segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Grêmio vence o Coritiba na estreia da Copa Sul Sub-19

Rafael Passos

Foto: Yuri Casari/Divulgação
No sábado (21), o Grêmio estreou com vitória na 2ª edição da Copa Sul Sub-19. Em partida disputada no CT Bayard Osna, em Curitiba (PR), o Tricolor bateu Coritiba por 4 a 1, com gols de Mário (2x), Alison e Vini Paulista. Rian descontou para o Coxa.

Com a vitória sobre o Coxa, o Grêmio lidera o Grupo A, com três pontos. A equipe treinada por Guilherme Bossle volta a campo no próximo sábado (28), contra o Novo Hamburgo no CFT Presidente Hélio Dourado, em Eldorado do Sul, às 10h. Já o Coritiba, que é comandado pelo ex-técnico das categorias de base gremista Cesar Bueno, vai ao Sul de Santa Catarina para enfrentar o Criciúma no dia 1º/10, às 15h.

Cartões amarelos: Vitor Hugo, Yair Méndez e Diogo (COR); Alison, Wesley, Mario, Léo Oliveira (GRÊ).

Coritiba: Pedro Henrique; Diogo (Lucas Rodrigues), Thalisson Gabriel, Gabriel Santos (Geovane), Yair Méndez (Bernardo Lemes), Yair Mendez, Igor Emiliano, Marcos Ulisses (Samuel), Kassio, Rian (João Vitor), Vitor Hugo (Luiz Guilherme), Messias Eduardo. Técnico: Cesar Bueno.

Grêmio: Adriel; Léo Bicca, Léo Oliveira, Alison e Thales (Victor); Caíque e Bittelo (Wesley Lima); Vini Paulista, Rildo (Luis Fernando) e Gonçalves (Bryam) ; Yan (Mário). Técnico: Guilherme Bossle.

Troféus da Copa Sul Sub-19 (Foto: Comunicação FCF)
A 2ª edição da Copa Sul conta com dez clubes na disputa pelo título. Criada em 2018 a partir de uma iniciativa da Federação Catarinense de Futebol (FCF), em parceria com as federações Gaúcha e Paranaense, a competição regional tem chancela da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e conhecerá seu campeão no dia 30 de novembro.

Na primeira edição realizada em 2018, a decisão foi entre Criciúma e Grêmio. O Tigre levou a melhor ao golear o Tricolor na partida de ida das finais por 4 a 1 e perder por 2 a 1 na finalíssima realizada na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Participam do torneio quatro clubes catarinenses (Criciúma, Avaí, Figueirense e Tubarão), três clubes gaúchos (Grêmio, Juventude e Novo Hamburgo) e três clubes paranaenses (Athletico Paranaense, Coritiba e Paraná). O regulamento prevê que as agremiações podem escrever atletas nascidos no ano 2000 (Sub-19), e ainda três atletas nascidos em 1999 (Sub-20).

Forma de disputa
A Copa Sul Sub-19 2019 será disputada em quatro fases para conhecer seu campeão. Na 1ª Fase, as dez equipes estão dividas em dois grupos A e B, conforme abaixo:

Grupo A
Avaí
Coritiba
Criciúma
Grêmio
Novo Hamburgo

Grupo B
Athletico Paranaense
Figueirense
Juventude
Paraná
Tubarão

As equipes jogarão entre si somente dentro dos grupos em turno único. Avançam às quartas de final os quatro times que somarem mais pontos em cada chave. Nas quartas, semifinais e final, as equipes se enfrentarão em confrontos de ida e volta, até a definição do campeão.

Nos mata-matas, a equipe que somar mais pontos ao final da partida de volta se classifica (não há saldo de gols qualificado). Em caso de empate em número de pontos, a equipe com melhor saldo de gols avança e persistindo o empate a definição do classificado/campeão será através da cobrança de penalidades.

Jogos

1ª rodada

Grupo A

21/9
Coritiba 1 x 4 Grêmio
Rian (COR)
Mário (2x) (GRÊ)
Alison (GRÊ)
Vini Paulista (GRÊ)

25/9 – 15h
Avaí x Criciúma

Grupo B

18/9
Paraná 0 x 0 Athletico Paranaense

25/9 – 15h
Figueirense x Juventude

Folga: Tubarão

Nenhum comentário:

Postar um comentário