quinta-feira, 17 de novembro de 2022

Campeonato Mundial de Goalball - Portugal 2022

Rafael Passos

Arte: Rafael Passos

Campeonato Mundial de Goalball 2022

O torneio será realizado na cidade de Matosinhos, em Portugal, de 7 a 16 de dezembro. As partidas acontecerão simultaneamente em duas quadras do Centro de Desportos e Congressos: o Ginásio Professor Costa Pereira, que será o principal, e o Ginásio Ilídio Ramos.

Tanto no masculino, quanto no feminino, o sistema de disputas é o mesmo: dois grupos com oito países em cada que se enfrentam entre si em turno único, totalizando sete partidas na fase classificatória. Os quatro melhores de cada lado avançam às quartas de final.

O time masculino estreia contra a Argélia, no dia 8 de dezembro, às 6h10 (de Brasília). Mais tarde, às 12h, a Seleção feminina enfrenta a Grã-Bretanha. 

Arte: Rafael Passos

A Seleção Brasileira masculina é a atual bicampeã do mundo (Malmö 2018 e Espoo 2014). A equipe busca um feito jamais obtido por nenhuma nação: ganhar o Campeonato Mundial por três vezes consecutivas.

O comando da equipe brasileira é de Jônatas Castro, que assumiu a equipe masculina depois da saída de Alessandro Tosim, técnico que conduziu o país às suas maiores conquistas no goalball, entre elas, o inédito ouro paralímpico (Tóquio 2020) e dois títulos mundiais (Malmö 2018 e Espoo 2014). A missão, portanto, será manter o Brasil no topo do mundo e com um feito jamais obtido por nenhuma nação: ganhar o Campeonato Mundial por três vezes consecutivas. De quebra, isto faria do país o maior vencedor de todos os tempos, à frente de Lituânia e Alemanha, bicampeões a exemplo dos brasileiros.

Após assumir a seleção feminina ao fim dos Jogos de Tóquio, o paraibano Jônatas Castro, de 39 anos, assumiu o time masculino com a tarefa de manter os brasileiros no topo do ranking mundial.

No torneio masculino, o Brasil, atual campeão paralímpico, está no Grupo C ao lado de Argélia, Japão, Turquia, Canadá, Alemanha, Portugal e Bélgica. No outro, o D, estão a China, prata em Tóquio 2020, Lituânia, bronze nos Jogos, Ucrânia, Estados Unidos, Irã, Egito, México e Colômbia.

Os países estão divididos entre os Grupos C e D, que ficaram assim:

Grupo C
Brasil
Argélia
Japão
Turquia
Canadá
Alemanha
Portugal
Bélgica

Grupo D
China
Lituânia
Ucrânia
Estados Unidos
Irã
Egito
México
Colômbia

Arte: Rafael Passos

Já a Seleção feminina tenta subir degraus no pódio após o bronze em 2018, sua primeira medalha em Mundiais. 

O Brasil está no Grupo B do Mundial de Goalball, ao lado do medalhista de prata em Tóquio 2020 Estados Unidos e também do Japão, algoz na disputa do bronze. Também estão Israel, Austrália, Egito, Grã-Bretanha e Portugal. No Grupo A estão a campeã paralímpica Turquia, Coreia do Sul, Argélia, Dinamarca, Canadá, França, México e Argentina.

No feminino, os times estão divididos entre os Grupos A e B. Confira como ficaram:

Grupo A
Turquia
Coreia do Sul
Argélia
Dinamarca
Canadá
França
México
Argentina

Grupo B 
Estados Unidos
Japão
Brasil
Israel
Austrália
Egito
Grã-Bretanha
Portugal

O comando das mulheres no Mundial é de Gabriel Goulart, que foi campeão brasileiro em 2021 com as meninas do Cetefe, de Brasília. 

O mineiro Gabriel Goulart, que entrou na vaga de Jônatas Castro após a disputa do Campeonato das Américas, em fevereiro, participará pela primeira vez do evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário