quarta-feira, 26 de março de 2014

Por fim de jejum em finais, Grêmio encara Brasil na Arena

Rafael Passos

Foto: Ítalo Santos - AI/GEB
O Grêmio não chega à final do Campeonato Gaúcho há dois anos. Sua última participação na decisão do título foi em 2011, quando viu os arqui-rivais colorados levantarem a taça, após derrota nos pênaltis no Olímpico. Grêmio e Brasil de Pelotas se encontram nesta quarta-feira (26), a partir das 19h30, na Arena. 

As duas equipes fizeram uma campanha rigorosamente igual no Estadual, 29 pontos. O duelo desta noite será entre o ataque mais positivo (Grêmio) contra a melhor defesa da competição (Brasil). O Tricolor garantiu a vantagem de decidir em casa graças ao melhor saldo de gols.

Para o confronto, Enderson Moreira repetirá a escalação pela terceira partida seguida. O time será o mesmo que enfrentou o Newell´s Old Boys e o Juventude. 

No lado Xavante, o técnico Rogério Zimmermann comandou o último treino antes da decisão no Parque Gigante nesta terça (25). Zimmermann revelou sua intenção de repetir a equipe do jogo passado, mas para isso é necessário que Túlio Souza, Cleiton e Rafael Forster, os três acusaram desgaste físico contra o Novo Hamburgo, sejam liberados para participar da partida. “Como só faltam esses jogos finais, acredito que seja o momento da superação e que todos fiquem à disposição”, disse o treinador.

História


Grêmio e Brasil se enfrentaram na final do Campeonato Gaúcho de 1919. Em 9 de novembro, o Xavante veio ao Fortim da Baixada e goleou o "scratch" Tricolor por inapeláveis 5 a 1. Máximo marcou para o Grêmio, Proença, duas vezes, e Ignácio, com três gols, deram o título para o time de Pelotas, no primeiro Campeonato Gaúcho disputado.

Os três mil expectadores estiveram que aplaudir os visitantes, como atesta matéria do jornal Correio do Povo, em redação com normas da época: "A sua victória, não sofre a mínima contestação, representando ella o esforço da inteligência dos onze hábeis players. A sua actuação deixou a melhor impressão e os aplausos que receberam, durante o match, foram uma prova evidente de que souberam jogar com muita tactica e vencer como se deve. É justo o júbilo dos pelotenses".

Legenda: Integrantes do time que venceu o Grêmio na
Baixada em 1919 (Foto: Reprodução)


Felipão, ao centro, sempre com seu auxiliar Murtosa,
no canto direito, vice-campeões (Foto: Reprodução)
Sessenta e quatro anos depois, em 1983, o Grêmio, pensando na decisão do mundial, voltou a encarar o Brasil em um jogo decisivo. No dia 3 de dezembro, a dois dias da viagem para o Japão, o Tricolor foi ao estádio Bento Freitas com o time reserva. Para o Brasil, o jogo valeu a vaga ao Campeonato Brasileiro de 1984 e o vice-campeonato Gaúcho.

Diante de mais de 12 mil pagantes no Bento Freitas, o Brasil, comandado por Luiz Felipe Scolari, goleou por 4 a 0. O placar fora construído no primeiro tempo com Helio, Zezinho e Livio, duas vezes. 

Passaram-se 15 anos e mais uma decisão aconteceu. No primeiro jogo, houve um empate por 1 a 1 no Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, uma vez que o Bento Freitas estava interditado. O jogo de volta ocorreu em 21 de 1997, no estádio Olímpico. O Grêmio esteve na frente do placar duas e vezes, mas sofreu o empate no final, o resultado levou a decisão para os pênaltis. 

Para o Grêmio, Maurício marcou dois gols. Ciro e Leandro empataram para o Brasil. Na prorrogação, nada de gols. Nas penalidades, foram cobrados 22 tiros. Nas duas últimas, Luizinho carimbou a trave. O lateral André Silva converteu o pênalti e classificou o Grêmio à final.

No ano seguinte, a revanche. Num dos confrontos mais polêmicos da história do Gauchão, pelas quartas de final. O Grêmio era treinado por Sebastião Lazaroni e apresentava ao mundo um garoto chamado Ronaldo. No primeiro jogo, um 0 a 0 em Pelotas, em 6 de maio, no qual Lazaroni monopolizou as atenções ao discutir com membros da comissão técnica rival e insinuar que os jogadores do Xavante haviam atuado dopados.

Na volta, diante de 16 mil torcedores presentes ao Olímpico, o Brasil venceu por 2 a 1 e chegou à semifinal do campeonato contra o Juventude. Os gols Xavantes foram marcados por Cleber e Tailson, Marco Antônio descontou para o Grêmio.

Histórico do confronto
Ao todo foram disputados 108 jogos. São 57 vitórias do Grêmio, 37 empates e 14 vitórias do Brasil. O time de Porto Alegre marcou 172 gols, o de Pelotas, 82.

Pelo Gauchão, são 83 partidas, com 42 vitórias do Grêmio, 31 empates e 10 vitórias do Brasil. No escore, há 212 gols azuis e 52 tentos xavantes. Já em Porto Alegre, palco do jogo desta quarta, houve 58 embates, com 39 vitórias do Grêmio, 15 empates e 4 vitórias do Brasil. O Tricolor foi às redes em 199 oportunidades, e o Xavante, apenas em 42.


Grêmio x Brasil
Ficha Técnica
Local: Arena, em Porto Alegre. Horário: 19h30. 
Arbitragem: Fabrício Neves Corrêa, auxiliado por  José Javel Silveira e José Eduardo Calza

Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Riveros e Ramiro; Luan e Dudu; Barcos. Técnico: Enderson Moreira.

Brasil: Luiz Müller; Wender, Ricardo Schneider, Ricardo Bierhals e Rafael Forster; Leandro Leite, Washington, Cleiton e Túlio Souza; Alex Amado e Nena. Técnico: Rogério Zimmermann.




Nenhum comentário:

Postar um comentário