domingo, 23 de outubro de 2022

Brasil vence México por 1 a 0 na estreia da Copa América de futebol de cegos

Rafael Passos

Tiago Paraná corre pela quadra de braços erguidos comemorando seu gol. Foto: Renan Cacioli/CBDV

Tiago Paraná marcou o primeiro gol brasileiro na Copa América 2022

O Brasil começou a Copa América de futebol de cegos com o pé direito. Neste domingo (23), os atuais campeões do torneio derrotaram o México por 1 a 0, pela primeira rodada do torneio, que está sendo disputado na Liga Cordobesa de Futebol, em Córdoba, na Argentina. O ala Tiago Paraná fez o gol do jogo, no segundo tempo.

A Seleção volta a campo nesta segunda para encarar a Argentina no maior clássico da modalidade, às 16h (de Brasília).

Os quatro melhores colocados na Copa América distribui garantem vaga nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Os três primeiros se classificam para a Copa do Mundo de Birmingham 2023, para a qual os brasileiros já já tem lugar garantido. Será por meio de uma dessas duas competições do próximo ano que o Brasil tentará se classificar para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Além disso, em Córdoba, o Brasil vai buscar o hepta. Além do título na última edição, realizada em 2019, em São Paulo, o país foi campeão também em 2013, 2009, 2003, 2001 e 1997. Nas outras três ocasiões, ficou com o vice: 2017, 2005 e 1999.

A Argentina também estreou com vitória na competição. No duelo que abriu o campeonato, os anfitriões golearam o Peru, por 5 a 1. Braian Pereyra marcou três vezes. Matías Olivera marcou o quarto e Ignácio Oviedo, o quinto gol argentino. Brayan Bartolo descontou para os peruanos. O outro confronto do dia acabou com triunfo do Chile sobre a Colômbia: 1 a 0, gol de Victor Silva. O sistema de disputa é de todos contra todos em turno único, ou seja, cada país entra em campo cinco vezes. Os dois times que somarem mais pontos fazem a final, no dia 28, às 18h, enquanto terceiro e quarto colocados disputam o bronze.

O técnico Fábio Vasconcelos escalou o que tem de melhor e iniciou o jogo com Luan no gol, além do quarteto formado por Cássio, Tiago Paraná, Ricardinho e Nonato. Contra um time totalmente fechado, as chances foram um pouco mais raras na etapa inicial. As bolas finalizadas em direção à meta mexicana acabaram defendidas pelo goleiro Carlos. No segundo tempo, o gol salvador veio em chute cruzado rasteiro de Tiago Paraná que o arqueiro adversário não conseguiu interceptar.

"O México evoluiu bastante, e ainda tem um pouco do nervosismo da estreia que acaba influenciando. Mas seguimos sempre em cima deles e consegui o gol que nos deu essa vitória e os três pontos. Agora, é descansar e buscar outro bom resultado contra a Argentina", disse Tiago Paraná.

Nenhum comentário:

Postar um comentário