domingo, 20 de novembro de 2022

Com dois gols de Enner Valencia, Equador vence o Catar na abertura da Copa do Mundo

Rafael Passos

Arte: Rafael Passos

O Equador foi a primeira seleção que venceu uma anfitriã numa estreia de Mundial

Começou a 22ª Copa do Mundo de futebol. Neste domingo (20), no estádio Al Bayt, em Al Khor, Catar e Equador dispuraram a primeira partida do mundial, que está sendo disputado no Catar. La Tri venceu os anfitriões por 2 a 0, com dois gols de Enner Valencia.

O experiente atacante, Enner Valencia, jogador do Fenerbahçe (TUR), marcou os dois gols na estreia e ainda teve um gol anulado no início da partida, aos 6 minutos, quando o VAR marcou um impedimento milimétrico na jogada. Aos 14 minutos, Enner sofreu pênalti do goleiro catari Al-Sheeb, que ele mesmo converteu. O tento foi o primeiro de pênalti, como o inaugural de um duelo, em uma estreia de Copa do Mundo desde 1930.

Ainda no primeiro tempo, aos 30 minutos, Enner Valencia aproveitou um bom cruzamento de Torres e marcou, de cabeça, o segundo gol da partida. Maior artilheiro da história da seleção equatoriana, com 35 gols, Enner marcou o seu quinto gol em Copas do Mundo, a quinta bola na rede seguida do Equador em mundiais, desde 2014.

Enner Valencia se isolou como o maior artilheiro da seleção equatoriana em Copas do Mundo, deixando Agustín Caicedo para trás com três gols. Carlos Tenório marcou dois e Édison Méndez e Ivan Kaviedes marcaram um gol cada.

O resultado representa a quebra de outro tabu histórico: um país sede jamais havia perdido o jogo de abertura do Mundial.

Com a vitória, os equatorianos assumiram a liderança do Grupo A, com três pontos. A equipe da casa, por sua vez, estão na lanterna, com zero pontos e saldo negativo de dois gols. A chave ainda conta com Holanda e Senegal, que se enfrentam nesta segunda-feira, às 13h (de Brasília), no Estádio Al Thumama.

O Catar volta a campo contra o Senegal, sexta-feira (25), às 10h (de Brasília), no estádio Al Thumama, em Doha. No mesmo dia, mas às 13h, no estádio Khalifa Internacional, em Al-Rayyan, o Equador encara a Holanda, pela segunda rodada da fase grupos.

Ficha Técnica
Catar 🇶🇦 0 x 2 🇪🇨 Equador
Copa do Mundo Catar 2022 - 
Grupo A - 1ª Rodada
🗓️ Domingo, 20/11, às 13h (horário de Brasília)
🏟️ Estádio Al Bayt - Al Khor.
Árbitro: Daniele Orsato (ITA).
Árbitro assistente 1: Ciro Carbone (ITA).
Árbitro assistente 2: Alessandro Giallatini (ITA).
Quatro árbitro: István Kovács (ROM).
VAR: Massimiliano Irrati (ITA).
Gols: Enner Valencia, aos 16' 1°T e 31' 1°T.
Cartões amarelos: Al-Sheeb, Almoez Ali e Karim Boudiaf e Akram Afif (CAT); Moisés Caicedo, Jhegson Méndez (EQU).
Público: 67.372 Espectadores

Catar 🇶🇦: Al-Sheeb, Pedro Miguel, Al-Rawi, Khoukhi, Abdelkarim Hassan e Homam Ahmed; Hatim, Karim Boudiaf e Al-Haydos (Mohammed Waad); Akram Afif e Almoez Ali (Mohammed Muntari). Técnico: Félix Sánchez.

Equador 🇪🇨: Galíndez; Ángelo Preciado, Félix Torres, Hincapié e Estupiñán; Jhegson Méndez, Moisés Caicedo (Alan Franco), Plata, Romario Ibarra (Jeremy Sarmiento); Michael Estrada (Kevin Rodríguez) e Enner Valencia (José Cifuentes). Técnico: Gustavo Alfaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário