domingo, 30 de março de 2014

Chegou a hora da decisão. Agora é tudo Gre-nal!

Rafael Passos

Depois de três anos e dois campeonatos, o Gre-Nal volta a decidir o Campeonato Gaúcho, a partir deste domingo (30), às 16, na Arena. No duelo que começa hoje, o Internacional tenta o tetracampeonato, e o Grêmio busca quebrar o jejum de títulos gaúchos, que não vem desde 2010. A disputa começa hoje e termina só no dia 13 de abril, quando acontece o segundo jogo da final. Pela melhor campanha, o Inter tem a vantagem de jogar a segunda partida em casa.
 
Nesse domingo, as equipes se enfrentarão pela 400° vez na história, o duelo marcará mais um capítulo da disputa Gre-Nal em finais do Estadual. O Tricolor e o Colorado decidiram 34 vezes em duelos diretos. O confronto está empatado, 17 vitórias para cada lado.
 
Nos últimos anos, o Grêmio também leva vantagem. Nos anos 2000, três clássicos decidiram o Gauchão. em 2006, em 2010 e em 2011. No primeiro, o time comandado por Abel Braga, que depois seria campeão da América, perdeu no gol qualificado. Empatou em 0 a 0 no Olímpico e 1 a 1 no Beira-Rio. Em 2010, ano que o Inter também foi campeão da Libertadores, o Tricolor abriu vantagem por 2 a 0 no primeiro jogo, no Beira-Rio, e perdeu o segundo por 1 a 0.
 
Na última decisão, o Inter venceu. Comandando por Paulo Roberto Falcão, o Colorado foi batido no Beira-Rio por 3 a 2 pelo Grêmio de Renato Portaluppi. No jogo de volta, o Inter venceu pelo mesmo placar e levantou a taça no Olímpico após disputa nos pênaltis.
 
O time Colorado leva vantagem no número de títulos conquistados no torneio: 42 contra as 36 taças do Grêmio. No desempenho geral nos 399 jogos entre os dois times na história, que são disputados desde 1909, vantagem para o time do Beira-Rio. São 149 vitórias, contra 125 do Grêmio e 125 empates. No Estadual, a vantagem também é do Inter, que venceu 95 vezes, empatou 77 e perdeu 82.
 
Dentro do campo, o técnico do Inter Abel Braga tem a disposição pela primeira vez no ano, todo o grupo de jogadores. No Gre-Nal 400, Abelão poderá escalar o time considerado ideal. Na manhã deste sábado (29), o técnico Colorado comandou o último trabalho antes do confronto. No CT do Parque Gigante, os jogadores realizaram o tradicional recreativo pré-jogo e trabalharam bola parada e jogada ensaiada.
 
No lado gremista, na manhã deste sábado, o Grêmio realizou o último treino antes de enfrentar o Internacional. Com parte do treino com portões fechados, o técnico Enderson Moreira não fez mistério sobre a equipe que vai a campo na Arena e a escalação deve ser a mesma dos jogos contra o Newell´s e Juventude. Na primeira parte da atividade o treinador gremista trabalhou cruzamentos e conclusões a gol, seguido de um trabalho técnico tático e treinamento de bolas paradas.
 
 
Grêmio x Internacional
Ficha Técnica
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 30 de março de 2014, domingo
Horário: 16 horas (de Brasília)
Arbitragem: Leandro Pedro Vuaden, auxiliado por José Antonio Franco Filho e Rafael da Silva Alves
 
Grêmio: Marcelo Grohe; Pará, Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho, Ramiro, Riveros e Dudu; Luan e Barcos. Técnico: Enderson Moreira
 
Internacional: Dida; Gilberto, Paulão, Juan e Fabrício; Willians, Aránguiz, Alex, D'Alessandro e Jorge Henrique; Rafael Moura. Técnico: Abel Braga

Nenhum comentário:

Postar um comentário