terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Há 29 anos, o Grêmio conquistava o mundo

A data: 11 de dezembro de 1983, Local: Estádio Nacional, Tóquio, Japão. Dia da semana: domingo, horário: meia-noite hora de Brasília, meio-dia no Japão.

Há exatos 29 anos, no dia 11 de dezembro de 1983, o Grêmio era campeão mundial de clubes. Com uma vitória por 2 a 1 sobre o Hamburgo, na prorrogação, o time comandado por Valdir Espinosa e liderado dentro de campo pelos experientes Hugo De Leon, Mazarópi, Mário Sérgio e Paulo César Caju, aliados a juventude de Paulo Roberto, Paulo César Magalhães e Renato Portaluppi conquistava o título mais importante da história do clube.

O clube Porto Alegrense se preparou muito para este jogo, desde a final da Libertadores da América, quando venceu o Peñarol por 2 a 1 no Estádio Olímpico, no dia 28 de Julho, portanto cerca de 4 meses de preparação. O Hamburgo por sua vez se via envolvido na disputa do Campeonato Alemão temporada 1983-1984 onde brigava com o Stuttgart pelo título, estava também na disputa da Copa dos Campeões da Europa, onde buscava o Bi Campeonato e ainda tinha a disputa da Supercopa Européia contra o Aberdeen, da Escócia. Os alemães foram a campo pela Bundesliga no dia 7de dezembro, chegando ao Japão dois dias antes da disputa com o Grêmio.

Do lado do Hamburgo sete jogadores estavam em campo em relação ao time que ganhou a Copa dos Campeões da Europa vencendo a Juventus de Turim por 1 x 0, em Atenas, no dia 25 de maio. Enquanto no Grêmio foram oito jogadores que enfrentaram o Peñarol.

Um Público de 62.000 espectadores assistiram a partida

Gols: Renato Portaluppi  2 vezes (GRE) e Schröder (HAM)
Arbitragem: Michel Vautrot (FRA), Auxiliado por Toshikazu Sano (JAP) e Shizuhasu Nakamichi (JAP)
Cartões Amarelos: Mazaropi, Caio, Renato e De Leon (GRE); Stein (HAM)

Grêmio FBPA: Mazarópi, Paulo Roberto. Baidek, Hugo De Leon e Paulo César Magalhães; China, Osvaldo (Bonamigo 25 minutos do 2º t) e Mário Sérgio; Renato, Tarciso e Paulo César Caju (Caio 33´ 2º t)
Banco: Beto, Leandro, Casemiro, Tonho e César
Técnico: Valdir Espinosa

Hamburgo SV: Stein, Wehmeyer, Hieronymus, Jacobs, Schröder, Groh, Rolff, Magath, Hartwig, Hansen, Wuttke
Banco: Uwe Hein, Thomas Von Heesen, Dieter Brefort
Técnico: Ernst Happel











Gols na narração de  Armindo Antônio Ranzolin (Rádio Guaíba) CLIQUE AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário