.
Árbitra Assistente 1: Pamela Siqueira Joras.
Árbitra Assistente 2: Andréia Tedesco.
Gols: Karina, aos 33' 1° T, e Tefa, aos 8' 2°T.

Escalação do Grêmio: Carol Aquino; Jissele, Ari Cabrera, Carol Carioca e Carol Gomes; Tchula, Dani Magallon (Rafa Ancheta), Tefa (Jé Alves) e Shashá; Karina e Luana Spindler (Carlinha). Técnica: Patrícia Gusmão.

Escalação do Inter: Luana Liberato; Geórgia, Isadora Hass, Renata Costa e Leidi; Gabi Luizielli e Paloma Castro; Thessa, Mylena Pedroso e Rosana; Byanca Brasil. Entraram: Gabi Costa, Dani Zanolla, Letícia Sanchez, Tais Marques e Paloma Merlo. Técnica: Tatiele Silveira. 

Retrospecto do clássico Grenal desde as reaberturas dos departamentos em 2017: 

⚽ 16 jogos
🇦🇹 8 vitórias do Inter
🇪🇪 2 vitórias do Grêmio
6 empates

⚽ 29 gols do Inter
⚽ 18 gols do Grêmio

O jogo

Primeiro tempo

Com um início de jogo arrasador, o Grêmio construiu uma grande vantagem ainda no primeiro tempo. Logo aos nove minutos, Luany recebeu passe de Karla Alves no direito do ataque, a zaga do Inter falhou e ela finalizou na trave esquerda. Na sobra dentro da área, a camisa 18 chutou e a zagueira colorada Bruna Benites salvou em cima da linha e a bola sobrou para Cássia, que finalizou para abrir o marcador. Grêmio 1 x 0 Internacional.

Três minutos depois, Luany recebeu lançamento de Sinara pelo lado direito, ganhou de Sorriso na velocidade e chutou para o gol, a bola tocou no pé da zagueira encobrindo a goleira Mayara e foi para o fundo das redes. Grêmio 2 a 0 Inter. 

Aos 18, Rafa Levis invadiu a área pelo lado esquerdo, dribrou a zagueira Sorriso e foi derrubada. Pênalti marcado pela árbitra Andressa Hartmann, que Karla Alves cobrou e converteu o terceiro gol gremista.

Em larga desvantagem, o técnico colorado Maurício Salgado promoveu uma troca ainda aos 36 minutos do primeiro tempo. A artilheira Priscila entrou no lugar de Maii Maii.

Segundo tempo

Na volta para o segundo tempo, o técnico colorado fez mais uma alteração: a zagueira Isa Haas entrou no lugar da também defensora Sorriso.

Aos 12 minutos, brilhou a estrela da "Mulher Grenal" Fabi Simões. Após lançamento de Bruna Benites, Fabi Simões ganhou da marcação da zagueira gremista Tuany e encobriu a goleiro Lorena para diminuir a desvantagem. Grêmio 3 a 1 Inter. Faltavam dois gols para que as Coloradas levassem a decisão para os pênaltis. 

Vendo o tempo passar e pprecisando buscar o resultado, o técnico colorado realizou mais uma troca: a atacante Mileninha entrou no lugar da centroavante Lelê. 

No entanto. quem marcou mais uma fez foi o Grêmio. Aos 29, Caty, que entrara no lugar de Rafa Levis, arriscou um chute do meio da rua e acertou o ângulo direito de Mayara. A bola ainda bateu na trave e marcou o quarto tento tricolor. Um golaço para fechar com chave de ouro o título gremista.

Antes do final do jogo, a colorada Bia Gomes e entrou na vaga de Eskerdinha. No lado gremista, Mónica Ramos foi para o jogo no lugar de Tuani.

Nos minutos finais, o Inter tentou marcar o segundo gol, mas as jogadas esbarravam nas marcadoras gremistas, que vibravam efusivamente a cada carrinho.

Após o apito final houve a explosão das jogadoras, comissão técnica e torcida.

Ficha Técnica
Grêmio 4 x 1 Internacional
Gauchão Feminino 2022 - Final - Jogo de volta
Data: Domingo, 6/11, às 13h45min.
Local: Arena do Grêmio - Porto Alegre (RS).
Árbitra: Andressa Hartmann.
Árbitra Assistente 1: Maira Mastella Moreira.
Árbitra Assistente 2: Luiza Naujorks Reis.
Quarto Árbitro: Edimilson Fernando dos Santos da Luz.
Gols: Cássia, aos 9' 2°T, Luany, aos 12' 1°T, Karla Alves, aos 18' 1°T, e Caty, aos 29' 2°T (GRÊ); Fabi Simões, aos 11' 2°T (INT).
Cartões amarelos: Cássia, Luany, Jéssica Soares, Caty, Yura Titow (assistente técnico) (GRÊ); Bruna Benites, Lelê e Djeni (INT).
Público não pagante: 1.705.
Público pagante: 17.436.
Público Total: 19.141.
Renda: R$ 70.402,50. 

Grêmio: Lorena; Sinara, Tuani (Mónica Ramos), Pati Maldaner e Jéssica Soares; Jéssica Peña, Karla Alves e Rafa Levis (Caty); Luany (Dani Ortolan), Cássia e Lais Estevam (Dani Barão). Técnica: Patrícia Gusmão.

Internacional: Mayara; Isabela, Bruna Benites, Sorriso (Isa Haas) e Eskerdinha (Bia Gomes); Juliana, Djeni, Capelinha e Maiara (Priscila); Fabi Simões e Lelê (Mileninha). Técnico: Mauricio Salgado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário