domingo, 23 de junho de 2019

Internacional supera o São José de virada e sai na frente na final do Gauchão Sub-20

Rafael Passos

Internacional superou o São José e saiu na frente na final do Gauchão Sub-20
(Foto: Camila Souza/Internacional)
O Internacional está a um empate da conquista do tricampeonato consecutivo do Campeonato Gaúcho Sub-20. Neste sábado (22), o Colorado venceu o venceu o São José de virada por 2 a 1 pelo jogo de ida da final, na Morada dos Quero-Queros, em Alvorada. O Zeca saiu na frente com o zagueiro e capitão Manu, de cabeça, no final do primeiro tempo, enquanto Jhonny e Nicolas marcaram para o Colorado, ambos na etapa final. 

O Celeiro de Ases, que venceu sete das últimas 11 edições do Gauchão Sub-20, buscará o 14° caneco da categoria. Neste período, o Grêmio tem apenas uma conquista, o campeonato de 2014. 

Com a vitória, a equipe comandada por Fábio Matias pode empatar o duelo da volta para o conquistar o título gaúcho. Como o regulamento da final não prevê saldo qualificado, uma vitória do São José por um gol de diferença levará a decisão para os pênaltis. Se vencer a partir de dois gols de diferença, a conquista será nos 90 minutos. O duelo de volta está marcado para domingo, dia 30, às 15h, no Estádio Passo D´Areia, em Porto Alegre.

Inter está a um empate da conquista do Campeonato Gaúcho Sub-20 pela 14ª vez
(Foto: Camila Souza/Internacional)
Depois de alguns minutos estudados, o São José criou a primeira tentativa aos 23 minutos, o centroavante Gonzalo, chutou de fora da área e mandou a bola à esquerda do gol defendido por Emerson Júnior. Dois minutos depois, o Colorado respondeu com Jhonny, que recebeu na área, chutou cruzado com perigo pela linha de fundo. 

Aos 28 minutos, o defensor colorado Volnei cobrou falta da entrada da área, a bola bateu na barreira e foi para fora. Na cobrança de escanteio, Dudu cruzou e Jonathan cabeceou por cima da trave protegida por Lorenzo. E o jogo seguiu com chances dos dois lados. Aos 36, Volnei invadiu a área chutou no canto, mas Lorenzo fez grande defesa e salvou o São José. Aos 45 minutos, após cobrança de escanteio, o capitão do São José Manu cabeceou e fez 1 a 0 para a equipe da zona norte de Porto Alegre.

No segundo tempo, o técnico do Inter promoveu trocas, que deram resultado logo aos cinco minuto. O dono da braçadeira colorada, Jhonny recebeu cruzamento da esquerda e golpeou de cabeça para deixar tudo igual: 1 a 1. Aos 15, Dudu cobrou corner e Cazzetta acertou o travessão. 

O domínio vermelho seguiu e os donos da casa desperdiçaram algumas oportunidades, com Nicolas, Weslei Uptmoor e Dudu. Até que aos 46, após cruzamento da direita, Nicolas mergulhou para tocar de cabeça para as redes e decretar a vitória do  Inter por 2 a 1.

Destaques da base colorada integrarão o grupo principal na intertemporada em Atibaia (SP).

Neste sábado (22/6), o clube divulgou uma lista de 35 jogadores que viajaram para Atibaia (SP), onde fará a intertemporada, período de treinamentos durante a realização da Copa América no Brasil. Três jogadores vindos das categorias de base integrarão o grupo principal e serão observados pela comissão técnica. Erik e Leonardo Borges, ambos laterais-esquerdos e de 18 anos, e o zagueiro Pedro Henrique, com a mesma idade. Os três integram o elenco Sub-20 do Colorado. 

O elenco fará vinte dias de trabalhos físicos, técnicos e táticos no interior paulista e no CT Parque Gigante, em Porto Alegre, mirando os desafios do segundo semestre. O Inter tem três competições pela frente: O Campeonato Brasileiro, a Copa do Brasil e a Libertadores da América. 

As ausências são Jonatan Alvez, em fim de contrato, e Iago, vendido ao Augsburg, da Alemanha. Três jovens da base são a novidade no grupo. 
Confira abaixo a lista dos 35 relacionados:

Goleiros: Daniel, Danilo Fernandes, Keiller e Marcelo Lomba
Laterais: Bruno, Dudu, Erik, Leonardo Borges, Heitor, Uendel e Zeca
Zagueiros: Cuesta, Emerson Santos, Klaus, Pedro Henrique, Roberto e Rodrigo Moledo
Meias: D'Alessandro, Edenilson, José Aldo, José Gabriel, Nonato, Patrick, Rithely, Rodrigo Dourado, Rodrigo Lindoso e Sarrafiore
Atacantes: Guilherme Parede, Neilton, Nico López, Pedro Lucas, Rafael Sobis, Tréllez, Wellington Silva e William Pottker

laterais-esquerdos Erik e Leonardo Borges integrarão o grupo principal em Atibaia
(Foto: Rádio Galera)
Os jogadores Leonardo Borges e Erik embarcaram para Atibaia onde vão treinar junto ao elenco principal do Inter, falaram da expectativa de jogar no time de cima. "Desde pequeno é um sonho estar com a equipe profissional ainda mais em clube grande. Sem contar que é uma experiência sensacional, estou muito feliz de estar acompanhando a equipe profissional, mas vamos para e vamos dar o melhor" falou o lateral Leonardo Borges. 

O seu companheiro de posição Erik também relatou sua emoção de integrar o time principal do Inter. "É um sonho, chegar no profissional é o sonho de qualquer jogador, é uma benção. Só trabalhar para tentar me manter lá, porque como todo mundo diz muitos chegam, mas o difícil é manter e o meu objetivo é me manter no profissional". Destacou o camisa 6 do time Sub-20 colorado.

O capitão do Inter, Jhonny falou sobre a vitória sobre o São José no jogo de ida da final do Gauchão Sub-20
(Foto: Rádio Galera)
João Lucas ou simplesmente Jhonny nasceu em Denville, Nova Jersey, em 2001, mas seus pais optaram por retornar ao Brasil quando tinha ainda alguns meses de vida, para criá-lo perto da família. O jovem iniciou sua trajetória no futsal, na escolinha de Falcão e Sorato em Criciúma, Santa Catarina. Por lá, o garoto passou a atuar no campo aos 11 anos, pelo Criciúma. Um ano mais tarde, participou de um tradicional torneio de começo de ano em Três Coroas, no interior gaúcho. O destaque na competição atraiu os olhares do Inter, onde joga desde 2015.

"Muito feliz pelo resultado. No primeiro tempo fizemos abaixo do nosso nível e no segundo tempo voltamos com tudo conseguimos propor o jogo mais no segundo do que no primeiro e o resultado veio e no segundo jogo a gente vai lá buscar o resultado novamente". Declarou o meio-campista colorado.

O técnico do Inter, Fábio Matias avaliou a vitória sobre o São José (Foto: Rádio Galera)
Fábio Matias, que já treinou os times Sub-17 e Sub-20 do Inter entre 2016 e 2017, voltou ao Inter em março. Após a vitória sobre o São José, o treinador avaliou a partida. "Nos conseguimos controlar, sustentar o jogo, ter ações ofensivas mais claras. Se trabalharmos na base com um grupo de onze, a gente acaba não tendo formação. Nós trabalhamos com formação, a ideia é desenvolver esses meninos, estamos desenvolvendo eles e para isso precisamos ter um grupo qualificado. Hoje nós temos um elenco de 23 atletas com 90% de jogadores 2001". completou o comandante colorado.

O técnico do Rafael Porto comanda o São José, que não chegava à final Gauchão Sub-20 há cinco anos.
(Foto: São José/Divulgação)
O São José vai em busca de um título inédito. O máximo que o Zeca conseguiu foi três vices (2005, 2006 e 2014) todos para o Grêmio. Após a partida, o técnico Rafael Porto concedeu entrevista e avaliou o resultado e projetou o próximo jogo. "Só nos resta vencer, sem outra alternativa. É para isso que vamos trabalhar forte nesta semana. Saímos muito vivos deste primeiro jogo", destacou o técnico no final da partida em Alvorada.




Fotos: Eduardo Torres/São José
Internacional 2 x 1 São José
Ficha Técnica
Local: Morada dos Quero-Queros, em Alvorada
Arbitragem: Marcus Vinícius Gonçalves, auxiliado por Cleber Gilmar Flores e Bruno Prestes França. 4º árbitro: Luiz Hermes Júnior. Delegada: Vera Pavani.
Gols: Jhonny 5´ 2T, Nicolas 46´ 2T (I); Manu 44´ 1T (SJ)
Cartões amarelos: Dudu, Jonathan (I); Tcharles, Cadu, Samuel (SJ)

Internacional: Emerson Júnior, Carrijo (Leonardo Borges), Volnei, Cazzetta (Adriel) e Erik; Jonathan (Luiz Vinícius), Jhonny, Dudu (Lucas Ramos) e Fernando (Weslei Uptmoor); João Victor (Nicolas) e Caio. Técnico: Fábio Matias.

São José: Lorenzo; Everton, Manu, Felipe e Cadu; Samuel, Lissandro e Arthur (Thayllon); Guto (Gabriel), Tcharles e Gonzalo. Técnico: Rafael Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário