quarta-feira, 24 de abril de 2019

Everton decide, Grêmio vence Libertad e depende só de si para avançar na Libertadores

Rafael Passos

Everton marcou os dois gols gremistas no Defensores del Chaco
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Jogando no Defensores del Chaco, em Assunção, o Grêmio venceu o Libertad por 2 a 0, nesta terça-feira (23), pela quinta rodada do Grupo H da Libertadores. Os dois gols do jogo foram marcados pelo atacante Everton. No primeiro turno, quando as duas equipes se confrontaram na Arena, os paraguaios haviam vencido por 1 a 0.

Com a vitória, o Grêmio chega a sete pontos e assume a vice-liderança do Grupo H. Por mais que a Universidad Catolica vença o Rosario e recupere a posição (chegaria a nove), o Tricolor dependeria de vitória simples contra os próprios chilenos na Arena para classificar. Já classificado para a próxima fase da competição, o Libertad lidera a chave com 12 pontos. Pelo campeonato nacional, os paraguaios ocupam o terceiro lugar, com 31 pontos, nove a menos que o líder Olímpia.

Na última rodada da fase de grupos, os gaúchos recebem a Universidad Católica no dia 8 de maio na Arena, às 19h15 (de Brasília). No mesmo dia e horário, Rosario Central e Libertad duelarão no Gigante de Arroyito, em Rosário. Antes, no entanto, o Grêmio concentra as forças na estreia do Brasileirão. No domingo, Tricolor recebe o Santos, na Arena, às 11h.

Na partida diante da Universidad Católica, o técnico do Grêmio, Renato Portaluppi não poderá contar com o volante Matheus Henrique. O camisa 14 recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória sobre o Libertad, no Defensores del Chaco, por 2 a 0, e está suspenso. Além dele, Maicon se tornou outra preocupação. Ele sentiu o músculo posterior da coxa direita durante o primeiro tempo e não aguentou novamente os 90 minutos. O capitão passará por exames de imagem no retorno a Porto Alegre para saber se houve lesão muscular.

Jean Pyerre foi um destaques da vitória gremista sobre Libertad
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Diferentemente do jogo da Arena, quando o Libertad bateu o Grêmio por 1 a 0, o Tricolor Gaúcho soube furar a marcação paraguaia e foi eficiente para marcar seus gols. Aos 24 minutos do primeiro tempo, Maicon deixou Cortez livre dentro da área. O lateral cruzou e obrigou Martin Silva a fazer grande defesa. No lance seguinte, Leonardo recebeu na área e cruzou. Everton mandou um voleio e tocou por cima do gol de Martín Silva. 

Dois minutos depois, Alisson tabelou com André e assistiu a Everton dentro da área. Cebolinha mostrou muita habilidade para deixar o zagueiro Iván Píris no chão e tirar do goleiro Martín Silva antes de finalizar no ângulo esquerdo. A bola ainda tocou no travessão antes de morrer no fundo das redes. Grêmio 1 a 0.

E só dava Grêmio no Defensores del Chaco.  Aos 30, Jean Pyerre fez grande jogada, invadiu a área e bateu com o bico da chuteira, mas parou em Martin Silva, que evitou o segundo tento gremista. Cinco minutos depois, Maicon encontrou Everton sozinho na área. O Cebolinha chuta, mas Martín Silva defendeu com o pé.

Aos 37 minutos, o Libertad chegou pela primeira vez com perigo. O centroavante Óscar Tacuara Cardozo cobrou falta buscando o ângulo esquerdo de Paulo Víctor, mas a bola sai por cima da goleira. Fim do primeiro tempo. Libertad 0 x 1 Grêmio.

Na volta do intervalo, Renato Portaluppi substituiu o capitão Maicon e mandou a campo Michel. O camisa 8 sentiu o músculo posterior da coxa direita durante o primeiro tempo.

Na etapa complementar, o Gumarelo voltou pressionando mais o time gremista, mas pressionar a defensiva brasileira. Aos 13 minutos, Mejía bateu falta da esquerda, Benítez tentou de letra, mas tocou direto para fora. O goleiro Paulo Victor provou mais uma vez que está em ótima fase e salvou o empate do Libertad. Aos 36, Martínez passou para Tacuara Cardozo que deu grande passe para Recalde, que estava livre na área e encheu o pé. O arqueiro fez um milagre e mandou a bola para escanteio. Aos 45, foi a vez de PV voar para fazer outra linda defesa no cabeceio de Recalde, garantindo a primeira vitória do Grêmio fora de casa na competição continental. 

 
Libertad 0 x 2 Grêmio
Ficha Técnica
Local: Estádio Defensores Del Chaco, em Assunção, Paraguai
Arbitragem: Alexis Herrera (Venezuela), auxiliado por Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela). 4º árbitro: Marlon Escalante (Venezuela).
Gols: Everton 27´ 1T e 39´ 2T
Cartões amarelos: Ángel Lucena, Edgar Benítez, Luis Cardozo, Jorge Recalde (L); Matheus Henrique, André, Jean Pyerre (G)

Libertad: Martin Silva; Iván Piris, Luis Cardozo, José Canale e Matías Espinoza; Alexander Mejía, Ángel Lucena (Jorge Recalde), Cristian Riveros (Alan Benítez), Antonio Bareiro; Edgar Benítez (Adrián Martinez) e Óscar Cardozo. Técnico: José Antônio Chamot.

Grêmio: Paulo Victor, Léo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez, Maicon (Michel), Matheus Henrique, Alisson (Pepê) e Jean Pyerre, Everton e André (Diego Tardelli). Técnico: Renato Portaluppi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário