quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Brasil goleia a Colômbia e garante vaga na final da Copa América

Rafael Passos

Tiago Paraná é abraçado pelo chamador Júnior e pelo do goleiro Luan após fazer o gol. O camisa 9 sorri e fica à mostra o protetor bucal nas cores verde e amarela. Foto: Renan Cacioli/CBDV

Brasil segue com 100% de aproveitamento e carimba a vaga na decisão

Nesta quarta (26), a Seleçao Brasileira de futebol de cegos goleou a Colômbia por 4 a 0, pela quarta rodada da Copa América da modalidade. Com o triunfo, o time treinado por Fábio Vasconcelos se garantiu na disputa do título, marcada para sexta-feira (28), às 18h (de Brasília), no Estádio da Liga Cordobesa de Futebol, em Córdoba, na Argentina. Os gols verde e amarelos foram marcados por Nonato (duas vezes), Tiago Paraná e Jardiel. 

O Brasil tem 12 pontos, com quatro vitórias em quatro jogos e espera pela definição do rival na decisão, que deverá ser a Argentina. Os donos da casa somam nove pontos, contra seis dos colombianos, e ambos fazem confronto direto nesta quinta. Para tirar os anfitriões da final, a Colômbia terá de vencer e ainda tirar uma diferença grande no saldo de gols. Pela última rodada da da fase de classificação, brasileiros encaram o Peru, às 14h.

Jogos da quinta e última rodada da fase de classificação:
14h Peru x Brasil
16h Argentina x Colômbia
18h Chile x México

"A gente treinou muito para chegar bem na Copa América. O nível da competição este ano está muito alto, cada jogo era uma decisão, e a gente conseguiu chegar bem até aqui, quatro vitórias e a vaga garantida na final. Estamos prontos para quem vier, Argentina ou Colômbia, e vamos em busca de mais essa medalha de ouro", disse o goleiro Luan.

Também nesta quarta-feira, a Argentina venceu o Chile por 2 a 0 e assumiu a segunda colocação. Os gols albicelesstes foram de Maxi Espinillo e Braian Pereyra. Já Peru e México ficaram no 1 a 1. De la Cruz fez o gol mexicano, e Brayan Bartolo marcou seu quarto na competição a favor do Peru.

Classificação













A Seleção Brasileira disputará a sua décima final de Copa América. Presente em todas as decisões desde 1997, quando foi realizada a primeira edição do torneio. Em Córdoba, o Brasil busca o heptacampeonato. Além do título na última edição, realizada em 2019, em São Paulo, o país foi primeiro colocado também em 2013 (Santa Fé-ARG), 2009 (Buenos Aires-ARG), 2003 (Bogotá-COL), 2001 (Paulínia-BRA) e 1997 (Assunção-PAR). Nas outras três ocasiões nas quais perderam o título, os brasileiros foram vice-campeões: 2017 (Santiago-CHI), 2005 (São Paulo-BRA) e 1999 (Buenos Aires-ARG).

Além da vaga na final, o Brasil já conquistou  antecipadamente uma vaga nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Neste evento, o país terá a chance de se classificar para os Jogos Paralímpicos de Paris 2024. O Parapan classificará o campeão para a maior competição do paradesporto mundial. A outra possibilidade de carimbar o passaporte rumo à França será a Copa do Mundo de Birmingham 2023. Os três primeiros colocados na Inglaterra se garantem em Paris.

Nenhum comentário:

Postar um comentário