sexta-feira, 29 de maio de 2020

Confira como foi a sexta-feira do Grêmio

Rafael Passos
Grupo do Grêmio em treino desta sexta-feira no CT Luiz Carvalho (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Gremistas fecharam mais uma semana de treinos 

Nesta sexta-feira (29), o elenco do Grêmio fechou mais uma semana de treino, a quarta desde o retorno depois da paralisação por conta da pandemia da Covid-19. No trabalho realizado no CT Luiz Carvalho, os tricolores encerram as atividades básicas, focadas em treinamentos aeróbios e de força, divididos entre os grupos D, E e F pela manhã e A, B e C à tarde.

O treino foi comandado do preparador físico, Márcio Meira, que se recuperou da Covid-19 (coronavírus). No início do dia, Meira montou um circuito de exercícios aeróbicos e de força. Cada grupo fez os trabalhos de academia, sempre seguindo o protocolo de higienização e o distanciamento social. Logo após, foram para o gramado para fazerem corridas, encerrando com chutes a gol.

O elenco do Tricolor terá folga no final de semana e reapresenta na segunda-feira (1°/6). A partir da próxima semana, o plano da comissão técnica é fazer os atletas trabalhar situações de jogo.

Saiba como foi a sexta-feira do Internacional

Rafael Passos

Colorado concluiu a quarta semana de treinamentos (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
O dia colorado teve treino e renovação de contrato com capitão

Nesta sexta-feira (29), o elenco do Internacional encerrou a quarta semana de atividades desde o retorno, no dia 5 de maio. O trabalho da manhã no CT do Parque Gigante foi voltado para a parte técnica dos jogadores, com diversos exercícios com bola.

Após o aquecimento,a comissão técnica comandou um trabalho de passe e posse de bola, fechando com um treino de futevôlei. Depois de uma semana intensa de atividades, o grupo tem o final de semana de folga e se reapresenta na próxima segunda-feira (1º/6).

Presidente Marcelo Medeiros, Rodrigo Dourado e Alessandro Barcellos, vice-presidente de futebol
(Foto: Ricardo Duarte Internacional)

Também nesta sexta-feira, a direção do Internacional chegou a um acordo com o volante Rodrigo Dourado e renovou contrato  com o jogador até dezembro de 2022. O atual vínculo do camisa 13 iria até o final de 2020.

Cria do Celeiro de Ases, o atleta de 25 anos chegou ao clube aos 12 anos e manifestou sua alegria em continuar no clube.

“Muito feliz com a renovação, com a confiança da diretoria, confiança do Clube. Espero voltar o mais rápido possível a jogar com a camisa do Inter, que foi o que sempre fiz desde pequeno. Feliz, estou me sentindo bem e espero voltar a fazer o que mais amo, que é jogar futebol”, afirmou Dourado.

Sua estreia pelo profissional foi em 2012 numa partida contra o Sport, quando o Colorado era comandado pelo ídolo Fernandão.  Pelo clube do coração, o pelotense tem três Campeonatos Gaúchos (2014, 2015 e 2016) e duas Recopas Gaúchas em seu currículo. Além disso, participou da inédita conquista do Ouro Olímpico da Seleção Brasileira em 2016, no Rio de Janeiro.

O volante passou por duas cirurgias no joelho esquerdo realizadas ainda em 2019. A segunda após ter sido diagnosticado com um edema ósseo. No regresso após o recesso, faz um trabalho de reequilíbrio muscular por ter ficado aproximadamente dois meses sem colocar o pé no chão.

A última partida de Rodrigo Dourado com a camisa do Inter foi no dia 10 de julho de 2019, na derrota por 1 a 0 para o Palmeiras pela Copa do Brasil. No total, Dourado atuou em 223 partidas pelo Inter, com nove gols.

quarta-feira, 27 de maio de 2020

Inter faz trabalhos físicos e técnicos no CT do Parque Gigante

Rafael Passos

Jogadores do Inter fizeram exercícios de força (Foto: Ricardo Duarte / Internacional)
Os comandados de Eduardo Coudet realizaram atividades físicas e técnicas 

O elenco do Internacional se reapresentou na manhã desta quarta-feira (27) para mais um período de treinamentos no CT do Parque Gigante. No terceiro dia da quarta semana de trabalhos após o retorno ao campo, os atletas realizaram atividades físicas e técnicas e depois exercícios de força, passes e finalizações.

Seguindo o protocolo das autoridades sanitárias e do Departamento Médico do clube, os atletas foram separados em pequenos grupos para fazer os treinamentos propostos pela comissão técnica ao ar livre.

Na parte final do treinamento, o elenco colorado realizou trabalhos técnicos focados em passes e finalizações.

A equipe colorada volta a treinar na manhã desta quinta-feira (28).

Gremistas realizaram treinos de força e potência no CT Luiz Carvalho

Rafael Passos

Atividades foram realizadas no CT Luiz Carvalho (Foto: Lucas Uebel / Divulgação/Grêmio)
Divididos em seis grupos de trabalho, os gremistas fizeram atividades de força e potência

Nesta quarta-feira (27), o elenco do Grêmio fizeram treinamentos de força e potência e foram elogiados pela preparação física tricolor.

Pela manhã, 18 jogadores (representantes dos grupos D, E e F) se apresentaram em horários escalonados, a partir das 8h. Depois da aferição de temperatura e avaliações clínicas, os atletas do grupo D foram para o gramado. Na sequência, às 9h10, foi a vez do grupo E, enquanto a equipe F foi ao campo do CT Luiz Carvalho, às 9h45.

A primeira atividade foi a chamada “tração”, na qual o jogador veste uma cinta presa por uma borracha amarrada a um segundo atleta e precisa cumprir um trajeto, aplicando a máxima velocidade possível. Durante o treinamento, os jogadores mantiveram a distância exigida no protocolo sanitário seguido pelo clube. Depois, os grupos trabalharam saídas em velocidade e agilidade, passando por estacas e obstáculos – com foco na potência, conforme explica o preparador físico Márcio Meira.

Quem conversou com a assessoria de imprensa do Grêmio nesta manhã foi o meio-campista Patrick.

“O retorno foi bem forte. A gente sabe que, voltando aos poucos, temos que dar o nosso máximo. Estamos todos focados, fazendo os trabalhos passados pela preparação física e fisiologia. Nós não estamos muito acostumados com os treinamentos somente físicos, mas nos empenhamos da melhor forma, sabendo que logo podemos jogar de novo. Serão muitos jogos e todos têm que estar preparados”, afirmou o camisa 30.


Departamento Médico realiza 84 novos testes para COVID-19 (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Grêmio divulga novos resultados para Covid-19

Em nota divulgada na tarde desta quarta-feira (27), o Grêmio comunicou que concluiu uma nova rodada de testes com funcionários e atletas que frequentam o CT Luiz Carvalho. Foram aplicados 84 exames nos últimos dias e todos os resultados deram negativos para a Covid-19.

O clube informou também que desde a retomada das atividades, no dia 4 de maio, foram realizados 260 testes de forma alternada. A rotina implementada pelo clube projeta a testagem periódica, quase que diariamente com funcionários e jogadores em sistema de rodízio passando pela verificação. No entendimento dos médicos, isso aumenta a possibilidade de evitar qualquer contaminação.

“Realizamos o teste e todos deram negativo para Covid-19. Mais uma vez, utilizamos um aparelho para diagnóstico por imunofluorescência, avaliando o IGM e IGG. Com isso, todos podem dar sequência às atividades normalmente”, explicou, Dr. Márcio Dornelles, que também fez um agradecimento ao presidente Romildo Bolzan, e ao vice-presidente de futebol, Paulo Luz, “por todo apoio à área da saúde do Grêmio em um momento em que todo cuidado é fundamental nessa nova rotina de trabalho”.

O Grêmio adquiriu 300 novos testes, que já chegaram à Porto Alegre vindos da Coreia do Sul.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Inter se reapresenta com trabalhos físicos e técnicos

Rafael Passos

Rodinei e Uendel trocam passes no CT do Parque Gigante (Foto: Internacional/Divulgação)
O elenco do Internacional se reapresentou na manhã desta segunda-feira (25), e abriu a quarta semana de treinamentos em meio à pandemia do Covid-19 (coronavírus). Após o final de semana de folga, os colorados retornaram aos treinamentos no CT do Parque Gigante com um trabalho que misturou musculação, troca de passes e treino de cabeceios.

Como de praxe, o elenco foi dividido em grupos e com o distanciamento necessário. Os jogadores fizeram um circuito de exercícios físicos (levantamento de peso, agachamento e abdominais, por exemplo). Em outra parte do gramado, os jogadores realizaram alguns trabalhos técnicos, com corridas, cabeçadas e troca de passes.

O Internacional volta a trabalhar na manhã de terça-feira. O Campeonato Gaúcho deve retornar na metade do mês de julho.

Víctor Cuesta treina com peso no CT do Parque Gigante (Foto: Internacional/Divulgação)
Inter renova contratos com Rodrigo Lindoso, Thiago Galhardo e Uendel

Inter renovou os contratos de Uendel, Rodrigo Lindoso e Thiago Galhardo (Foto: Divulgação/Internacional)
O Internacional anunciou no início da tarde desta segunda-feira (25), o pacote de renovações contratuais com o lateral-esquerdo Uendel, o volante Rodrigo Lindoso e o meia-atacante Thiago Galhardo. Os três tinham vínculo com o Colorado até o final da temporada e agora prorrogaram seus contratos até fim de 2021.

Grêmio inicia mais uma semana de treinos no CT Luiz Carvalho

Rafael Passos

Geromel corre no gramado do CT Luiz Carvalho (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

Grêmio iniciou a quarta semana de treinamentos

O Grêmio iniciou na manhã desta segunda-feira (25), mais uma semana de atividades no CT Luiz Carvalho. Sob o comando da comissão técnica, o elenco deu a largada para a sua quarta semana de treinamentos desde o retorno aos trabalhos do clube.

O dia teve dois retornos ao convívio do grupo: um foi o atacante Diego Souza, recuperado da Covid-19 (coronavírus). Outro que voltou foi o preparador físico Márcio Meira, que volta após a parada em virtude do coronavírus. O profissional teve um quadro assintomático da doença.

O atacante Diego Souza, de 34 anos, estava cumprindo quarentena no Rio de Janeiro após ser diagnosticado com a Covid-19 no início deste mês. o camisa 29 cumpriu todos os protocolos de saúde ao chegar no Centro de Treinamentos. Primeiramente, foi submetido a uma mensuração de temperatura e, depois, realizou testes de preparação física. Com a confirmação que estava apto, o jogador deu início aos treinos. Na sequência, revelou como foi a sua rotina enquanto estava com o vírus.

“Saudade muito grande. Graças a Deus superei e estou muito feliz de ter retornado aos treinamentos. Quando eu estava pronto para voltar, fiz um exame lá no Rio de Janeiro. Eu não tinha sintomas, mas fiz o exame e ele detectou que eu estava com covid-19. Fui monitorado e mantive contato com o Departamento Médico, mas não tive nenhum problema, nem minha família”, contou à assessoria gremista.

Em campo, os atletas dos grupos D, E e F fizeram um treinamento físico. À tarde, foi a vez dos goleiros, juntamente com os grupos B e C.

Preparador físico Márcio Meira volta aos treinos após se recuperar da Covid-19 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)


sexta-feira, 22 de maio de 2020

Conmebol anuncia punições para os brigões do Grenal da Libertadores

Rafael Passos

Grenal da Libertadores, em 12 de março, teve briga generalizada e oito expulsões (Foto: Divulgação)
Paulo Miranda e Moisés pegaram quatro jogos de suspensão, cada

Setenta dias depois do Grenal válido pela segunda rodada do grupo E da Libertadores, enfim, a Conmebol divulgou as punições para os jogadores envolvidos na briga durante o clássico. O julgamento do Tribunal Disciplinar da Confederação Sul-Americana de futebol ocorreu no dia 30 de março, porém as punições só foram conhecidas nesta sexta-feira (22).

Os clubes foram condenados à pagar uma multa de US$ 9 mil (R$ 50,16 mil), cada. Já os oito atletas expulsos também foram multados.

Punições

Grêmio
Paulo Miranda: 4 jogos + US$ 3 mil (R$ 16,7 mil)
Luciano: 3 jogos + US$ 3 mil (R$ 16,7 mil)
Pepê: 1 jogo + US$ 1,5 mil (R$ 8,3 mil)
Caio Henrique: 1 jogo + US$ 1,5 mil (R$ 8,3 mil)

Internacional
Moisés: 4 jogos + US$ 3 mil (R$ 16,7 mil)
Edenilson: 3 jogos + US$ 3 mil (R$ 16,7 mil)
Cuesta: 1 jogo + US$ 1,5 mil (R$ 8,3 mil)
Praxedes: 1 jogo + US$ 1,5 mil (R$ 8,3 mil)

O Grenal 424 válido pela segunda rodada do Grupo E foi disputado no dia 12 de março, na Arena, e terminou empatado por 0 a 0. Com quatro pontos, os clubes porto-alegrenses dividem a liderança da chave. O América de Cali aparece em segundo, com três pontos, e a Universidad Católica, ocupa a lanterna, com zero. A Libertadores da América está paralisada por tempo indeterminado em razão da pandemia da COVID-19 (coronavírus).

Inter fecha a terceira semana de treinamentos

Rafael Passos

Jogadores do Inter estarão de folga nos dois próximos dias (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Grupo colorado trabalhou finalizações e troca de passes

Na manhã desta sexta-feira (22), no CT do Parque Gigante, o elenco do Internacional encerrou a sua terceira semana de treinamentos desde a reapresentação. Obedecendo as normas estabelecidas pelo protocolo médico e divididos em pequenos grupos, os colorados trabalharam trocas de passes e finalizações.

No sábado e o domingo, o grupo de atletas colorados receberão folga.

Johnny e Roberto renovam contrato com o Internacional

Nesta sexta-feira (22), o Inter anunciou a renovação de contratos com mais duas joias do Celeiro de Ases. O zagueiro Roberto e o meio-campista Johnny estenderam os seus vínculos com o clube até dezembro de 2022.
 
Roberto posa ao lado do presidente Marcelo Medeiros e de Alessandro Barcellos, vice-presidente de futebol
(Foto: Divulgação/Internacional)
Roberto, 21 anos, é gaúcho de Porto Alegre e está nas categorias de base do Inter desde 2006. O defensor não escondeu a felicidade por esse momento. “Motivo de muita alegria. Estou desde pequeno aqui. Fico muito feliz por mais esse voto de confiança. Me inspirava muitos nos jogadores que estão aqui, estar tendo essa experiência com eles é motivo de muito aprendizado”, disse o defensor.

Johnny ao lado do presidente Marcelo Medeiros e de Alessandro Barcellos, vice-presidente de futebol
(Foto: Divulgação/Internacional)
O meio-campista João Lucas, ou simplesmente Johnny, 18 anos, está no Colorado há seis anos. Ele nasceu em Denville, Nova Jersey, nos Estados Unidos, mas foi criado em Criciúma, de onde seus pais são naturais. Johnny chamou atenção de Eduardo Coudet logo no início da temporada, que o alçou a equipe principal. O camisa 30 tem sete partidas pelo clube, seis em 2020. A multa contratual do jogador é de 60 milhões de euros (R$ 375 milhões na cotação atual).

Mais um sonho e objetivo sendo realizado, muito feliz em renovar o contrato. Que eu possa trazer alegrias e títulos para a torcida colorada. Está sendo um ano de muito aprendizado, de oportunidades e estou tentando aproveitar da melhor maneira”, disse o meio-campista.

Dia do Grêmio foi de trabalhos na academia

Rafael Passos

Grêmio faz trabalhos físicos na academia (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Após primeiro treino com bola, Grêmio faz trabalhos físicos na academia

Na nesta sexta-feira (22), o Grêmio retomou as atividades físicas no CT Luiz Carvalho. Após treinar com bola na última quinta, os tricolores voltaram aos treinos físicos para reduzir a sobrecarga após esta atividade. Foi o primeiro treinamento realizado na academia, dentro das regras publicadas esta semana em decreto da prefeitura de Porto Alegre.

Pela manhã, o grupo A (os goleiros) fez um trabalho físico e com bola, sob o comando do preparador Mauri Lima. Já os atletas de linha, integrantes dos grupos B e C se apresentaram em horários escalonados, às 10h e 10h30. Eles fizerem uma atividade de musculação na academia, com a devida higienização dos equipamentos antes e após o uso. No turno da tarde os jogadores dos grupos D, E e F cumpriram o mesmo cronograma de treinamentos.

Neste final de semana os atletas folgam, retornando aos trabalhos na próxima segunda-feira.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Gremistas treinam com bola pela primeira vez na semana

Rafael Passos

Jean Pyerre reencontrou a bola no CT Luiz Carvalho (Foto: Lucas Uebel / Grêmio)

Depois de alguns treinos físicos, os gremistas reencontraram a bola no CT Luiz Carvalho

Após três dias fazendo trabalhos físicos, o elenco do Grêmio treinou pela primeira vez com a bola na semana. Na manhã desta nesta quinta-feira (21), parte da equipe dos goleiros (grupo A) treinou com os grupos B e C. O auxiliar-técnico Alexandre Mendes comandou treino de conclusões a gol, que foi complementado por atividades físicas específicas.

O cronograma de chegada dos jogadores para os trabalhos no CT Luiz Carvalho foi o mesmo dos outros dias: os goleiros se apresentaram às 9h, o Grupo B às 9h30 e o C às 10h15, sendo que eles foram submetidos à medição de temperatura e respeitando as normas sanitárias de higienização e distanciamento. Entre a sessão realizada pelo Grupo B e o início do treino do Grupo C, a equipe de apoio higienizou todos os materiais utilizados.

À tarde, os grupos D, E e F fazem a mesma atividade, acompanhados dos goleiros Paulo Victor e Julio César.

Inter volta a fazer trabalhos físicos no CT do Parque Gigante

Rafael Passos

Colorados reforçaram os trabalhos físicos (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
A penúltima sessão da semana foi destinada ao reforço de atividades físicas

O elenco de jogadores do Internacional voltou a treinar na manhã desta quinta-feira (21). A penúltima sessão da semana, já que sábado e domingo serão de folga para os atletas, foi destinada ao reforço de atividades físicas. Nos últimos dias, a bola apareceu mais no campo e nesta quinta a comissão técnica optou por orientar trabalhos de reforço físico.

Seguindo as determinações estipuladas no protocolo do clube, respeitando a distanciamento, os jogadores realizaram atividades físicas sob a orientação do coordenador do departamento, Cristiano Nunes, e os auxiliares argentinos de Eduardo Coudet, Octávio Manera e Guido Cretari. Ao mesmo tempo, os goleiros faziam treinos específicos para a posição, além das sessões físicas semelhantes dos companheiros de linha.

No cronograma colorado prevê mais um período de treino para a manhã de sexta-feira no CT do Parque Gigante.

Inter acerta renovação do contrato de Bruno Praxedes

Volante campeão da Copinha assinou novo vínculo até abril de 2025 (Foto: Divulgação/Internacional)
O Colorado anunciou, nesta quinta-feira (21), a renovação do contrato com o meio-campista Bruno Praxedes, 18 anos. O vínculo do jogador natural de Itaboraí, no Rio de Janeiro, que ia até o final de 2022, foi ampliado até abril de 2025.

Após a conquista da principal competição da categoria Sub-20, Praxedes foi promovido ao elenco principal pelo técnico Eduardo Coudet. O meio-campista receberá valorização salarial com o novo acordo. A multa rescisória prevista no contrato já era elevada, na casa dos 60 milhões de euros (R$ 375 milhões na cotação atual). O Inter tem 50% dos direitos federativos do atleta. Os outros 50% pertencem ao Fluminense.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Inter trabalha a troca de passes no CT do Parque Gigante

Rafael Passos

Com treino de passes, Inter aprimora a parte técnica (Foto: Ricardo Duarte/Divulgação)

O técnico Eduardo Coudet comandou trabalhos de passes no CT Colorado

Na manhã desta quarta-feira (20), o grupo de jogadores comandados por Eduardo Coudet foram a campo para mais um período de trabalhos no CT do Parque Gigante. O elenco foi divido em duplas para trocar passes curtos com os companheiros, dando apenas um toque na bola. Na sequência, o jogador recebia o passe, podia dominar a bola e então tocava para o outro companheiro, se deslocava e seguia o treinamento. Enquanto os atletas de linha treinavam, os goleiros fizeram trabalhos específicos.

Na manhã da quinta-feira está marcada uma nova sessão de exercícios na casa colorada.

Jogadores do Grêmio realizaram treinos físicos no CT Luiz Carvalho

Rafael Passos

Kannemann treinando no CT Luiz Carvalho na manhã desta quarta-feira (Foto: Lucas Uebel / Grêmio)
Gremistas realizaram treino aeróbico no CT gremista

Divido em três grupos, o elenco do Grêmio realizou na manhã desta quarta-feira (20), um trabalho de resistência aeróbia no CT Luiz Carvalho. As equipes B e C se apresentaram às 9h30 e às 10h para fazer uma atividade com a preparação física, com objetivo de aprimorar a resistência anaeróbia. Já os goleiros, integrantes do grupo A, trabalharam com o preparador de goleiros, Mauri Lima.

A atividade aeróbica consiste de um circuito de corridas. Com distâncias pré-estabelecidas, que variavam a cada percurso, os atletas corriam mantendo um ritmo de acordo com o espaço. A cada mudança de intervalo, ele era alterado.

De acordo com os protocolos médicos para evitar a propagação da Covid-19 (coronavírus), os jogadores chegaram separadamente e já uniformizados. Após a atividade saíram do CT sem utilizar os vestiários.

À tarde os outros três grupos de seis jogadores repetirão o mesmo trabalho.

sábado, 16 de maio de 2020

Dortmund atropela o Schalke 04 na volta da Bundesliga

Rafael Passos

O noruêgues Haaland marcou o seu 10° gol em 9 jogos na Bundesliga (Foto: Reuters)
Depois de 65 dias sem futebol devido a pandemia da Covid-19 (coronavírus), a Bundesliga está de volta. Neste sábado (16), em jogo válido pela 26ª rodada do Campeonato Alemão, o Borussia Dortmund atropelou o arquirrival Schalke 04, por 4 a 0, no vazio Signal Iduna Park, em Dortmund. Os gols do duelo foram marcados pelo artilheiro Erling Haaland, Raphaël Guerreiro, duas vezes, e Thorgan Hazard.

A distância de apenas 30 km entre Gelsenkirchen e Dortmund, localizadas no Vale do Ruhr, ajuda a explicar a rivalidade histórica. O clássico entre os Aurinegros e os Azuis Reais é conhecido como a mãe de todos os dérbis.

A goleada do Dortmund faz com que a equipe comandada por Lucien Favre cole no Bayern de Munique, líder o Campeonato Alemão. Agora, os Aurinegros têm 54 pontos e estão apenas um atrás dos bávaros, que entrarão em campo neste domingo, fora de casa, contra o Union Berlin.

As duas equipes voltam a campo no próximo final de semana pela Bundesliga. No sábado (25), às 10h30min (horário de Brasília), o Borussia Dortmund vai encarar o Wolfsburg, fora de casa. No dia seguinte, às 8h30min (horário de Brasília), o Schalke 04 recebe o Augsburg.

Ficha técnica
Borussia Dortmund 4 x 0 Schalke 04
Local: Signal Iduna Park, em Dortmund.
Árbitro: Deniz Aytekin (ALE)
Gols: Erling Haaland 29´ 1T, Raphaël Guerreiro 45´ 1T e 18´ 2T e Thorgan Hazard 3´ 2T.
Cartões amarelos: Piszczek e Delaney (BVD); Sané e Matondo (S04).

Borussia Dortmund: Burki; Piszczek, Hummels e Akanji; Hakimi, Delaney (Balerdi), Dahoud (Gotze) e Raphaël Guerreiro (Schmelzer); Thorgan Hazard (Sancho), Brandt e Erling Haaland. Técnico: Lucien Favre.

Schalke 04: Schubert; Todibo (Burgstaller), Sané e Nastasic; Kenny (Becker), McKennie, Serdar (Schöpf) e Oczipka; Caligiuri (Miranda), Harit e Raman (Matondo). Técnico: David Wagner.

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Inter fecha segunda semana de treinos

Rafael Passos

xxx O grupo colorado fechou as atividades da semana com trabalhos físicos no CT Parque Gigante. (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
O grupo colorado fechou as atividades da semana com trabalhos físicos no CT Parque Gigante
(Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Nesta sexta-feira (15), o grupo de jogadores do Inter fechou as atividades da semana com trabalhos físicos no CT Parque Gigante. Os atletas realizaram circuitos e exercícios como saltos, corridas curtas, passes, cruzamentos e finalizações. Depois, o elenco ainda fechou o dia com corridas no campo.

Trabalhando há duas semanas, os colorados intercalam treinos físicos com técnicos. Todos os trabalhos com bola, por exemplo, são individuais e sem interação entre os jogadores. Após as atividades, os jogadores terão dois dias de folga, reapresentando-se no CT na segunda-feira (18).

Nesta sexta-feira, o técnico Eduardo Coudet concedeu entrevista à comunicação do clube. O comandante avaliou as precauções tomadas pelo Inter para a volta aos treinamentos e sobre as primeiras atividades durante a pandemia da COVID-19 (coronavírus).

“Nos sentimos muito cômodos, muito cuidados. Mais seguros aqui dentro do que em qualquer atividade cotidiana. Se tem um lugar que se sente mais seguro com o tema do contágio é aqui, com os cuidados de saúde que estão sendo tomados” disse o treinador em relação as precauções com a saúde dos jogadores, comissão técnica e funcionários.

Sobre a preparação Chacho declarou “Os jogadores chegaram muito bem para os treinamentos. Estamos trabalhando como uma pré-temporada, muito forte. Claro, fazendo uma adaptação dentro dos protocolos e os cuidados que temos que tomar”.

A sexta-feira do Grêmio foi de treinos físicos

Rafael Passos

Dividido em grupos, Grêmio fez treinos físicos nesta sexta-feira (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O Grêmio encerrou nesta sexta-feira (15), a sua segunda semana de preparação para o retorno às competições. Após reencontrar a bola na última quinta-feira, o elenco tricolor voltou a trabalhar fisicamente. Pela manhã, os atletas dos grupos dos D, E e F foram ao gramado. Na parte da tarde, os grupos B, C e A (goleiros) também realizaram os mesmos exercícios.

Mantendo o isolamento determinado pelo clube, o treinamento foi comandado pela preparação física e pelo auxiliar Alexandre Mendes e consistia em corridas em volta dos dois campos. A execução da atividade foi em duplas, onde faziam cinco estímulos de quatro minutos, fracionados. A carga de trabalho foi mais baixa justamente em razão do treinamento com bola de ontem.

Enquanto os jogadores de linha realizavam os exercícios, os arqueiros faziam um trabalho técnico e de velocidade. Para reorganizar o calendário, definido após a publicação do Decreto Estadual que ratificou a permissão de treinamentos, os grupos D, E e F também participam de uma atividade no sábado, enquanto os três primeiros folgam. Dessa forma, todos cumprirão as mesmas sessões previstas para a semana.

Presidente Romildo Bolzan visitou o CT Luiz Carvalho e aprovou medidas de prevenção à COVID-19
(Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
Na última quinta-feira, o presidente Romildo Bolzan visitou o CT Luiz Carvalho para conhecer as medidas de prevenção à COVID-19. Acompanhado do vice de futebol Paulo Luz, o mandatário gremista foi recepcionado pelos médicos Márcio Dornelles e Gabriel Severo, que o apresentaram todas as estações de avaliação e trabalho.

Assim que chegou ao CT Luiz Carvalho, o presidente e o vice de futebol tricolores passaram por uma medição de temperatura. Com números normais, eles foram convidados a conhecer a sala de testes, onde acompanhou todo o protocolo de segurança para as atividades possam ocorrer no clube.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Por unanimidade, clubes aprovam proposta da FGF para o retorno do Gauchão

Rafael Passos

Crédito: Arte / FGF

Em reunião na tarde de quarta-feira (13), os 12 clubes que disputam o Gauchão 2020 aprovaram, por unanimidade, a proposta apresentada pela FGF. O Campeonato Gaúcho foi suspenso em 16 de março, em razão da pandemia da Covid-19 (coronavírus). Quando o torneio foi paralisado haviam sido disputadas três rodadas da Taça Francisco Novelletto Neto (2º turno), portanto, faltam três partidas no turno, além dos confrontos de semifinal e final. Caso o vencedor não seja o Caxias (campeão do 1º turno), haverá, ainda, a disputa da finalíssima.

Os pontos acordados são:

  • Período-base para retomada da competição entre metade de julho e início de agosto;
  • Contratações livres (salvo casos de atletas que já atuaram na edição deste ano do Gauchão);
  • Nenhuma equipe rebaixada este ano e quatro descensos em 2021.
  • Na temporada 2021, 4 equipes cairão para a Divisão de Acesso 2022.
O documento assinado pelos clubes será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público (MP-RS) e Secretaria Nacional de Esportes para validação.

Foto: FGF/Divulgação

O documento assinado pelos clubes será encaminhado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público (MP-RS) e Secretaria Nacional de Esportes para validação.


Inter retorna ao trabalho no período matutino

Rafael Passos

Foto: Ricardo Duarte/Internacional
Após dois dias consecutivos sem treinar no turno da manhã, o Internacional trabalhou nesta quarta-feira (13), no CT Parque Gigante. Seguindo o protocolo estabelecido pelas autoridades sanitárias, médicos e comissão técnica do clube, o elenco deu sequência a sua intertemporada. O cronograma prevê que nos próximos dias, o aprimoramento da parte física seja o foco do elenco.

Nas últimas duas manhãs, os trabalhos não puderam ser realizados por motivos distintos. Na última segunda-feira, o cancelamento foi justificado pelo impasse criado no novo decreto estadual ao combate ao coronavírus. Após esclarecimentos da ordem do governo do Rio Grande do Sul, os atletas conseguiram trabalhar. Já na terça, a atividade foi cancelada por conta das condições climáticas em Porto Alegre.

Na programação do clube estão previstos treinamentos no período matutino.



terça-feira, 12 de maio de 2020

Reunião na FGF propõe retorno do Gauchão sem rebaixamento

Rafael Passos

FGF propõe retomada do Gauchão em julho e sem rebaixamento (Imagem: Reprodução FGF)
Na tarde desta terça-feira (12), os 12 clubes que disputam o Gauchão 2020 participaram de uma reunião por videoconferência com o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman.

No encontro, o mandatário da FGF apresentou as seguintes propostas para a sequência do Estadual:

  • Período-base para retomada entre o fim de julho e o início de agosto;
  • Clubes teriam contratações livres para o estadual;
  • Nenhuma equipe seria rebaixada ao término da competição;
  • Gauchão de 2021 com 14 equipes, com a participação do campeão e do vice da Divisão de Acesso deste ano.
  • Gauchão 2021 com 4 clubes rebaixados para a Divisão de Acesso;
  • Seguem subindo dois da Divisão de Acesso 2020.

Os clubes têm 24 horas para avaliar as propostas e responder à FGF. Na quarta-feira, às 14h, haverá uma nova reunião para a votação da proposta. A Federação esclareceu que qualquer alteração no regulamento tem que ser validada por unanimidade (aprovação de todos) e ainda necessita ser referendada pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul, Ministério Público e Secretaria Nacional de Esportes.

domingo, 10 de maio de 2020

Governo do RS anuncia decreto de distanciamento controlado

Rafael Passos

No novo modelo de distanciamento controlado, o estado fica subdividido em 20 regiões
O governo do Rio Grande do Sul anunciou, neste sábado (9), o decreto de distanciamento social controlado em função da pandemia da COVID-19 (coronavírus). A medida passa a valer a partir de segunda-feira (11).

O decreto prevê quatro níveis de restrições, representados por bandeiras nas cores amarela, laranja, vermelha e preta, que irão variar conforme a propagação da doença e a capacidade do sistema de saúde em cada uma das 20 regiões pré-determinadas. O método tem como objetivo a retomada gradual das atividades econômicas, de forma segura, em meio à pandemia de coronavírus.

Segundo o novo decreto do mandatário gaúcho estão proibidas as atividades de clubes esportivos de cidades com bandeira laranja. Com isso, a dupla Grenal não poderá treinar a partir de segunda-feira.

“O decreto é sobre funcionamento do clube esportivo, e o funcionamento estará vedado nestas condições. Na bandeira laranja, a determinação é que se suspenda as atividades em clubes esportivos. Só podendo funcionar na bandeira amarela, o que deverá acarretar a suspensão das atividades dos treinos nos clubes esportivos”, disse o governador.

O plano de distanciamento controlado prevê, entre outras medidas, o uso obrigatório de máscara em todo o Rio Grande do Sul em áreas públicas ou em pontos de aglomeração. Conheça, a seguir, os detalhes do novo modelo:

Como vai funcionar

  • O novo modelo de distanciamento adotado no Rio Grande do Sul envolverá duas dimensões: a regional e a setorial.

  • Os dados desses dois segmentos serão cruzados para definir o risco epidemiológico e o nível do distanciamento controlado exigido em cada local e atividade econômica.

Avaliação

  • As regiões serão avaliadas com base em dois critérios, com pesos iguais: propagação da doença e capacidade de atendimento, com 11 indicadores (como número de novos casos, óbitos e leitos de UTI disponíveis).

Bandeiras

  • A partir daí, cada região receberá uma bandeira. Haverá quatro cores possíveis: amarela, laranja, vermelha ou preta, conforme o grau de risco de cada lugar. O governo optou por excluir a bandeira verde, porque nenhuma região, no momento, está livre do coronavírus.
  • A cor poderá mudar, dependendo da evolução dos indicadores. A intenção é atualizar o resultado ao menos uma vez por semana, a cada sábado.

Significado das cores

AMARELA – risco médio/baixo: a região encontra-se com alta capacidade do sistema de saúde e baixa propagação da doença.
LARANJA – risco médio: significa que a região está com um dos dois cenários: média capacidade do sistema de saúde e baixa propagação do vírus ou alta capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus.
VERMELHA – risco alto: a região encontra-se em um dos dois cenários — baixa capacidade do sistema de saúde e média propagação do vírus ou média/alta capacidade do sistema de saúde, porém alta propagação do vírus.
PRETA – risco altíssimo: região encontra-se com baixa capacidade do sistema de saúde e alta propagação do vírus.

quinta-feira, 7 de maio de 2020

Em meio a pandemia de coronavírus, NFL divulga tabela da temporada 2020

Rafael Passos

Foto: Reprodução/Twitter Kansas City Chiefs
Nesta quinta-feira (7), a NFL divulgou o calendário da temporada 2020 da National Football League. Esta será a 101ª época do principal campeonato do tradicional esporte norte-americano.

Com o país imerso na pandemia do COVID-19 (coronavírus), a NFL garante, pelo menos por enquanto, que a temporada começará no 10 de setembro. No jogo de abertura, o atual campeão Kansas City Chiefs recebe o Houston Texans. O complemento da primeira semana terá 13 jogos no domingo (13) de setembro, e dois no dia seguinte. A temporada se encerrará no Super Bowl LV, em 7 de fevereiro de 2021, no Raymond James Stadium, em Tampa, Flórida.

Cada franquia realiza 16 jogos na temporada regular folga uma. A última semana da temporada será realizada no domingo (3 de janeiro) e irá definir as 14 equipes classificadas para os playoffs.

A intertemporada deste ano foi marcada pela movimentação de grandes nomes na free agency como Tom Brady, que saiu do New England Patriots e assinou com o Tampa Bay Buccaneers e Philip Rivers, que trocou o Los Angeles Chargers pelo Indianapolis Colts.

Novo acordo coletivo de trabalho

Em março de 2020, a liga e a associação de jogadores acertaram um novo acordo coletivo de trabalho (CBA) que valerá até 2030. O antigo acordo havia sido assinado durante o lockout de 2011 e a liga se moveu para negociar rápido um novo entendimento para evitar uma potência greve de jogadores.

Entre as várias alterações propostas no novo acordo estão:
  • expansão dos playoffs de 12 para 14 times ainda na temporada de 2020.
  • expansão de 16 para 17 jogos na temporada regular, começando em 2021, com uma correspondente redução da pré-temporada de quatro para três jogos.
  • os jogadores receberão cerca de 48% dos lucros da liga a partir de 2021 (um aumento em relação aos 47% do antigo acordo), que aumentaria para 48,8% quando a temporada regular aumentar sua duração para dezessete jogos.
  • o elenco de jogadores durante a temporada regular é expandido de 53 para 55 jogadores, permitindo mais dois jogadores na lista dos ativos em dias de jogos.
  • redução na janela de testes anti-drogas da liga de quatro meses para duas semanas antes do começo do training camp e eliminação de suspensões automáticas baseadas somente em testes positivos.
  • um “tomador de decisões neutro” substituirá o Comissário da NFL no julgamento da maioria dos casos disciplinares.
Semana 1

Quinta-feira, 10/9
21h20min Kansas City Chiefs x Houston Texans

Domingo, 13/9
14h Atlanta Falcons x Seattle Seahawks

14h Washington Redskins x Philadelphia Eagles

14h New England Patriots x Miami Dolphins

14h Minnesota Vikings x Green Bay Packers

14h Jacksonville Jaguars x Indianapolis Colts

14h Detroit Lions x Chicago Bears

14h Baltimore Ravens x Cleveland Browns

14h Buffalo Bills x New York Jets

14h Carolina Panthers x Las Vegas Raiders

17h5min Cincinnati Bengals x Los Angeles Chargers

17h25min New Orleans Saints x Tampa Bay Buccaneers

17h25min San Francisco 49ers x Arizona Cardinals

21h20min Los Angeles Rams x Dallas Cowboys

Segunda, 14/9
20h15min New York Giants x Pittsburgh Steelers

23h10min Denver Broncos x Tennessee Titans

Dia colorado teve trabalhos técnicos e físicos

Rafael Passos

Colorados reencontraram a bola no CT Parque Gigante (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Em seu terceiro dia de treinamento após o retorno das atividades do departamento de futebol, o elenco do Internacional teve contato com a bola pela primeira vez após a paralisação das competições. No treino realizado no CT Parque Gigante na manhã desta quinta-feira (7), os jogadores foram divididos em pequenos grupos e realizaram atividades individuais, porém intensas.

Os atletas foram divididos em quatro grupos, cada um se apresentando num horário diferente, mantendo todos os cuidados de higiene e distanciamento, além dos protocolos determinados pelas entidades. Os exercícios do dia começaram com alongamentos e trabalhos físicos específicos em campo aberto. Depois a bola apareceu para atividades individuais de passe e finalizações ao gol. Para concluir a manhã, a tradicional corrida ao redor do campo.

O preparador físico Octavio Manera explicou os exercícios que estão sendo realizados e a importância dos mesmos. “Os trabalhos estão sendo muito bons. Há 40 dias não treinavam no campo, mas voltaram em forma. Estamos fazendo trabalhos de força, parte aeróbica e alguns treinos com bola”, afirmou o preparador argentino.

Grêmio faz treino físico no CT Luiz Carvalho

Rafael Passos

Goleiros mantiveram distância recomendada durante as atividades em campo (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Na manhã desta quinta-feira (7), o elenco do Grêmio fez o seu primeiro treino físico após a retomada das atividades. Depois de passarem por exames na terça-feira e na quarta-feira no CT Luiz Carvalho, os atletas foram novamente divididos, agora em dois grupos, um com 16 e outro com 18 jogadores.

O primeiro se apresentou às 9h, 9h30 e 10h. Para manter o rígido controle sanitário estabelecido pelo Departamento Médico, todos os jogadores foram submetidos a um controle de temperatura e oxigenação periférica ao chegar no Centro de Treinamentos. Em campo, as atividades tiveram clima de pré-temporada, com circuito físico de corridas.

O auxiliar do técnico Renato Portaluppi, Alexandre Mendes, explicou o objetivo da retomada das atividades. “Apesar de não ter nenhuma competição em vista, é sempre bom manter os atletas em atividade, dentro de uma ordem direcionada pelo Departamento Médico e órgãos oficiais de saúde. Está sendo bem trabalhado e ganha-se tempo. Reclamamos muito que não há tempo para treinamento e então vamos aproveitar esse período par testar e condicionar os atletas, afirmou Mendes.

O treinador, que é considerado grupo de risco, segue em isolamento em sua casa no Rio de Janeiro, e não participará desta primeira fase de treinos do Tricolor.

No turno da tarde, as atividades foram repetidas ao restante do elenco, que chegaram às 14h, 14h30 e 15h.

Nesses primeiros dias de prática os jogadores serão avaliados individualmente para, depois, realizarem os trabalhos físicos de acordo com as necessidades específicas, explica Alexandre Mendes. “Serão avaliações de fisioterapia, fisiologia e complemento físico no campo. Depois, de acordo com os resultados dos testes, vamos compondo os treinamentos de acordo com o nível de cada um”, finalizou.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

FGF reúne-se com os clubes do Gauchão 2020

Rafael Passos

Crédito: Arte / FGF
Nesta quarta-feira (6), ocorreu na Federação Gaúcha de Futebol  uma reunião da diretoria da entidade máxima do futebol no Estado com os representantes dos 12 clubes que disputam o Gauchão 2020. No encontro de hoje foi colocado em pauta o resultado do encontro do presidente Luciano Hocsman com o governador Eduardo Leite na terça-feira.

Após a apresentação de um resumo do protocolo que foi entregue ao chefe do Executivo, houve debate sobre questões pertinentes em caso de retomada da competição. Não houve avanço significativo sobre as deliberações, no entanto, pois há o consenso de aguardar a edição do novo decreto estadual antes de traçar os próximos passos.

Ontem, em manifestação à imprensa, Leite prometeu analisar a minuta recebida no Palácio Piratini e não descartou incluí-la na publicação das novas determinações para o distanciamento social no Estado.

“A Federação Gaúcha de Futebol nos traz a sua proposta de protocolo a ser seguido para retomar o campeonato. Como nós estamos neste momento fazendo a análise das atividades para estabelecer o protocolo para cada uma das bandeiras a partir do novo modelo de distanciamento, vamos avaliar esse protocolo e considerá-lo no próximo decreto, que vem até a sexta feira”, ponderou o governador.

Diante desse cenário de expectativa, uma nova discussão entre FGF e dirigentes ficou previamente marcada para a tarde de sábado (9). Será a quinta reunião entre as partes desde a suspensão do campeonato gaúcho, definida em 16 de março, em razão da pandemia de coronavírus.

Notícias do dia no Internacional - 6 de maio

Rafael Passos

D'Alessandro treina no CT do Inter (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Após o retorno na última terça-feira, os atletas colorados trabalharam na manhã desta quarta-feira (6), com bola no CT Parque Gigante.

O Internacional anunciou, nesta quarta-feira, cortes em salários e demissões de 44 funcionários, um dia depois de o clube voltar aos treinos em meio à pandemia de coronavírus.

Segundo o Inter, a paralisação dos jogos e campeonatos em razão da pandemia pode causar perdas de receitas na casa de R$ 100 milhões, sendo R$ 25 milhões só em razão do impacto no contrato de transmissão de TV do Campeonato Brasileiro.

Leia, na íntegra, o comunicado do Internacional:

A paralisação dos jogos e campeonatos causou um forte impacto no futebol. A crise financeira que se alastrou em várias atividades econômicas também bateu em todos os clubes. Não é diferente com o Sport Club Internacional. Caso se concretize um cenário de 90 a 120 dias de paralisação, a estimativa de perda de receita gira em torno de R$ 100 milhões. A possível rescisão do contrato de parceria para transmissão do Brasileirão, por exemplo, significará perda de cerca de R$ 25 milhões.

Desde o início da pandemia, o Conselho de Gestão do Internacional tem buscado soluções para esse enorme desafio. O objetivo sempre foi e será preservar a saúde das pessoas e garantir a sustentabilidade do clube para o futuro. A partir de estudos e simulações de fluxo de caixa, definiu-se uma meta de redução de 30% no orçamento de todos os departamentos.

Nesse sentido, foram empreendidas diversas rodadas de negociação com fornecedores e instituições financeiras, além de um permanente acompanhamento jurídico das medidas de apoio implementadas pelo poder público. Todos os novos investimentos, contratações de serviços e compras que não estejam estritamente relacionados ao funcionamento do clube foram, até segunda ordem, completamente suspensos.

Com transparência e seriedade, o clube também tem dialogado com seu quadro funcional para buscar uma adequação a essa nova realidade econômica advinda da pandemia. Em comum acordo com o grupo de jogadores, o Internacional realizou repactuações significativas para o período de interrupção das atividades – e que, por questões contratuais de confidencialidade, não podem ser detalhadas.

Após o retorno do período de férias concedido até 30 de abril, novas medidas foram tomadas. Funcionários que possuem os menores salários manterão a integralidade de seus pagamentos. Para os demais que tiverem a carga horária diminuída, serão descontados 25% dos vencimentos. Além da suspensão ou corte de contratos de terceiros, o clube, infelizmente, precisou reduzir em cerca de 8% seus postos de trabalho.

Todas as decisões tomadas refletem o período de exceção que vivemos. O momento é de grandes dificuldades e privações – mas, com a união dos colorados e coloradas, voltaremos mais fortes e unidos.


Notícias do dia no Grêmio - 6 de maio

Rafael Passos

Jogadores gremistas fazem avaliações ainda nos seus carros (Fotos: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
O grupo de atletas do Grêmio deu sequência aos procedimentos iniciais de retorno do grupo de jogadores aos treinamentos. Na manhã desta quarta-feira (6), 20 jogadores do elenco profissional compareceram no CT Luiz Carvalho e foram submetidos às avaliações e testes definidos pelo Tricolor e pelas autoridades sanitárias no conjunto de ações preventivas à contaminação pelo coronavírus.

Os jogadores que foram ao CT nesta quinta foram: os goleiros Vanderlei, Paulo Victor, Julio César e Brenno; os laterais Orejuela e Cortez; os zagueiros Paulo Miranda, Pedro Geromel, Kannemann e David Braz; os volantes Maicon, Matheus Henrique, Thaciano e Lucas Araújo; os meias Guilherme Guedes, Jean Pyerre e Patrick; e os atacantes Pepê, Isaque e Everton.

De acordo com o clube, todos os resultados ficaram dentro do normal. As atividades desta quinta-feira serão realizadas em pequenos grupos e em dois turnos, respeitando o distanciamento social. O técnico Renato Portaluppi não estará presente durante o início dos trabalhos. Por orientações médicas, já que está enquadrado no grupo de risco, o comandante permanece no Rio de Janeiro.

terça-feira, 5 de maio de 2020

Governador Eduardo Leite recebe o presidente da FGF Luciano Hocsman

Rafael Passos

xxx Governador Eduardo Leite recebeu o presidente da Federação Gaúcha de Futebol, Luciano Hocsman
(Foto: Felipe Dalla Valle / Palácio Piratini)
O governador Eduardo Leite recebeu, na tarde desta terça-feira (5), no Palácio Piratini, o presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), Luciano Hocsman. Ao lado do vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, e do secretário do Esporte e Lazer, João Derly, Leite recebeu sugestões de protocolos a serem seguidos num eventual retorno do Campeonato Gaúcho 2020.

“Como estamos justamente neste momento fazendo a análise das atividades econômicas para estabelecer o protocolo para cada uma das bandeiras a partir do novo modelo de distanciamento controlado, nós vamos avaliar a sugestão da FGF e considerá-la para o nosso próximo decreto, que deve ser divulgado até sexta-feira”, afirmou o governador ao final da reunião.

Paralisado desde o dia 16 de março por conta da pandemia de coronavírus, o futebol gaúcho poderá ser incluído no novo modelo do governo e ter as atividades retomadas se houver condições mínimas de segurança a atletas, equipes e todos os profissionais envolvidos nos jogos.

Segundo Leite, a principal dificuldade de enquadrar o Gauchão e outras competições estaduais é que o distanciamento controlado vai dividir o Rio Grande do Sul em 20 regiões, estabelecendo níveis de restrição proporcionais a cada uma conforme o avanço do vírus e a ocupação de leitos.

“O que torna especialmente difícil conseguir enxergar um retorno seguro ao futebol é que o campeonato estadual precisa de uma regra uniforme para o território gaúcho e o novo protocolo não vai pela uniformidade do território estadual, mas pela regionalização. Consequentemente, cada região poderá estar obedecendo, por uma semana, um protocolo mais rigoroso do que outra região, o que poderá comprometer as condições de se fazer o campeonato”, apontou o governador.

Conforme Leite, a proposta entregue pela FGF vai ser analisada pela equipe técnica de governo que está finalizando os protocolos do modelo de distanciamento controlado. Dessa forma, até sexta-feira (8/5) haverá um retorno sobre a questão.

Luciano Hocsman, além de apresentar medida como testagem dos jogadores e equipes e redução de profissionais nos estádios, afirmou que a Federação aguarda pela avaliação do governo e que, numa eventual autorização, os clubes precisariam de tempo para se mobilizarem, se adaptarem às regras e retomarem treinamos antes do reinício dos jogos. Depois disso, o Gauchão 2020 levaria pelo menos 37 dias para ser finalizado.

Texto: Vanessa Kannenberg/Secom

Grêmio se reapresenta e inicia exames médicos e testes para Covid-19

Rafael Passos

Após 49 dias sem atividades, os jogadores do Grêmio se reapresentam para a retomada dos treinos
(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O elenco do Grêmio retomou às atividades na tarde desta terça-feira (5), no CT Luiz Carvalho. Com o grupo dividido, os de jogadores se reapresentaram para passar por testagem da Covid-19 (coronavírus). Os primeiros cinco atletas que chegaram foram Leonardo Gomes, Marcelo Oliveira, Gabriel, Gabriel Chapecó e Ruan. Uniformizados, e ainda dentro de seus carros, os atletas passaram pela primeira etapa de um rígido protocolo sanitário.

Outros dez jogadores se reapresentaram nessa tarde: Victor Ferraz, Caio Henrique, Darlan, Lucas Silva, Rodrigues, Thiago Neves, Alisson, André, Luciano e Matheus Frizzo.

O Tricolor tomou as medidas necessárias exigidas pela Prefeitura de Porto Alegre, como reduzir o número de funcionários, dividir o elenco em grupos e evitar locais como os vestiários e refeitórios. Um por um, os jogadores passaram por uma estrutura aberta dos lados e apenas com cobertura, onde tiveram temperatura corporal medida pelo departamento médico. Após isso, eles tiveram a temperatura aferida novamente, juntamente com a medição de oxigênio e a realização de um imunoteste, que verifica a dosagem de anticorpos.

Com os resultados dentro dos parâmetros, os jogadores seguiam para um novo espaço e realizaram os testes fisiológicos, individualmente. Na sequência, os atletas eram liberados para voltarem a suas casas.

Passo a passo dos atletas:
  • Medição de temperatura no carro ao chegar no CT Luiz Carvalho
  • Com menos de 37,7 graus, atleta é direcionado para uma primeira tenda e tira os sapatos
  • Em outro ambiente, passa por mais uma verificação de temperatura, medição de oxigênio perifério e imunoteste para dosagem de anticorpos
  • Deslocamento por área externa do CT. Na tenda seguinte, faz testes fisiológicos

Nessa quarta-feira (6), os outros 20 atletas passarão pelos mesmos testes.

Renato Portaluppi permanecerá em isolamento no Rio de Janeiro (Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)
No final da tarde desta terça-feira, o Grêmio informou que o técnico Renato Portaluppi seguirá em isolamento em sua residência, no Rio de Janeiro, por ser considerado grupo de risco. O treinador passou ultimamente por duas cirurgias cardíacas e foi recomendado que, neste momento, ele permaneça em isolamento.

Estava prevista a chegada do comandante gremista para esta quarta-feira, mas, para minimizar qualquer risco, os médicos entendem que ele deva permanecer resguardado até segunda ordem. Vale ressaltar que, neste momento, não há voos diretos do Rio de Janeiro para Porto Alegre.

Os trabalhos físicos individualizados serão comandados pelos preparadores físicos do futebol profissional.

Inter divide elenco e retoma treinos físicos

Rafael Passos

Elenco colorado foi dividido em pequenos grupos na retomada das atividades (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Nesta terça-feira (5), o Elenco principal do Internacional retomou as atividades físicas após 50 dias de paralisação por conta da pandemia da Covid-19 (coronavírus). No trabalho realizado do CT Parque Gigantes, os atletas foram divididos em pequenos grupos e tiveram de cumprir uma série de medidas de prevenção, estipuladas tanto no protocolo elaborado pela CBF como no decreto 20.562 publicado pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

O primeiro grupo de seis jogadores chegou ao CT às 9h, chegou ao CT, entre eles o meia D’Alessandro. Como os testes para o diagnóstico da Covid-19 e as avaliações médicas já haviam sido realizados na segunda, os atletas chegaram prontos para treinar. Todos eles estavam uniformizados e usando máscaras faciais. Os profissionais estacionaram em uma área ao ar livre e se dirigiram diretamente para o gramado, sem passar pelo vestiário ou por qualquer área fechada. Não é permitida a entrada da imprensa no CT, e até mesmo o clube está utilizando um número bem reduzido de funcionários.

No gramado do CT, realizaram corridas, respeitando o distanciamento de segurança, e exercícios com peso. Integrantes da comissão técnica e da equipe de apoio foram destacados para higienizar individualmente os equipamentos a cada mudança de atleta. Finalizada a atividade, cada um seguiu para o carro e para casa. Essa rotina deve ser mantida ao longo de toda a semana.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

Jogadores do Inter passam por avaliação médica no CT Parque Gigante

Rafael Passos

Jogadores passaram por avaliação médica no CT Parque Gigante (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
Após 49 dias sem atividades, os jogadores do Internacional voltaram ao CT Parque Gigante, na manhã desta segunda-feira (4), para passar por avaliação médica no CT Parque Gigante. Os Colorados recolherem o material que será usado nos trabalhos programados para recomeçarem nesta terça-feira, às 9h.

Todos foram atendidos sem precisar descer do carro. A estrutura do departamento médico foi montada na área externa do CT, e os jogadores, escalados por horário, tiveram temperatura aferida e foram testados para Covid-19.

Os Colorados receberam kits higienizados de material esportivo e de proteção individual
(Foto: Ricardo Duarte/Internacional)
A retomada das atividades cumpre com o que foi disposto no decreto nº 20.562 da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, de 30 de abril, que autoriza “o funcionamento das instalações dos clubes sociais, apenas para o condicionamento físico dos respectivos atletas profissionais contratados, observado o distanciamento mínimo de 2m (dois metros) entre os mesmos, sendo vedado, em qualquer caso, contato físico ou aglomerações”. Uma reunião nesta terça-feira entre FGF e o governador do Rio Grande do Sul Eduardo Leite pode definir as datas e os moldes para o retorno do Campeonato Gaúcho.

Nesta segunda-feira, os jogadores foram ao CT para retirarem seus kits de treinamento e nem desceram do carro. O material foi entregue por profissionais totalmente protegidos, e os atletas logo deixaram o local. Na parte da tarde, a comissão técnica deve se reunir para planejar como serão feitas as atividades. Este encontro deve ocorrer em espaços abertos, e com distanciamento entre os membros presentes.

Na apresentação, o time estará dividido em grupos, para que haja o mínimo de contato possível. Todos os jogadores farão testes para COVID-19, e já chegarão vestidos para a atividade, não tendo acesso aos vestiários, refeitórios e outras dependências do Parque Gigante. As atividades serão fechadas para a imprensa.

Com teste em funcionários, Grêmio reinicia atividades no CT Luiz Carvalho

Rafael Passos

Os funcionários do Grêmio foram testados para Covid-19 (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
Após mais de um mês longe dos campos, o Grêmio reiniciou nesta segunda-feira (4), suas atividades presenciais no CT Luiz Carvalho. Os funcionários do clube gaúcho foram testados para Covid-19 e o CT gremista foi adaptado para receber, a partir desta terça-feira, jogadores e comissão técnica.

Uma reunião ao ar livre, em um dos gramados do CT, o clube estabeleceu os protocolos para o reinicio da atividades na casa tricolor.  O executivo de futebol Klauss Câmara deu as boas-vindas a todos e explicou a importância da retomada dos treinamentos. Ao seu lado estava o diretor de futebol Celson Matte, representando o departamento de futebol do Clube. Depois do executivo, os médicos Paulo Rabaldo e Márcio Dornelles fizeram uma explanação de todas as medidas que serão tomadas para a retomada.

Estrutura para os treinamentos ao ar livre no CT Luiz Carvalho (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)
O CT Luiz Carvalho teve seus vestiários, banheiros, academia, cozinha, espaço da fisioterapia, corredores, administrativo, sala de imprensa e todos os demais espaços higienizados na manhã desta segunda-feira. Nas áreas abertas, o clube promoveu uma pulverização de longo alcance, abrangendo locais de difícil acesso e possibilitando uma aplicação uniforme.

Para a realização dos primeiros testes, os jogadores serão divididos em pequenos grupos, que começam a se apresentar na manhã dessa terça. Os atletas chegarão ao CT já fardados, e não farão uso dos vestiários. A logística será a seguinte:

Ao chegar, ainda dentro do carro, será verificada a temperatura;

  • Estando abaixo de 37,7 graus, o atleta é direcionado a uma primeira área, com todos os lados abertos e apenas uma cobertura, na qual retira os sapatos e veste uma proteção para os pés;
  • Em seguida, em outro ambiente semelhante, há uma segunda verificação da temperatura corporal, uma medição de oxigénio periférico e é realizado o imunoteste para verificar a dosagem de anticorpos;
  • Com o resultado dentro dos parâmetros, o atletas segue, pelo lado externo do CT, a uma estrutura, igualmente aberta, para realização dos testes fisiológicos – sempre de forma individual;
  • Após o treinamento, o atleta vai direto para casa, sem utilizar os vestiários do CT para tomar banho.