terça-feira, 25 de outubro de 2022

Brasil goleia o Chile pela 3ª rodada da Copa América de futebol de cegos

Rafael Passos

Jardiel comemora um dos seus dois gols com os braços levantados para o alto. O jogador veste camisa azul, calção e meiões brancos. Ao fundo, goleiro chileno de camisa laranja, calção e meiões pretos pega a bola do fundo do gol. Foto: Renan Cacioli/CBDV 

Jardiel (2x), Maxwell (2x), Nonato e Tiago Paraná marcaram os gols do Brasil

A Seleção Brasileira de futebol de cegos venceu o Chile por 6 a 0 nesta terça-feira (25), em duelo válido pela terceira rodada da Copa América, que está sendo disputada em Córdoba, na Argentina. 

Com a vitória sobre a seleção chilena, o Brasil segue com 100% de aproveitamento e nove pontos somados. Os atuais campeões continentais garantiram matematicamente vaga nos Jogos Parapan-Americanos de 2023, que serão sediados em Santiago, capital do Chile. A Copa América classifica os quatro melhores colocados lugar ao Parapan. Com duas rodadas a jogar na fase classificatória, a equipe brasileira não tem mais como ficar fora do top 4.

A competição reúne seis países: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru, que se enfrentam em turno único. Os dois primeiros na classificação disputam o ouro. Terceiro e quarto colocados jogarão pelo bronze. A Copa América garantirá quatro vagas nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023 e três na Copa do Mundo de Birmingham 2023, para a qual os brasileiros já estão classificados. Estas duas competições serão classificatórias para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

O Brasil volta a jogar nesta quarta, quando encara a Colômbia, às 18h (de Brasília), com transmissão ao vivo no YouTube da Federação Argentina de Esporte para Cegos (CLIQUE AQUI para acessar o canal). 

Jogando contra um time chileno com os quatro jogadores de linha no campo de defesa, o Brasil só conseguiu furar a retranca de La Roja faltando nove minuto para o final do primeiro tempo. Nonato abriu o placar em chute rasteiro no canto esquerdo do goleiro Urquiola. Jardiel ampliou o escore para 2 a 0 menos um minuto depois. Quem entrou também deu conta do recado: Na sequência, Tiago Paraná e Maxwell marcaram mais dois tentos levaram o jogo para o intervalo com a vantagem de 4 a 0. No segundo tempo, Jardiel e Maxwell anotaram mais um cada e fecharam a goleada brasileira em 6 a 0.

"Foi importante rodar o time hoje, porque um elenco não se faz campeão só com quatro, cinco jogadores. Precisamos de todos. E já ter a vaga no Parapan é importante também para seguirmos firmes no foco de chegar até a final", disse o técnico Fábio Vasconcelos.

A terceira rodada da Copa América teve também novas vitórias de Argentina e Colômbia. Os donos da casa bateram o México por 3 a 0, gols de Coki Padilla (dois) e Fred Accardi. Já os colombianos golearam o Peru: 4 a 1. Jhon González marcou dois, Juan Quintero e Nicolas Coca fizeram os demais. Brayan Bartolo deixou outra vez sua marca e descontou para os peruanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário