A corrida no Circuito Internacional de Xangai não teve grandes reviravoltas no pelotão da frente. Piastri controlou o ritmo e abriu vantagem confortável sobre Norris, que precisou lidar com problemas nos freios durante a prova. Apesar do contratempo, o britânico conseguiu segurar a posição e ainda assumiu a liderança do campeonato de pilotos, com 44 pontos, oito a mais que Max Verstappen.
Próxima parada: Japão
Com a vitória e a dobradinha da McLaren, a equipe reforça sua posição na liderança do Mundial de Construtores, somando 78 pontos. A Fórmula 1 retorna em duas semanas com o GP do Japão, que será disputado no icônico circuito de Suzuka no dia 6 de abril, às 2h (horário de Brasília).
Desclassificações movimentam o resultado final
Após a corrida, a FIA anunciou a desclassificação de três pilotos por irregularidades técnicas. Charles Leclerc e Pierre Gasly foram punidos por estarem com seus carros abaixo do peso mínimo exigido. Já Lewis Hamilton, que havia cruzado a linha de chegada em sexto, foi desclassificado devido ao desgaste excessivo da prancha de madeira localizada no assoalho de seu carro, infração semelhante à que o tirou do GP dos Estados Unidos em 2023.
Com isso, Gabriel Bortoleto, que havia terminado a corrida em 17º, subiu para a 14ª posição, garantindo um resultado mais positivo em sua temporada de estreia na F1.
Verstappen enfrenta desafios, e Antonelli brilha
Max Verstappen, atual tricampeão mundial, teve uma prova difícil. O piloto da Red Bull precisou batalhar contra as Ferraris para terminar em quarto lugar. Sua performance foi favorecida por uma estratégia questionável da equipe italiana, que optou por fazer duas paradas com Hamilton, o que comprometeu seu desempenho.
Outro destaque do GP da China foi o estreante Andrea Kimi Antonelli. O jovem piloto da Mercedes terminou a prova na sexta posição e foi eleito o piloto do dia. Oliver Bearman, que largou em 17º, também teve um desempenho notável, levando sua Haas até o oitavo lugar e se beneficiando das punições pós-corrida.
Classificação final do GP da China
Oscar Piastri (McLaren)
Lando Norris (McLaren) - +9s748
George Russell (Mercedes) - +11s097
Max Verstappen (Red Bull) - +16s656
Esteban Ocon (Haas) - +49s569
Andrea Kimi Antonelli (Mercedes) - +53s748
Alexander Albon (Williams) - +56s321
Oliver Bearman (Haas) - +61s103
Lance Stroll (Aston Martin) - +70s204
Carlos Sainz (Williams) - +76s387
Isack Hadjar (RB) - +78s875
Jack Doohan (Alpine) - +88s401
Liam Lawson (Red Bull) - +81s147
Gabriel Bortoleto (Sauber) - +1 volta
Nico Hulkenberg (Sauber) - +1 volta
Yuki Tsunoda (RB) - +1 volta
Nenhum comentário:
Postar um comentário