quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Brasil e Argentina se reencontram na final da Copa América de futebol de cegos

Rafael Passos

Ricardinho veste camisa amarela e se aproxima da banda lateral da quadra. O camisa 10 do Brasil é perseguido pelo argentino Maxi Espinillo, que tem o cabelo pintado de verde, durante jogo entre as duas equipes na primeira fase. Foto: Renan Cacioli/CBDV

Maicon está perto da banda, com a bola dominada em seu pé direito, e sofre a marcação do peruano Brayan Bartolo. O auxiliar técnico Bamba observa  à distância o lance. Foto: Renan Cacioli/CBDV 

Os arquirrivais farão a quarta decisão apenas nesta temporada

Nesta quinta-feira (27), o Brasil empatou com o Peru em 1 a 1 no encerramento da primeira fase da Copa América de futebol de cegos, no Estádio da Liga Cordobesa de Futebol, em Córdoba, na Argentina. Já classificado à final, o técnico brasileiro Fábio Vasconcelos poupou alguns de seus principais jogadores, como o goleiro Luan, o ala Ricardinho e o pivô Nonato. Jardiel marcou o gol dos pentacampeões paralímpicos a cinco minutos do fim, mas o time peruano empatou com Brayan Bartolo dois minutos depois. 

A seleção brasileira fechou a fase de classificação com 13 pontos, quatro vitórias e um empate, 11 gols marcados e um sofrido. 

Na grande final do torneio, que acontece nesta sexta-feira (28), às 18h (horário de Brasília), o Brasil reencontra a velha rival Argentina. 

O jogo terá transmissão ao vivo pelo YouTube da Fadec (sigla em espanhol para Federação Argentina de Esportes para Cegos) NESTE LINK.

Mais cedo, às 14h, Colômbia e Chile valendo a medalha de bronze. Entre os dois jogos haverá uma partida exibição de futebol de cegas entre a Seleção Argentina e um combinado de atletas do continente.

Brasil e Argentina se reencontram pela 26ª vez em uma decisão, a quarta apenas neste ano. Na história de todos os campeonatos da modalidade, foram 25 finais entre eles, com 22 conquistas brasileiras.

Finalistas das últimas cinco edições da Copa América, Brasil e Argentina já se cruzaram em Córdoba, na segunda rodada, quando os brasileiros levaram a melhor e venceram por 1 a 0 com gol de Nonato. Foi o sexto jogo entre os arquirrivais neste ano. Até aqui, o retrospecto é amplamente favorável à Seleção Brasileira, que ganhou quatro, empatou uma e perdeu somente um jogo, a primeira derrota do país na modalidade em nove anos, levando-se em conta somente placares do tempo regulamentar, sem a disputa de pênaltis. Em relação a títulos, o Brasil ganhou todos da Argentina em 2022: Grand Prix do México, Copa Tango e Desafio das Américas.

O Brasil disputará a sua décima final de Copa América. Presente em todas as decisões desde 1997, quando foi realizada a primeira edição do torneio. Em Córdoba, o Brasil busca o heptacampeonato. Além do título na última edição, realizada em 2019, em São Paulo, o país foi primeiro colocado também em 2013 (Santa Fé-ARG), 2009 (Buenos Aires-ARG), 2003 (Bogotá-COL), 2001 (Paulínia-BRA) e 1997 (Assunção-PAR). Nas outras três ocasiões nas quais perderam o título, os brasileiros foram vice-campeões: 2017 (Santiago-CHI), 2005 (São Paulo-BRA) e 1999 (Buenos Aires-ARG).

Além da vaga na final, o Brasil já conquistou  antecipadamente uma vaga nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Neste evento, o país terá a chance de se classificar para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O Parapan classificará o campeão para a maior competição do paradesporto mundial. A outra possibilidade de carimbar o passaporte rumo à França será a Copa do Mundo de Birmingham 2023. Os três primeiros colocados na Inglaterra se garantem em Paris.

A Copa América garante aos quatro melhores lugar nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago e, ao campeão, vaga na Copa do Mundo de Birmingham 2023, para a qual os brasileiros já estão classificados.

Pela quinta rodada, nesta quinta-feira, a Argentina garantiu lugar na decisão com a vitória sobre a Colômbia por 4 a 0, com três gols de Matías Olivera e um de Ignácio Oviedo. Os argentinos foram a 12 pontos, um a menos que o Brasil. A Colômbia fechou a fase na terceira posição, com seis pontos. O Chile, que empatou com México sem gols ficou com a quarta vaga, com cinco pontos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário