sábado, 29 de outubro de 2022

Brasil perde para a Argentina nos pênaltis e fica com o vice da Copa América de futebol de cegos

Rafael Passos


A Seleção foi derrotada pela Argentina e passa a pensar nas competições de 2023 classificatórias para os Jogos de Paris 2024

Nesta sexta-feira (28), a Argentina conquistou a Copa América de futebol de cegos 2022. A partida foi disputada no Estádio da Liga Cordobesa de Futebol, em Córdoba. Após o empate sem gols nos 30 minutos de partida, os Murciélagos, como é conhecida a seleção argentina da modalidade, venceu o Brasil nos pênaltis por 2 a 1 e garantindo o quarto título no torneiro (2022, 2017, 2005 e 1999).

O Maximiliano Espinillo, nascido em Córdoba, que foi o primeiro a chutar, colocou a equipe comandada por Claudio Falco na frente, enquanto Cássio Reis empatou a série. Em seguida, Ignacio Oviedo colocou a Albiceleste novamente na frente. Na sequência, Nonato errou o chute e o Brasil não conseguiu igualar o resultado. Nahuel López desperdiçou a chance de fechar a série. Na terceira batida brasileira, Jardiel também mandou a bola na trave e deu o titulo para os Murciélagos.

O Brasil encerrou sua campanha na competição com quatro vitórias e dois empates, 13 gols marcados e apenas um sofrido. O goleiro Luan ganhou o prêmio de goleiro menos vazado.

Luan, que tem a pele branca e o cabelo preto curto, posa com o troféu de melhor goleiro da Copa América 2022. Ao fundo, o time está perfilado no campo. Foto: Renan Cacioli / CBDV

Jogadores da Seleção Brasileira vestindo camisa amrela se abraçam. Foto: Renan Cacioli / CBDV

Este foi o sétimo jogo entre os arquirrivais neste ano. Até aqui, o retrospecto é amplamente favorável à Seleção Brasileira, que ganhou quatro, empatou uma e perdeu dois jogos. Em relação a títulos, o Brasil conquistou em 2022 o Grand Prix do México, Copa Tango e o Desafio das Américas.

O jogo teve transmissão ao vivo pelo YouTube da Fadec (sigla em espanhol para Federação Argentina de Esportes para Cegos) NESTE LINK.

Mais cedo, Colômbia bateu o Chile por 2 a 0, gols de Gonzáles e Pérez, e ficou com a medalha de bronze e um lugar nos Jogos Parapan-Americanos, em Santiago 2023. Entre os dois jogos houve uma partida exibição de futebol de cegas entre a Seleção Argentina e um combinado de atletas do continente. As Murciélagas venceram por 5 a 0, com quatro gols de Gracia Sosa e um de Yohana Aguilar).

Brasil e Argentina se reencontraram pela 26ª vez em uma decisão, a quarta apenas neste ano. Na história de todos os campeonatos da modalidade, foram 25 finais entre eles, com 22 conquistas brasileiras.

O Brasil disputou a sua décima final de Copa América. Presente em todas as decisões desde 1997, quando foi realizada a primeira edição do torneio. Além do título na última edição, realizada em 2019, em São Paulo, o país foi primeiro colocado também em 2013 (Santa Fé-ARG), 2009 (Buenos Aires-ARG), 2003 (Bogotá-COL), 2001 (Paulínia-BRA) e 1997 (Assunção-PAR). Nas outras três ocasiões nas quais perderam o título, os brasileiros foram vice-campeões: 2017 (Santiago-CHI), 2005 (São Paulo-BRA) e 1999 (Buenos Aires-ARG).

O Brasil já havia conquistado antecipadamente uma vaga nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Neste evento, o país terá a chance de se classificar para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O Parapan classificará o campeão para a maior competição do paradesporto mundial. A outra possibilidade de carimbar o passaporte rumo à França será a Copa do Mundo de Birmingham 2023. Os três primeiros colocados na Inglaterra se garantem em Paris.

A Copa América garantiu aos quatro melhores lugar nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago e, ao campeão, vaga na Copa do Mundo de Birmingham 2023, para a qual os brasileiros já estão classificados.

Pela quinta rodada, nesta quinta-feira, a Argentina garantiu lugar na decisão com a vitória sobre a Colômbia por 4 a 0, com três gols de Matías Olivera e um de Ignácio Oviedo. Os argentinos foram a 12 pontos, um a menos que o Brasil. A Colômbia fechou a fase na terceira posição, com seis pontos. O Chile, que empatou com México sem gols ficou com a quarta vaga, com cinco pontos.

"A gente sabia que era um jogo muito difícil, que sempre acaba decidido nos detalhes. No primeiro tempo, não fomos tão bem, mas depois no segundo tempo conseguimos acertar a linha de passe e tivemos algumas finalizações. Mas esporte de alto rendimento é isso, várias seleções querem ganhar. O trabalho está sendo bem feito, e a derrota serve para se analisar onde erramos para melhorar. Agora é trabalhar porque o ano que vem será muito importante e teremos duas competições para tentar nos classificar para Paris 2024", disse Vasconcelos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário