sábado, 24 de agosto de 2019

Dois jogos fecham a primeira rodada do Gauchão Feminino neste final de semana

Rafael Passos


O Campeonato Gaúcho Feminino terá a sua primeira rodada complementada neste final de semana. Diferente de outras temporadas, a edição 2019 tem apenas seis equipes disputantes. Neste domingo (25), às 15h, Oriente e Atlântico se enfrentam no Estádio dos Eucaliptos, em Canoas. No mesmo horário, o Grêmio, atual campeão, vai a Farroupilha encarar o Brasil-Far, nas Castanheiras.

Na partida inaugural do Gauchão, o Internacional venceu o João Emílio, de Candiota, por 16 a 0, no dia 11 de agosto, no Estádio do Sesc Campestre, em Porto Alegre.

Gurias Gremistas iniciam a busca pelo bicampeonato estadual (Foto: Luciano Amoretti/Grêmio FBPA)
Depois de garantir vaga na elite do futebol feminino, o Grêmio é o atual campeão gaúcho, começa a luta pelo bicampeonato. Comandadas pela técnica Patrícia Gusmão, as Tricolores chegam como uma das favoritas para levantar o caneco. O grande destaque da equipe é a equipe Karina, 37 anos, capitã e artilheira do Brasileirão Série A-2, com 14 gols. Assim como no Campeonato Brasileiro, o Grêmio manda seus jogos no Estádio Vieirão, em Gravataí.

Depois 12 dias de trabalhos, as Gurias Gremistas finalizaram na tarde desta sexta-feira a sua preparação para a estreia no Campeonato Gaúcho Feminino. Segundo a técnica Patrícia Gusmão, todo o foco está na estreia na competição. “Trabalhamos bastante nessas duas últimas semanas, visando a partida contra o Brasil de Farroupilha. Sabemos que é um adversário complicado, mas nós estamos preparadas e iremos buscar sempre a vitória”, destacou a comandante.

Para o duelo na Serra Gaúcha, a técnica Patrícia Gusmão tem algumas dúvidas. As zagueiras Rafa Ancheta e Bicê, assim como as laterais Jissele e Juju não estão confirmadas. O Grêmio deve ir a campo com: Lorena; Jissele, Bicê, Beta e Juju; Tchula, Katrine, Pri Back e Gabizinha; Carlinha e Karina.

O Brasil de Farroupilha chega para o Gauchão com um grupo de 37 jogadoras
(Foto: Lis Neis/Brasil de Farroupilha)
A Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural Brasil foi semifinalista em 2018 e chega para o Gauchão Feminino com um grupo de 37 jogadoras. A equipe serrana é treinada por Fernando Varani e dentro do campo é liderada pela goleira Gil, de 37 anos, e também se destacam as atacantes Tuca e Paty.


Time-base: Gil, Tai, Ifi, Adri e Jana; Ana, Bianca, Fraa e Luana; Tuca e Paty;

Regulamento do Campeonato Gaúcho Feminino 2019

As equipes se enfrentam em turno e returno, classificando as quatro melhores para a fase semifinal, que será disputada em jogo único, com mando dos times de melhor pontuação. A final, também em partida única, será disputada em Ijuí, em dezembro.

As equipes

Internacional
As Gurias Coloradas são as atuais vice-campeãs do Gauchão. A equipe do Beira-Rio é treinada por Maurício Salgado e tem a dura missão de disputar duas competições ao mesmo tempo, já que está nas quartas de final do Brasileirão A-1. Os destaques da equipe são Fabi Simões e Bruna Benites, que foram convocadas para a Seleção Brasileira para um torneio amistoso. O Inter manda seus jogos no Estádio da PUCRS, em Porto Alegre.

O Internacional é o maior campeão com seis taças: 1997, 1998, 1999, 2002, 2003 e 2017.

Time-base: Yasmim; Leidi, Bruna Benites, Sorriso e Ari; Thessa, Shasha, Nana e Mariana Pires; Luana Spindler e Fabi Simões.

Atlântico, de Erechim
O Atlântico Futebol Clube foi campeão estadual em 2013 e vice em 2015. Em 2019 contará com 28 atletas. O time manda seus jogos no Campo do Galo, em Erechim.

Time-base: Ana Lais; Mari, Letícia, Elisabete, Suelen; Tupã, Vanessa, Anelise; Patrícia, Jana e Adriane. Técnico: Alderico Rosset.

Oriente, de Canoas
Clube amador com 87 anos de futebol de campo, o Oriente possui a equipe feminina do clube desde 2017. Na temporada passada, o Dragão foi eliminado nas quartas de final pelo Brasil de Farroupilha. O time é treinado por Vainon Rodrigues contará a experiência da capitã Shirlei. A equipe manda seus jogos no Estádio Eucaliptos, em Canoas.

Time-base: Sabrina (Suka); Tchu, Elna, Shirlei, Indi; Mitssa (Manfron), Carol Sangue (Ingrid); Angelica, Deise, Dani, Nicole.

João Emílio, de Candiota
A cidade de Candiota, no sul do Rio Grande do Sul, tem 9.519 habitantes. A equipe é comandada por Cléo Luiz Lopes de Moura chega para o Gauchão mirando uma das vagas nas semifinais. Em 2018, o João Emílio foi até as quartas de final. A equipe manda seus jogos no Estádio 20 de Setembro, em Candiota.

Ao lado do Inter, é um dos únicos dois clubes que disputam as quatro categorias do futebol feminino no Rio Grande do Sul.

Time-base: Kailane; Débora Quadros , Vitória, Andrine e Samira; Lais, Thais, Carol, Nathi Amaral, Ana e Laize (Dienifer). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário