segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

STJD pune brigões do GRE-NAL 394 e Grêmio perde um mando de campo

O tumulto ocorrido entre jogadores e treinadores no Clássico GRE-NAL 394, disputado no último dia 02 de Dezembro, no Estádio Olímpico colocou o Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) em alerta. O Procurador  Geral do STJD Paulo Schmitt apresentou denúncia contra os envolvidos.

Confira cada um dos denunciados e os artigos que responderam:

Muriel, goleiro do Internacional:
Aos dois minutos do 2º tempo o meio campista gremista Elano recebeu lançamento e encobriu Muriel. Fora da área, o goleiro colorado colocou as mãos na bola para evitar o gol e foi expulso. O jogador foi advertido no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), praticar ato desleal ou hostl.

Leandro Damião, atacante do Internacional
Aos 13 minutos da segunda etapa, o centroavante deu uma cotovelada no gremista Saimon, o árbitro Heber Roberto Lopes mostrou o cartão vermelho diretamente. Ainda foi relatado na súmula que Damião, ao deixar o gramado em direção ao vestiário fez acenos ofensivos para a torcida adversária.
Damião respondeu a dois artigos do CBJD. Pelo lance em campo, respondeu ao artigo 254, praticar jogada violenta, suspensão de 2 jogos. E foi absolvido no artigo 258-A, provocar público durante a partida, no qual poderia pegar de 2 a 6 jogos de gancho.

Osmar Loss, técnico do Internacional, e Saimon, zagueiro do Grêmio
Aos 46 minutos do 2º tempo, uma confusão aconteceu na beira do gramado. Loss foi expulso diretamente  por chutar a bola para longe e retardar o reinicio da partida. Na seqüência, Saimon foi tirar satisfações com  o treinador colorado que o agarrou pelo pescoço, o zagueiro do Grêmio desferiu um empurrão e uma peitada em Loss.

Osmar Loss foi enquadrado no artigo 250, praticar ato desleal ou hostil, e foi suspenso por uma partida.
E acusado de agressão física, respondeu ainda ao artigo 254-A do CBJD, mas foi enquadrado novamente no artigo 250 e suspenso por mais uma partida. O zagueiro Saimon teve o mesmo desfecho, após o artigo 258 também ter sido desqualificado para o 250, pegando um total de dois jogos de suspensão.

Vanderlei Luxemburo, técnico do Grêmio
O comandante gremista foi expulso após invadir o gramado para impedir uma briga entre os jogadores, mas Luxa não deixou o campo tranquilamente, saiu apenas depois que a polícia foi chamada. O treinador foi incluso nos artigos 258-B, invadir local destinado a arbitragem, ou o local da partida) e 258 inciso II, DO CBJD. Ele foi suspenso por uma partida no primeiro artigo e absolvido no segundo.

Grêmio Foot Ball Porto Alegrense
O árbitro Héber Roberto Lopes ainda relatou incidentes ocorridos após o apito final da história do Estádio Olímpico, por problemas vindos das arquibancadas. O Juiz paranaense descreveu na súmula os foguetes que caíram na área técnica do Internacional e estourou perto de um integrante da comissão técnica colorada.
E ainda foram relatadas as várias bombas arremessadas na pista do Estádio oriundas das sociais, setor ocupado pela torcida do tricolor.
Com base no artigo 213 III do CBJD, por deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir lançamento de objetos no campo. O Grêmio foi multado em R$ 30 mil e punido com a perda de um mando de jogo. Todas as punições devem ser cumpridas em competições nacionais. O Grêmio perdeu um mando de campo na Arena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário