quinta-feira, 27 de março de 2014

Com "La mano de Diós", Grêmio vence e vai à final do Gaúcho

Rafael Passos

Fotos: Lucas Uebel
Em um jogo digno de Libertadores, com socos, faltas e reclamações, o Grêmio teve trabalho, mas conseguiu superar o Brasil de Pelotas, nesta quarta-feira (26), na Arena, por 2 a 1 e está na final do Gauchão. Fernando Cardozo, contra, e Luan, com a ajuda da "La mano de Diós", marcaram os gols gremistas. Gustavo Papa, no final, descontou para o Xavante.

O triunfo qualificou o Grêmio para a final do Campeonato Gaúcho, onde enfrentará o arqui-rival Internacional, que bateu o Caxias, em dois jogos, um na Arena e outro com mando do Inter. A classificação quebra um jejum incomodo. Campeão pela última vez em 2010, ainda no Olímpico, o Grêmio perdeu o título para o Inter em 2011 e ficou fora das decisões de 2012 e 2013.

Até a metade da primeira etapa, o Brasil jogou bem e conseguiu segurar o ataque gremista.  Com chutes de Cleiton e Tulio Souza, duas vezes, o Brasil foi o único time a chutar a gol. Aos 23 minutos, Tulio Souza aproveitou uma bola que sobrou dentro da área e deu uma meia-bicicleta que passou à esquerda de Marcelo Grohe.

O Grêmio só chegou a primeira vez aos 35. Ramiro arriscou chute da entrada da área, Luiz Müller defendeu no canto esquerdo. Três minutos depois, aconteceu o lance que mudou a história do jogo. Luan recebeu na entrada da área e fez grande jogada individual deixando dois marcadores para trás. Na sequência, ele rolou para Dudu, que entrava livre, pela direita. Dudu cruzou para a área. O zagueiro Xavante Fernando Cardozo tentou cortar e empurrou para as redes. O gol foi creditado ao atacante gremista. Grêmio 1 a 0. 

Aos 44, Pará cobrou falta, sofrida por Barcos, por sobre o travessão. Nos descontos, o zagueiro Ricardo Schneider marcou em bela conclusão de bicicleta, mas o auxiliar José Eduardo Calza havia apontado impedimento na origem da jogada. 

Na volta dos vestiários, o Grêmio quase ampliou. Antes do primeiro minuto, Riveros foi lançado dentro da área, dominou no peito e soltou uma bomba. A bola passou por sobre o travessão de Luiz Müller. 

O segundo gol Tricolor saiu após um erro crasso do árbitro Fabrício Neves Correa. Aos 3 minutos, o zagueiro Wender tentou aliviar na defesa, mas o chutão acabou batendo nos braços de Luan. Correa não interrompeu o lance, Luan invadiu a área, driblou o goleiro e marcou. Grêmio 2 a 0.

Aos 18 minutos, Luan passou para Edinho, que arriscou da entrada da área. Luiz Müller se esticou no canto direito e mandou para escanteio. Na sequência, Enderson Moreira mudou pela primeira vez. Alán Ruiz entrou no lugar de Riveros.

Aos 31, Washington arriscou da entrada da área e quase marcou. Bola por cima. Aos 33 min, Yuri Mamute entrou no lugar de Dudu. Na sua primeira participação no jogo, ele recebeu na cara do gol após grande jogada de Luan. Mamute bateu em cima do goleiro Luiz Müller e perdeu a chance de ampliar.

Depois do segundo gol, o Grêmio puxou o freio de mão, desacelerou e permitiu o crescimento de produção do Brasil.

O Brasil respondeu aos 37 com Gustavo Papa. Ele recebeu dentro da área, de costas para o gol, levantou a bola e mandou de bicicleta. Desta vez, ela passou à direita da meta de Grohe. 

Três minutos depois, Gustavo Papa teve uma segunda chance e não errou. Raulen cruzou da direita, o centroavante Xavante meteu a cabeça para descontar. Grêmio 2 a 1.

Até o final do jogo, o valoroso Brasil foi para cima em busca do empate, mas sem sucesso. 

A decisão do Campeonato Gaúcho começa no próximo domingo (30), às 16h, na Arena. A finalíssima, marcada para o dia 13 de abril, terá o Inter como mandante em local a ser confirmado.

Grêmio 2 x 1 Brasil-Pel 
Ficha Técnica
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre
Arbitragem: Fabrício Neves Correa, auxiliado por José Javel Silveira e José Eduardo Calza
Gols: Dudu 38' 1T, Luan 3' 2T (G); Gustavo Papa 40' 2T (B)
Cartões Amarelos: Pará, Wendell e Barcos (G); Wender, Leandro Leite, Cleiton e Márcio Hahn (B)
Público Pagante: 20.841
Público Não Pagante: 1.409
Público Total: 22.250
Renda R$ 705.560,00

Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros (Alan Ruiz) e Dudu (Yuri Mamute); Luan (Geromel) e Barcos
Técnico: Enderson Moreira

Brasil: Luiz Müller; Wender, Ricardo, Fernando Cardozo e Rafael Forster (Raulen); Leandro Leite, Cleiton, Washington , Márcio Hahn e Túlio Souza (Gustavo Papa); Alex Amado (Nena)
Técnico: Rogério Zimmermann


Nenhum comentário:

Postar um comentário