terça-feira, 23 de abril de 2019

Em jogo de vida ou morte, Grêmio pega o Libertad pela Libertadores

Rafael Passos



Embalado pelo título do Campeonato Gaúcho, o Grêmio enfrenta, nesta terça-feira (23), o Libertad, às 19h15 (de Brasília), no Defensores del Chaco, em Assunção (Paraguai), pela quinta rodada do Grupo H da Libertadores. Com quatro pontos conquistados, o Tricolor ocupa o terceiro lugar da chave e precisa vencer para não depender de resultados paralelos.

Fora de campo, existe a estimativa da presença de 1.500 torcedores gremistas amanhã. Os paraguaio não devem exercer pressão já que a capacidade do estádio é de 42 mil torcedores e são esperados apenas oito mil hinchas gumarelos. No primeiro turno, na Arena, os paraguaios venceram por 1 a 0, gol de Bareiro.

Os gaúchos precisam do triunfo e torcem para que Universidad Católica e Rosario Central, que se enfrentam na quarta-feira (24), às 19h15, na Argentina, empatem. Caso essa combinação aconteça, o Grêmio termina a rodada na segunda posição. Como os dois empatariam em sete pontos na tabela de classificação, a vantagem seria gremista pelo saldo de gols. Se os chilenos não vencerem, independente do resultado gremista diante do Libertad, o Tricolor pode se classificar com uma vitória na rodada final.

Em caso de derrota ou empate no Paraguai, o bicampeão gaúcho volta a depender de resultados paralelos para sonhar com a classificação. Um tropeço somado a uma vitória da Universidad Católica, por exemplo, significaria a eliminação com um jogo de antecedência.

O técnico Renato Portaluppi deve mandar a campo o mesmo time que bateu o Internacional nos pênaltis e levantou o caneco estadual. alterar o time para o duelo no meio da semana. Na meia-cancha, Alisson será mantido na extrema direita e Jean Pyerre o armador, deixando Luan no banco de reservas. A escalação terá Paulo Victor, Leonardo, Geromel, Kannemann e Cortez; Matheus Henrique, Maicon, Jean Pyerre, Alisson e Everton; André.

Libertad busca a liderança geral da Libertadores da América (Foto: EFE)
Já classificado às oitavas-de-final, o Libertad lidera a chave, com 12 pontos, e se empatar com o Grêmio confirma o primeiro lugar no Grupo H com uma rodada de antecedência. A meta dos gumarelos é terminar com uma das melhores campanhas da fase inicial.

Pelo campeonato paraguaio, o Libertad ocupa o terceiro lugar, com 31 pontos, nove a menos que o líder Olímpia. No final de semana, o Gumarelo venceu o River Plate por 2 a 1, no sábado, pela 17ª rodada, com gols de marcados por Antonio Bareiro e Edgar Benítez, e o técnico José Antônio Chamot utilizou uma equipe mista. Piris, Óscar Cardozo e Espinoza foram poupados, e Recalde entrou somente no segundo tempo. O único problema deve ser o capitão Paulo da Silva. Ele deixou o gramado com uma lesão na perna esquerda e ficará de fora. José Canale deve ser o substituto.

Contra o Grêmio, o técnico argentino irá manter a base da equipe que vem atuando nas últimas partidas. Martin Silva; Iván Piris, Luis Cardozo (José Canale), Danilo Ortiz e Matías Espinoza; Alexander Mejía, Cristian Riveros, Ángel Lucena, Edgar Benítez e Antonio Bareiro; Óscar Cardozo.

Libertad x Grêmio - 5ª rodada do Grupo H da Libertadores da América
Ficha Técnica
Local: Defensores del Chaco, em Assunção, Paraguai.
Arbitragem: Alexis Herrera (Venezuela), auxiliado por Jorge Urrego (Venezuela) e Tulio Moreno (Venezuela). 4º árbitro: Marlon Escalante (Venezuela).
Data e horário: terça-feira (23/5), às 19h15 (de Brasília).

Provável time do Libertad: 1 - Martín Silva; 3 - Iván Piris, 14 - Luis Cardozo, 22 - José Canale e 17 - Matías Espinoza; 13 - Alexander Mejía, 18 - Cristian Riveros, 20 - Antonio Bareiro, 15 Ángel Lucena e 23 - Edgar Benítez; 9 - Óscar Cardozo. Técnico: José Antônio Chamot.

Banco: 22 - Carlos Servín, 2 - Alan Benítez, 5 - Ayrton Cougo, 6 Danilo Ortiz, 10 - Jorge Recalde, 21 - Blas Cáceres, 19 - Iván Franco, 11 - Adrián Martínez, 16 - Sergio Aquino, 7 Rodrigo Rivero.

Desfalques do Libertad: Paulo da Silva (lesionado)

Libertad
8 jogos
6 vitórias
1 empate
1 derrota
17 gols marcados
6 gols sofridos

Adrián Martínez - 6 gols
Óscar Cardozo - 3 gols
Ayrton Cougo - 2 gols
Antonio Bareiro - 2 gols
Jorge Recalde - 2 gols
Matías Espinoza - 1 gol
Ángel Cardozo - 1 gol

Próximo jogo: Rosario Central x Libertad - Gigante de Arroyito (Rosário) - 8/5 - 19h15

Provável time do Grêmio: 1 - Paulo Victor; 6 - Leonardo, 3 - Geromel, 4 - Kannemann e 12 - Bruno Cortez; 8 - Maicon, 14 - Matheus Henrique, 23 - Alisson, 21 - Jean Pyerre e 11 - Everton; 19 - André. Técnico: Renato Portaluppi.

Banco: 22 - Julio César, 24 Brenno, 2 - Léo Moura, 29 - Juninho Capixaba, 13 - Rômulo, 5 - Michel, 16 - Thaciano, 27 - Thonny Anderson, 20 - Walter Montoya, 7 - Luan, Felipe Vizeu, 9 - Diego Tardelli, 25 - Pepê e 30 - Marinho.

Grêmio
4 jogos
1 vitória
1 empate
2 derrotas
4 gols marcados
4 gols sofridos

Leonardo - 2 gols
Everton - 1 gol
Jean Pyerre - 1 gol

Pendurado: Geromel

Desfalques do Grêmio: Paulo Miranda e Marcelo Oliveira (lesionados).

Próximo jogo: Grêmio x Universidad Católica - Arena - 8/5 - 19h15

Nenhum comentário:

Postar um comentário