sábado, 15 de março de 2014

Gauchão chega à última rodada da fase de classificação

Rafael Passos

A fase de classificação do Campeonato Gaúcho será encerrada neste domingo (16), com as oito partidas sendo disputadas às 16h. Nesta 15ª rodada, todos os jogos têm pelo menos um clube disputando algo. Na prática, apenas três equipes não têm mais o que fazer no certame. O Internacional, líder geral da primeira fase, e os rebaixados Passo Fundo e Pelotas.

As equipes já classificadas entraram em campo pensando em vitória para aumentarem seu número de pontos, o que pode lhes dar a vantagem de decidir em casa mata-matas posteriores. É o caso de Brasil, Veranópolis, Grêmio, Caxias e Novo Hamburgo.

Ao todo, Gauchão já conhece seis dos seus oito finalistas e dois de seus três rebaixados para a Divisão de Acesso 2015.

Veja o que vale cada confronto:

Lajeadense x Internacional: com 16 pontos, a equipe do Vale do Taquari está na sexta colocada do grupo A e ainda tem chances remotas de se classificar. Para tanto, precisa ganhar do Inter, torcer por derrota do Juventude e para que o São José não vença. O time colorado cumprirá tabela na Arena Alviazul.

Esportivo x São José: o Esportivo tem 13 pontos e ainda pode ser rebaixado. Evitará a degola se marcar pelo menos um pontinho. O São José, com 17 pontos, é o quinto do grupo A. Pode se classificar se vencer e o Juventude não ganhar o seu jogo.

Brasil-Pel x Veranópolis: dois times já classificados. O Brasil já é o vice-líder garantido da chave A, mas disputa com o Grêmio a condição de segunda melhor campanha da primeira fase, que pode lhe garantir a vantagem de pegar o time tricolor em casa numa possível semifinal, ambos têm 26 pontos, mas os gremistas levam vantagem no saldo. O Veranópolis, com 22, cumpre tabela em Pelotas.

Aimoré x Juventude: com 16 pontos e saldo -6, o Aimoré precisará fazer uma Odisseia para se classificar. Precisa bater o Juventude por 3 a 0 e torcer para que São José e Lajeadense não vençam seus compromissos, se o Alviazul de Lajeado vencer, o Índio precisará golear o Papo por no mínimo 7 a 0. Já o Juventude garante vaga com vitória. Se empatar, precisa torcer para o São José não golear o Esportivo. Perdendo por até dois gols de diferença, se classifica se o São José e o Lajeadense não vencerem.

Caxias x Novo Hamburgo: Ao Caxias resta o objetivo de conquistar a liderança do grupo B, o que será atingido se bater o Novo Hamburgo e o Grêmio não vencer o Pelotas. O Novo Hamburgo, classificado, só joga para tentar melhorar sua pontuação. Se empatar no Centenário, já conseguirá evitar um confronto com o Inter nas quartas, perdendo, precisa secar o Cruzeiro para alcançar este objetivo.

Passo Fundo x São Paulo: com 17 pontos, o São Paulo ainda pode se classificar. Alcançará o objetivo se ganhar o seu jogo e o Cruzeiro não vencer o seu. Em caso de empate, só passa se o Cruzeiro levar 4 a 0 em casa do São Luiz. O Passo Fundo, rebaixado, cumpre tabela.

Cruzeiro x São Luiz: o Cruzeiro garante sua classificação com uma vitória. Empatando ou perdendo, precisa torcer para que o São Paulo não vença. O São Luiz, para não cair, tem de ganhar e torcer por derrota do Esportivo.

Grêmio x Pelotas: a briga do Grêmio é ficar à frente do Brasil, para decidir em casa nas semifinais caso ambos se enfrentem. O clube tricolor garante a liderança de sua chave com vitória. Se empatar ou perder, torce para que o Caxias não vença. O Pelotas, rebaixado, só joga pela honra.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário