quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Destaques do quinto dia da Copa do Mundo Catar 2022

Rafael Passos


Copa do Mundo - Catar 2022 - 1ª Rodada

Nesta quinta-feira (24), quatro jogos foram disputados pelos grupos G e H da primeira fase da Copa do Mundo 2022, no Catar. 

Arte: Rafael Passos

Em jogo válido pela primeira rodada do Grupo G da Copa do Mundo do Catar, a Suíça venceu Camarões por 1 a 0 nesta quinta-feira (24), no estádio Al Janoub, em Al Wakrah. O único tento do duelo foi marcado por Breel Embolo, aos 3 minutos do segundo tempo. Curiosamente, o atacante nasceu em Yaoundé, no país africano, e imigrou para a Europa aos cinco anos, junto de sua mãe. Em 2014, ele se tornou cidadão da Suíça, país que escolheu defender no futebol.

Esta foi a primeira vez na história que um atleta marca um gol em seu país de origem em uma Copa do Mundo.

Após a realização dos dois jogos da primeira rodada, Brasil e Suíça lideram o Grupo G com três pontos, mas os sul-americanos estão à frente pelo saldo de gols (2 contra 1). Camarões e Sérvia, sem pontos, vêm na sequência.

A segunda rodada do Grupo G está marcada para a segunda-feira (28). Camarões e Sérvia se enfrentam às 7h (de Brasília), no estádio Al Janoub, em Al Wakrah, enquanto Brasil e Suíça fazem o jogo dos líderes da chave, às 13h (de Brasília), no estádio 974, em Doha.

Ficha Técnica
⚽ Suíça 🇨🇭 1 x 0 🇨🇲 Camarões
Copa do Mundo Catar 2022 - Grupo G - 1ª Rodada
🗓️ Quinta-feira, 24/11, às 7h (horário de Brasília)
🏟️ Estádio Al Janoub - Al Wakrah.
Árbitro: Facundo Tello (ARG).
Assistentes: Ezequiel Brailovsky (ARG) e Gabriel Chade (ARG).
Quarto árbitro: Said Martinez (HND).
VAR: Mauro Vigliano (ARG). 
Gol: Breel Embolo, aos 3' 2°T.
Cartões amarelos: Elvedi, Akanji (SUI); Fai (CAM).
Público: 39.089 espectadores.

Suíça🇨🇭; Yann Sommer; Widmer, Elvedi, Akanji e Ricardo Rodríguez (Cömert); Freuler, Xhaka, Djibrol Sow (Frei) e Shaqiri (Okafor); Rubén Vargas (Rieder) e Breel Embolo (Seferovic). Técnico: Murat Yakin.

Camarões 🇨🇲: Onana; Collins Fai, Castelleto, N'Koulou e Nouhou Tolo; Oum Gouet, Hongla (Ondoua) e Zambo Anguissa; Mbeumo (Ngamaleu), Choupo-Moting (Aboubakar) e Toko Ekambi (N'Koudou). Técnico:  Rigobert Song.

Arte: Rafael Passos

A Copa do Mundo Catar 2022 começou para a Seleção Brasileira. Nesta quinta-feira (24), a equipe comandada por Tite venceu a Sérvia por 2 a 0, em partida realizada no estádio Icônico de Lusail, em Al Daayen, pela primeira rodada do grupo G. O grande nome do jogo foi o centroavante Richarlison, que marcou os dois gols, um deles um golaço de voleio. 

Com a vitória por dois gols de diferença, o Brasil termina a primeira rodada como líder do Grupo G com três pontos, empatado com a Suíça, mas fica à frente no saldo de gols (2 contra 1). Camarões e Sérvia, sem pontos, vêm na sequência.

A segunda rodada do Grupo G está marcada para a segunda-feira (28). Camarões e Sérvia se enfrentam às 7h (de Brasília), no estádio Al-Janoub, enquanto Brasil e Suíça fazem o jogo dos líderes da chave, às 13h (de Brasília), no estádio 974, em Doha.

Ficha Técnica
Brasil 🇧🇷 2 x 0 🇷🇸 Sérvia
Copa do Mundo Catar 2022 - Grupo G - 1ª Rodada
🗓️ Quinta-feira, 24/11, às 16h (horário de Brasília).
🏟️ Estádio Icônico de Lusail - Al Daayen.
Árbitro: Alireza Faghani (IRÃ)
Assistentes: Mohammadreza Mansouri (IRÃ) e Mohammadreza Abolfazli (IRÃ)
Quarto árbitro: Maguette Ndiaye (SEN).
​VAR: Abdulla Al-Marri (CAT).
AVAR: Muhammad Bin Jahari (CIN), Anton Shchetinin (AUS) e Paulus Van Boekel (HOL).
Gols: Richarlison, aos 17' 2°T e 28' 2°T.
Cartões amarelos: Gudelj, Pavlović, Saša Lukić (SER).
Público: 88.103 espectadores

Brasil 🇧🇷: Alisson; Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar (Antony); Raphinha (Gabriel Martinelli) e Vinicius Jr. (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite.

Sérvia 🇷🇸: Vanja Milinkovic-Savić; Pavlović, Milenković, Veljković; Živković (Nemanja Radonjić), Lukić (Darko Lazović), Gudelj (Ivan Ilić), Savić, Mladenović (Dušan Vlahović), Tadić e Mitrović (Nemanja Maksimović). Técnico: Dragan Stojkovic.

Arte: Rafael Passos

O Uruguai, bicampeão mundial, foi a penúltima seleção a estrear na Copa do Mundo de 2022, no Catar. Nesta quinta-feira (24), no estádio Cidade da Educação, La Celeste Olímpica empatou sem gols com a Coreia do Sul, em jogo válido pela primeira rodada do Grupo H. 

As melhores chances uruguaias foram criadas por Godín e Valverde, que pararam na trave. Os sul-coreanos quase marcaram com Hwang Ui-Jo.

Com o empate, Uruguai e Coreia do Sul ficam com um ponto. No jogo que encerrou a rodada inicial da chave, Portugal superou  Gana por 3 a 2 e lidera o grupo. É deste pote que sairá o possível adversário dos times do grupo G (o do Brasil) nas oitavas de final.

As duas partidas pela segunda rodada serão disputadas na próxima segunda-feira (28). O Uruguai encara Portugal, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail. Mais cedo, às 10h, a Coreia do Sul enfrentará Gana novamente no Cidade da Educação.

Ficha Técnica
⚽ Uruguai 🇺🇾 0 x 0 🇰🇷 Coreia do Sul
Copa do Mundo Catar 2022 - Grupo H - 1ª Rodada
🗓️ Quinta-feira, 24/11, às 10h (horário de Brasília).
🏟️ Estádio Cidade da Educação - Al Rayyan.
Árbitro: Clément Turpin (FRA).
Assistentes: Nicolas Danos (FRA) e Cyril Gringore (FRA).
4° árbitro: István Kovács (ROM).
VAR: Jerome Brisard (FRA).
Cartões amarelos: Martín Cáceres e Varela (URU); Cho Gue-Sung (COR).
Público: 41.663 espectadores.

Uruguai 🇺🇾: Sergio Rochet; Martín Cáceres, Diego Godín, José Maria Giménez, Mathías Olivera (Matías Viña), Federico Valverde, Matías Vecino (Nico De La Cruz), Rodrigo Bentancur, Facundo Pellistri (Guillermo Varela), Darwin Núñez, Luis Suárez (Edinson Cavani). Técnico: Diego Alonso.

Coreia do Sul 🇰🇷: Kim Seung-Gyu; Kim Young-Gwon, Kim Min-Jae e Kim Jin-Su; Jung Woo-Young, Hwang In-Beom, Lee Jae-Sung (Son Jun-Ho); Son Heung-Min, Hwang Ui-Jo (Cho Gue-Sung) e Na Sang-Ho (Lee Kang-In). Técnico: Paulo Bento.

Arte: Rafael Passos

Em duelo de cinco gols, marcados apenas no segundo tempo, Portugal venceu Gana por 3 a 2 nesta quinta-feira (24), no estádio 974, em Doha. Cristiano Ronaldo, João Félix e Rafael Leão marcaram os gols dos lusos.
André Ayew e Bukari anotaram para a seleção africana.

Cristiano Ronaldo abriu o placar de pênalti,  aos 19 minutos do segundo tempo, e se tornou se tornou o primeiro atleta na história do torneio a anotar gols em cinco edições diferentes. A penalidade máxima foi sofrida pelo próprio camisa 7 em marcação polêmica da arbitragem.

Com a vitória, Portugal assumiu a liderança do Grupo H, com três pontos. Uruguai e Coreia do Sul empataram sem gols e vêm na sequência da tabela de classificação. Gana é a lanterna da chave.

As duas partidas pela segunda rodada serão disputadas na próxima segunda-feira (28). O Uruguai encara Portugal, às 16h (de Brasília), no estádio Lusail. Mais cedo, às 10h, a Coreia do Sul enfrentará Gana, no Cidade da Educação, em Rayyan.

Ficha Técnica
⚽ Portugal 🇵🇹 3 x 2 🇬🇭 Gana
Copa do Mundo Catar 2022 - Grupo H - 1ª Rodada
🗓️ Quinta-feira, 24/11, às 13h (horário de Brasília).
🏟️ Estádio 974 - Doha.
Árbitro: IIsmail Elfath (EUA).
Auxiliares: Kyle Atkins (EUA) e Corey Parker (EUA).
4ª árbitra: Stéphanie Frappart (FRA).
VAR: Armando Villarreal (EUA).
Gols: Cristiano Ronaldo, aos 20' 2°T, João Félix, aos 33' 2°T, Rafael Leão 35' 2°T (POR); André Ayew, aos 28' 2°T, Bukari, aos 44' 2°T (GAN).
Cartões amarelos: Danilo Pereira, Bruno Fernandes (POR); Kudus, André Ayew, Seidu, Iñaki Williams (GAN).
Público: 42.662 espectadores.

Portugal 🇵🇹: Diogo Costa;  João Cancelo, Danilo Pereira, Rúben Dias e Raphaël Guerreiro; Otavio (William Carvalho), Rúben Neves (Rafael Leão), Bruno Fernandes e João Félix (Gonçalo Ramos); Bernardo Silva (João Palhinha) e Cristiano Ronaldo (João Mário). Técnico: Fernando Santos.

Gana 🇬🇭: Ati Zigi; Alidu Seidu (Tariq Lamptey), Amartey, Djiku (Semenyo), Salisu e Rahman Baba; Abdul Samed (Daniel-Kofi Kyereh), Partey e André Ayew (Bukari); Kudus (Jordan Ayew) e Iñaki Williams. Técnico: Otto Addo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário