quinta-feira, 20 de março de 2014

Com gol no último minuto, Grêmio arranca empate e segue líder na Libertadores

Rafael Passos

Grêmio marca com Rhodolfo aos 46. Empate com gosto de vitória (Foto: EFE)
Um jogo com cara de quem quer chegar em algum lugar. Assim pode-se caracterizar o empate do Grêmio em 1 a 1 com o Newell´s Old Boy, na noite desta quarta-feira (19), no estádio Coloso do Parque, em Rosário. O Newell´s saiu na frente com o gol de Maxi Rodríguez, aos 33 da etapa final, mas o Grêmio reagiu e buscou o empate aos 46 com gol de cabeça do zagueiro Rhodolfo.

O resultado manteve o Tricolor na liderança isolada do grupo 6 com oito pontos ganhos, um a mais que o Atlético Nacional de Medellín. Os "Leprosos" estão com cinco pontos e praticamente decidem a classificação em duelo direto contra os colombianos, que tem sete. Se vencer na Colômbia, Grêmio pode garantir a classificação. Se empatar, precisaria sofrer uma goleada de 5 a 0 dos uruguaios para perder a ida às oitavas de final.

No Gauchão, o Grêmio joga contra o Juventude, no domingo (23), às 16h, na Arena, pelas quartas de final do Campeonato Gaúcho. Pela Libertadores, o Tricolor joga contra o Atlético Nacional, em Medellín, no dia 2 de abril. Já o Newell's Old Boys visita o Argentinos Juniors no sábado, pela nona rodada do campeonato local, em que está a três pontos dos líderes Colón e Estudiantes. Na competição continental, enfrenta o Nacional no Uruguai, na próxima quarta (26).

Assim como na partida da Arena, Newell’s e Grêmio fizeram um primeiro tempo muito equilibrado. O primeiro lance de perigo foi dos argentinos. Aos 17 minutos, Figueroa chutou de fora da área para grande defesa de mão trocada de Marcelo Grohe. Luan respondeu em um chute de fora aos 19, mas sem o mesmo sucesso.

O Grêmio conseguiu segurar a tão temida pressão argentina e assustou o goleiro do NOB. Aos 31 minutos, Dudu foi derrubado na frente da área, pela esquerda. Pará fez a cobrança buscando o ângulo esquerdo de Guzman, espalmou para escanteio. Na sequência, Barcos recebeu já dentro da área, chutou fraco e Guzmán caiu para fazer fácil defesa. Cinco minutos depois, Riveros roubou a bola e tabelou com Luan, na intermediária. Dudu recebeu velocidade pela esquerda, perdeu um pouco o ângulo, mas chutou por sobre o travessão.

No último minuto da primeira etapa, o Newell´s quase marcou. Casco pegou a sobra na esquerda e chutou cruzado, rasteiro. Marcelo Grohe caiu no canto e evitou o gol.

No começo do segundo tempo, novo susto. O lateral esquerdo Wendell errou na saída de bola, a revelação argentina Ezequiel Ponce, de apenas 16 anos, chutou forte e carimbou o travessão de Marcelo Grohe. O Grêmio respondeu quatro minutos depois em um chute forte da intermediária de Ramiro, defendido em dois tempos por Guzmán.

Aos 10 minutos, Luan deixou Ramiro na cara do gol e o camisa 1 do Newell´s fez uma grande defesa. Dois minutos mais tarde, Ponce ganhou pelo alto após cobrança de falta, Marcelo Grohe deu um tapinha, a bola bateu no travessão e o goleiro gremista agarrou firme. Aos 17, o Grêmio chegou com perigo em rápido contra-ataque. Luan puxou contra-ataque em velocidade pela esquerda. Heinze evitou que o passe chegasse livre a Barcos. Na sobra, Luan recuou para um chute de Dudu, mas Guzmán pegou firme.

Aos 28, Luan acertou bom passe para Riveros, o paraguaio arrematou de primeira para defesaça de Guzmán. Na cobrança do corner, Barcos ajeitou e Dudu arriscou, a bola desviou na zaga e saiu a escanteio. Na cobrança, Luan levantou, Guzmán saiu mal e Rhodolfo, livre, cabeceou para fora, perdendo um gol incrível.

O Grêmio jogava bem e talvez no seu melhor momento da partida sofreu o gol. Aos 33 minutos, Cáceres levantou a bola na área, Werley desviou de cabeça, Pará não conseguiu tirar, e a bola se ofereceu para o veterano Maxi Rodríguez. O camisa 11, de perna esquerda, bateu fraco, em cima de Grohe, que não conseguiu defender. O primeiro gol sofrido pelo Grêmio na Libertadores. Newell´s 1 a 0.

Após o gol, Enderson Moreira colocou Alán Ruiz no lugar de Edinho e Everaldo na vaga de Pará. Dois minutos depois, quase o empate. Barcos recebeu lançamento livre na área e chutou, Guzmán saiu e abafou o chute.

No último lance do jogo, o Grêmio arrancou o gol de empate. Na sequência de cruzamentos para a área argentina, Alán Ruiz abriu na esquerda para Barcos. O pirata recebeu e levantou na área pegando a zaga do Newell´s saindo para fazer a linha do impedimento, mas nem todos saíram. O zagueiro Rhodolfo apareceu sozinho e desviou de cabeça, no canto esquerdo de Guzman. 1 a 1.


Newell´s Old Boys 1 x 1 Grêmio
Ficha Técnica
Local: Estádio Coloso del Parque (Estádio Marcelo Bielsa), em Rosário (Argentina)
Arbitragem: Carlos Vera, auxiliado por Christian Lescano e Byron Romero (ambos equatorianos)
Gols: Maxi Rodríguez 33´2ºT (N); Rhodolfo 46´2ºT (G)

Newell´s Old Boys: Guzmán; Cáceres, Víctor López, Heinze e Casco; Villalba, Bernardi (Castro) e Banega (Orzán); Maxi Rodríguez, Figueroa e Ponce (Trezeguet). Técnico: Alfredo Berti

Grêmio: Marcelo Grohe; Pará (Everaldo), Werley, Rhodolfo e Wendell; Edinho (Alán Ruiz), Ramiro, Riveros, Luan e Dudu; Barcos. Técnico: Enderson Moreira


Nenhum comentário:

Postar um comentário