domingo, 16 de março de 2025

Lando Norris supera as adversidades e vence o GP da Austrália

Rafael Passos


O piloto britânico da McLaren conquistou a quinta vitória de sua carreira na Fórmula 1

O britânico Lando Norris superou todas as adversidades, como a chuva e a pista molhada, para vencer o Grande Prêmio da Austrália deste domingo (16), etapa de abertura da temporada 2025 da F1. Com isso, o piloto da McLaren conquistou a quinta vitória de sua carreira na categoria. O holandês Max Verstappen, da Red Bull Racing, pressionou, mas não conseguiu ultrapassar Norris, terminando a corrida menos de um segundo atrás. George Russell, da Mercedes, fechou o pódio na terceira posição.

Kimi Antonelli, companheiro de equipe de Russell, cruzou a linha de chegada em quarto, mas uma penalidade de cinco segundos por uma liberação insegura durante um pit-stop o fez cair para quinto, atrás de Alexander Albon, da Williams. Horas mais tarde, a FIA anunciou que punição de foi retirada pelos comissários e o piloto recuperou a quarta colocação.

Caos e abandonos marcam a corrida

A chuva no início da corrida já deu sinais de que seria um dia complicado. O estreante Isack Hadjar rodou ainda na volta de formação e abandonou. Na relargada, Jack Doohan bateu, enquanto Carlos Sainz, em sua estreia pela Williams, também saiu da pista e parou nas proteções.

Pouco depois da metade da prova, na volta 34, Fernando Alonso perdeu o controle e bateu forte, abandonando a corrida. Aumentando o drama, a chuva se intensificou e a pista ficou ainda mais traiçoeira.

Oscar Piastri, que era o segundo colocado, rodou e caiu para o fim do grid. Liam Lawson e Gabriel Bortoleto também perderam o controle e bateram, deixando a prova. No total, apenas 14 dos 20 pilotos completaram a corrida.

Ferrari decepciona

A Ferrari teve um desempenho abaixo do esperado. Além de uma classificação ruim, a equipe não encontrou um bom ritmo de corrida e cometeu erros estratégicos. No final, Charles Leclerc conseguiu superar Lewis Hamilton e terminou em oitavo, enquanto o britânico fechou o top 10.

Final eletrizante

No fim da prova, Verstappen ainda tentou atacar Norris, se aproximando a menos de meio segundo do britânico, mas não conseguiu a ultrapassagem. Norris segurou a pressão e cruzou a linha de chegada em primeiro, garantindo a primeira vitória da McLaren na temporada.

A Fórmula 1 retorna no próximo fim de semana com o Grande Prêmio da China, em Xangai, às 4h do domingo (23).

Resultado final do GP da Austrália:

  1. Lando Norris (McLaren/Mercedes)

  2. Max Verstappen (Red Bull/Honda RBPT)

  3. George Russell (Mercedes)

  4. Kimi Antonelli (Mercedes)

  5. Alexander Albon (Williams/Mercedes)

  6. Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)

  7. Nico Hülkenberg (Sauber/Ferrari)

  8. Charles Leclerc (Ferrari)

  9. Oscar Piastri (McLaren/Mercedes)

  10. Lewis Hamilton (Ferrari)

  11. Pierre Gasly (Alpine/Renault)

  12. Yuki Tsunoda (Racing Bulls/Honda RBPT)

  13. Esteban Ocon (Haas/Ferrari)

  14. Oliver Bearman (Haas/Ferrari)

Abandonaram

Liam Lawson (Red Bull/Honda RBPT)
Gabriel Bortoleto (Sauber/Ferrari)
Fernando Alonso (Aston Martin/Mercedes)
Carlos Sainz (Williams/Mercedes)
Isack Hadjar (Racing Bulls/Honda RBPT)
DNF) Jack Doohan (Alpine/Renault)

Nenhum comentário:

Postar um comentário